Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Quando o pedal de freio é acionado, os pistões da câmara interna do cilindro mestre pressionam o fluido de freios que se distribui por todo o sistema hidráulico e chega até as lonas e pastilhas de freio nas rodas realizando a frenagem do veículo.
Como saber se o seu cilindro mestre está com defeito:
Se o cilindro mestre do seu carro estiver com defeito, há vários sinais de alerta aos quais você deve ficar atento.
O nível do fluido de freio está baixo:o cilindro mestre do carro é responsável por fornecer pressão hidráulica aos freios. Se houver vazamento do fluido, essa pressão será reduzida e os freios podem não funcionar tão bem quanto deveriam. Você notará que o nível do fluido no reservatório está baixo ou vazio, e que completar o fluido não é uma solução a longo prazo.
O pedal do freio afunda ou parece esponjoso: Um pedal de freio esponjoso ou mole pode ser causado por um vazamento no sistema e pode causar falhas nos freios. Quando o pedal do freio afunda, isso geralmente significa que o fluido está sendo expelido do sistema com pressão, e quando o pedal parece esponjoso, indica a presença de ar nas tubulações. De qualquer forma, isso pode alterar o desempenho dos freios do seu carro.
Contaminantes no fluido de freio: Outro sinal de alerta é se o fluido de freio parecer sujo ou contaminado. Ele deve ter uma cor clara ou transparente, mas escurece quando contém contaminantes. Estes podem ser provenientes do cilindro mestre, que permite a entrada de umidade no sistema ou mais provavelmente, de lascas de metal provenientes de uma falha interna do cilindro mestre.
Ruído de rangido ao acionar os freios: Se o seu carro estiver fazendo um rangido ao acionar os freios, isso também pode indicar que o cilindro mestre está com defeito. O ruído em si é causado pelo desgaste do material do freio, não pelo cilindro mestre em si. É possível que haja mais pressão do que o normal nos freios dianteiros ou traseiros, desgastando-os prematuramente e causando o rangido.
O carro puxa para um lado quando os freios são acionados: Quando o carro puxa para um lado quando os freios são acionados, também pode ser o cilindro mestre. Em uma situação como essa, os freios do carro não estão recebendo pressão uniforme em ambos os lados, e os freios agarram e puxam o carro para um lado ou para o outro.
Como lidar com um cilindro mestre ruim:
A melhor maneira de lidar com um cilindro mestre defeituoso é substituí-lo o mais rápido possível. Um cilindro mestre defeituoso pode causar falhas nos freios, o que pode ser extremamente perigoso. Se você estiver com problemas nos freios, leve seu carro imediatamente a um mecânico para uma verificação.