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  5. Troca do rolamento da polia dos compressores de ar condicionado automotivo

Troca do rolamento da polia dos compressores de ar condicionado automotivo


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Mario Meier Ishiguro
14 de outubro de 2013

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figura11ishiEm uma das edições anteriores, comentamos sobre a calibragem do conjunto de embreagem dos compressores. Outra operação complementar à calibragem é a troca do rolamento da polia do compressor

A maioria dos compressores automotivos utiliza rolamentos rígidos de dupla carreira de esferas. Esses rolamentos foram feitos para suportar apenas carga radial, possuem blindagem retentora (2RS ou DDU) que evitam o contágio de umidade e sujeira nas pistas de rolamento. Já existem compressores que utilizam rolamentos de apenas uma carreira de esferas.

ROLAMENTOS

A durabilidade dos rolamentos das polias dos compressores está relacionada à utilização. Em condições normais pode durar até mais do que 80 a 100 mil Km, utilizando ou não o compressor de ar condicionado, pois a polia do compressor gira junto com as demais polias do motor.

Alguns fatores que podem reduzir a durabilidade desses rolamentos:

- Montagem inadequada;

- Qualidade inferior do produto (rolamento);

- Batidas ocasionadas por montagem inadequada ou acidentes;

- Interferência mecânica demasiada no conjunto de montagem;

- Passagem de corrente elétrica (raro);

- Aquecimento causado por desalinhamento entre a polia e o platô da embreagem;

- Travamento ou mau funcionamento do compressor, que pode ocasionar atrito entre a polia e o platô da embreagem;

- Dificilmente uma tensão normal de correia, gerada por um tensor automático resultará em sobrecarga do rolamento da polia, porém se o tensor for com regulagem de tensionamento manual exagerado pode aumentar a carga radial em cima do rolamento e afetar a sua durabilidade;

- Contaminações com água, passando com o carro em ruas alagadas;

- Vazamentos de óleo do motor que escorram para o rolamento da polia do compressor;

- Micro vazamento de fluido refrigerante e óleo do virabrequim do compressor que vão afetar diretamente a vedação do rolamento, lavando a graxa das pistas de rolagem (este vazamento é muito comum), por isso se recomenda trocar o rolamento da polia todas as vezes que trocar as vedações do compressor.

ALGUMAS DICAS

Na troca das vedações do compressor (selo ou lipseal), sempre verifique se o rolamento já não apresenta ruído e desgaste, sugerindo ao cliente sua substituição. Se estiver vazando, seu alojamento fica úmido de óleo.

Em nossa oficina não se troca apenas o lipseal ou apenas o rolamento, sempre os dois juntos, pois um pode afetar a vida útil do outro.

Para retirar a polia do compressor é necessário retirar o conjunto de embreagem (platô) com ferramentas adequadas.

Aqui estamos abordando a maioria dos modelos de compressores, onde a polia é fixada ao corpo do compressor por um anel elástico de eixo (que sempre tem seu lado arredondado ou chanfrado para fora).

Algumas polias vêm com uma interferência maior entre o anel interno rolamento e a carcaça do compressor, neste caso é recomendável utilizar cuidadosamente um extrator de polias (extrator de 2 garras de 100mm). Para evitar danificar a ponta do virabrequim pode ser utilizada uma porca ou um parafuso enroscado na ponta do virabrequim ou ainda, um flange que apoia o fuso do extrator contra a carcaça do compressor, evitando uma sobrecarga em cima dos rolamentos internos do compressor (o que pode danifica-lo).

Já com a polia fora do compressor, poderá se observar a diferença de diâmetros internos da polia, o que mostra para que lado o rolamento sairá.

Geralmente na montagem original é feita uma série de “amassamentos” regulares e de baixa altura, com o objetivo de “travar” o anel externo do rolamento na polia.

O caso de troca do rolamento não é necessário refazer esses “amassamentos”, pois se corre o risco de escapar um punção e danificar o retentor do rolamento.

Na primeira troca do rolamento, com os “amassamentos” a carga utilizada em uma prensa hidráulica é de cerca de 1000Kg.

Para montar o rolamento na polia sempre faça o apoio pelo anel externo, na falta de ferramentas especificas utilize o rolamento velho.

A carga para a montagem do rolamento na polia é de cerca de 500Kg.

Além de usar um flange para empurrar o rolamento pelo anel externo, a polia também deve ser bem apoiada, caso contrário ocorrerá o empenamento da polia, acidente muito comum nas oficinas. A figura mostra uma montagem errada, onde a montagem está sendo feita prensando o anel interno, isso danifica o rolamento, pois a interferência é no anel externo.

Existem algumas prensas que já são vendidas com vários flanges para facilitar esta operação.

Se o rolamento entrar na polia sem muita interferência, evite passar adesivos, troque a polia.

Nos casos em que o rolamento estourou e as esferas se soltaram, talvez seja necessário “soldar“ um parafuso no anel externo do rolamento que ficou preso á polia.

Mas se a polia já está afetada também, nem perca tempo tentando recuperá-la, faceando e realinhando, pois ela pode vir a quebrar depois em funcionamento. Se trocar a polia troque também o platô de embreagem.

Alguns modelos de compressores podem vir a ser um grande problema na hora de desmontar e montar o acoplamento, são os compressores que não têm bobina, boa parte deles ao tentar desmontar o flange frontal o quebram e esta peça não tem original para vender.

Para recolocar a polia com o rolamento novo na carcaça do compressor, não coloque óleo, graxa, nem adesivos, a superfície deve estar limpa e seca. Em caso de interferência elevada do anel interno do rolamento com a carcaça do compressor, evite bater na polia, procure montar usando flanges empurrando o anel interno e uma prensa.

Mas como podemos saber se é o rolamento da polia do compressor que está danificado?

Levando-se em consideração o que escrevemos aqui, seguem algumas dicas:

Se ao ligar o veículo o ruído metálico (ronco) já se manifestar, suspeite do rolamento da polia do compressor, mas para ter mais certeza, ligue o ar condicionado. Ao acoplar a embreagem do compressor, as folgas axiais do conjunto de embreagem do compressor diminuem e geralmente o ruído diminui ou se altera.

Agora, se não há ruído e ao ligar o compressor o ruído começa, então suspeite da parte interna do compressor e prepare o bolso, pois para não se incomodar, troque o compressor por um NOVO original, fazendo todos os procedimentos de flush com R141b e troca do filtro secador (que pode ser todo o condensador no caso de cartucho).

Outra forma é soltar a correia e girar manualmente a polia do compressor.

Cuidado, no caso de um rolamento de polia danificado, pode ser que haja outros problemas, o rolamento danificado pode ser uma consequência e não a causa do problema.

Recomendamos não se precipitar e verificar todo o sistema, com todos os procedimentos e ferramentas adequados.

Outro problema que pode ocorrer é o desgaste do alojamento do rolamento do compressor. Algumas oficinas tentam fazer o “embuchamento” do alojamento, mas o risco de quebra do “pescoço” alojamento é muito grande, pois a parede que fica é muito fina, além disso, nem sempre se consegue um alinhamento correto da “bucha”.

Há ainda quem tente “recartilhar” o alojamento com um “punção” ou ainda colocar laminas de aço em um dos lados do alojamento para que o rolamento entre com mais interferência. Esta mesma alternativa também e utilizada em alternadores: NÂO FAÇA ISSO!

Poucos compressores ainda têm esta carcaça para trocar. A maioria dos compressores não tem esta peça para vender o que culmina na troca de todo o compressor.

Esse desgaste á vezes não ocorre “da noite para o dia” na maioria dos casos é resultado de um rolamento danificado e RUIDOSO, que o cliente ESCUTA e vai protelando a manutenção, quando finalmente para o veículo para arrumar (quando não quebra tudo na rua fica empenhado), já é tarde e o custo acaba ficando muito maior.

Por este motivo, a troca deste rolamento e vedações do compressor pode ser feita de forma preventiva.

Dicas sobre os rolamentos de polias

de compressores:

  • Não desmonte o rolamento
  • Não lave o rolamento com água ou solventes
  •  Não recoloque ou adicione graxa ao rolamento.
  •  Evite reutilizar um rolamento
  •  Não faça montagem de dois rolamentos rígidos de esfera lado a lado para substituir um rolamento original de dupla carreira de esferas, use a peça original.
  •  Existem diversas marcas e preços de rolamentos, procure utilizar as marcas NACHI e NSK que vêm na maioria das polias originais. No mercado são encontrados muitos rolamentos “mais em conta”, mas que ás vezes na montagem já amassam a pista de rolamento e ficam travando.
  •  Os rolamentos de polias de compressores têm medidas diferenciadas aos rolamentos comerciais e são encontrados principalmente em distribuidoras de material de ar condicionado automotivo.
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