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Em uma das edições anteriores, comentamos sobre a calibragem do conjunto de embreagem dos compressores. Outra operação complementar à calibragem é a troca do rolamento da polia do compressor
ROLAMENTOS
A durabilidade dos rolamentos das polias dos compressores está relacionada à utilização. Em condições normais pode durar até mais do que 80 a 100 mil Km, utilizando ou não o compressor de ar condicionado, pois a polia do compressor gira junto com as demais polias do motor.
Alguns fatores que podem reduzir a durabilidade desses rolamentos:
- Montagem inadequada;
- Qualidade inferior do produto (rolamento);
- Batidas ocasionadas por montagem inadequada ou acidentes;
- Interferência mecânica demasiada no conjunto de montagem;
- Passagem de corrente elétrica (raro);
- Aquecimento causado por desalinhamento entre a polia e o platô da embreagem;
- Travamento ou mau funcionamento do compressor, que pode ocasionar atrito entre a polia e o platô da embreagem;
- Dificilmente uma tensão normal de correia, gerada por um tensor automático resultará em sobrecarga do rolamento da polia, porém se o tensor for com regulagem de tensionamento manual exagerado pode aumentar a carga radial em cima do rolamento e afetar a sua durabilidade;
- Contaminações com água, passando com o carro em ruas alagadas;
- Vazamentos de óleo do motor que escorram para o rolamento da polia do compressor;
- Micro vazamento de fluido refrigerante e óleo do virabrequim do compressor que vão afetar diretamente a vedação do rolamento, lavando a graxa das pistas de rolagem (este vazamento é muito comum), por isso se recomenda trocar o rolamento da polia todas as vezes que trocar as vedações do compressor.
ALGUMAS DICAS
Na troca das vedações do compressor (selo ou lipseal), sempre verifique se o rolamento já não apresenta ruído e desgaste, sugerindo ao cliente sua substituição. Se estiver vazando, seu alojamento fica úmido de óleo.
Em nossa oficina não se troca apenas o lipseal ou apenas o rolamento, sempre os dois juntos, pois um pode afetar a vida útil do outro.
Para retirar a polia do compressor é necessário retirar o conjunto de embreagem (platô) com ferramentas adequadas.
Aqui estamos abordando a maioria dos modelos de compressores, onde a polia é fixada ao corpo do compressor por um anel elástico de eixo (que sempre tem seu lado arredondado ou chanfrado para fora).
Algumas polias vêm com uma interferência maior entre o anel interno rolamento e a carcaça do compressor, neste caso é recomendável utilizar cuidadosamente um extrator de polias (extrator de 2 garras de 100mm). Para evitar danificar a ponta do virabrequim pode ser utilizada uma porca ou um parafuso enroscado na ponta do virabrequim ou ainda, um flange que apoia o fuso do extrator contra a carcaça do compressor, evitando uma sobrecarga em cima dos rolamentos internos do compressor (o que pode danifica-lo).
Já com a polia fora do compressor, poderá se observar a diferença de diâmetros internos da polia, o que mostra para que lado o rolamento sairá.
Geralmente na montagem original é feita uma série de “amassamentos” regulares e de baixa altura, com o objetivo de “travar” o anel externo do rolamento na polia.
O caso de troca do rolamento não é necessário refazer esses “amassamentos”, pois se corre o risco de escapar um punção e danificar o retentor do rolamento.
Na primeira troca do rolamento, com os “amassamentos” a carga utilizada em uma prensa hidráulica é de cerca de 1000Kg.
Para montar o rolamento na polia sempre faça o apoio pelo anel externo, na falta de ferramentas especificas utilize o rolamento velho.
A carga para a montagem do rolamento na polia é de cerca de 500Kg.
Além de usar um flange para empurrar o rolamento pelo anel externo, a polia também deve ser bem apoiada, caso contrário ocorrerá o empenamento da polia, acidente muito comum nas oficinas. A figura mostra uma montagem errada, onde a montagem está sendo feita prensando o anel interno, isso danifica o rolamento, pois a interferência é no anel externo.
Existem algumas prensas que já são vendidas com vários flanges para facilitar esta operação.
Se o rolamento entrar na polia sem muita interferência, evite passar adesivos, troque a polia.
Nos casos em que o rolamento estourou e as esferas se soltaram, talvez seja necessário “soldar“ um parafuso no anel externo do rolamento que ficou preso á polia.
Mas se a polia já está afetada também, nem perca tempo tentando recuperá-la, faceando e realinhando, pois ela pode vir a quebrar depois em funcionamento. Se trocar a polia troque também o platô de embreagem.
Alguns modelos de compressores podem vir a ser um grande problema na hora de desmontar e montar o acoplamento, são os compressores que não têm bobina, boa parte deles ao tentar desmontar o flange frontal o quebram e esta peça não tem original para vender.
Para recolocar a polia com o rolamento novo na carcaça do compressor, não coloque óleo, graxa, nem adesivos, a superfície deve estar limpa e seca. Em caso de interferência elevada do anel interno do rolamento com a carcaça do compressor, evite bater na polia, procure montar usando flanges empurrando o anel interno e uma prensa.
Mas como podemos saber se é o rolamento da polia do compressor que está danificado?
Levando-se em consideração o que escrevemos aqui, seguem algumas dicas:
Se ao ligar o veículo o ruído metálico (ronco) já se manifestar, suspeite do rolamento da polia do compressor, mas para ter mais certeza, ligue o ar condicionado. Ao acoplar a embreagem do compressor, as folgas axiais do conjunto de embreagem do compressor diminuem e geralmente o ruído diminui ou se altera.
Agora, se não há ruído e ao ligar o compressor o ruído começa, então suspeite da parte interna do compressor e prepare o bolso, pois para não se incomodar, troque o compressor por um NOVO original, fazendo todos os procedimentos de flush com R141b e troca do filtro secador (que pode ser todo o condensador no caso de cartucho).
Outra forma é soltar a correia e girar manualmente a polia do compressor.
Cuidado, no caso de um rolamento de polia danificado, pode ser que haja outros problemas, o rolamento danificado pode ser uma consequência e não a causa do problema.
Recomendamos não se precipitar e verificar todo o sistema, com todos os procedimentos e ferramentas adequados.
Outro problema que pode ocorrer é o desgaste do alojamento do rolamento do compressor. Algumas oficinas tentam fazer o “embuchamento” do alojamento, mas o risco de quebra do “pescoço” alojamento é muito grande, pois a parede que fica é muito fina, além disso, nem sempre se consegue um alinhamento correto da “bucha”.
Há ainda quem tente “recartilhar” o alojamento com um “punção” ou ainda colocar laminas de aço em um dos lados do alojamento para que o rolamento entre com mais interferência. Esta mesma alternativa também e utilizada em alternadores: NÂO FAÇA ISSO!
Poucos compressores ainda têm esta carcaça para trocar. A maioria dos compressores não tem esta peça para vender o que culmina na troca de todo o compressor.
Esse desgaste á vezes não ocorre “da noite para o dia” na maioria dos casos é resultado de um rolamento danificado e RUIDOSO, que o cliente ESCUTA e vai protelando a manutenção, quando finalmente para o veículo para arrumar (quando não quebra tudo na rua fica empenhado), já é tarde e o custo acaba ficando muito maior.
Por este motivo, a troca deste rolamento e vedações do compressor pode ser feita de forma preventiva.
Dicas sobre os rolamentos de polias
de compressores: