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Este componente é o responsável por medir a carga do motor em função da vazão da massa de ar que está sendo consumida pelo motor.
O sistema consiste em um tubo cujo interior possui um desvio (by-pass), onde existe uma película de filme (ou 2 fios aquecidos, dependendo da aplicação) com 2 filamentos elétricos. Um filamento é aquecido (elemento sensor), o outro filamento é o sensor de temperatura de ar e encontra-se à temperatura ambiente.
O fio aquecido é mantido a uma temperatura acima da temperatura ambiente (de 100º a 200º C, dependendo do projeto do fabricante). Se o ambiente estiver a 30º C, o fio aquecido estará a 230º C.
A massa de ar deslocada provoca o resfriamento do FIO QUENTE do sensor, provocando uma variação de sua temperatura. Para manter a temperatura dentro do valor padrão (± 200º C acima da temperatura ambiente), deve-se elevar a corrente elétrica do sensor (Maior fluxo de corrente elétrica no fio aquecido).
A UCE, através da tensão de trabalho do circuito do fio aquecido, consegue determinar a massa de ar que passa pelo sensor.
• Quanto MAIOR a massa de ar, MAIOR será a FREQUÊNCIA de trabalho do circuito.
Este sinal será convertido em frequência elétrica e enviado para a UCE. Portanto, a massa de ar admitida pelo motor é estimada em função do calor perdido pelo fio quente do sensor.
Este cálculo de massa de ar é feito para se definir a carga do motor e influência no:
- Avanço de ignição;
- Tempo de injeção;
- Controle de marcha lenta.
Um conector faz a ligação do sensor até a UCE:
- Linha de alimentação de tensão (12 volts);
- Linha de massa;
- Linha de sinal do sensor (frequência proporcional à massa de ar do motor).
Baseada nesta informação, a UCE, para cada ponto de tensão do sensor MAF, determina um tempo de injeção e ponto de ignição corrigido.
O sensor de massa de ar é de grande confiabilidade e precisão, porque mede diretamente a massa do ar admitido e não possui mecanismos (palhetas, cames etc.) que obstruem o fluxo do ar, diminuindo a capacidade de admissão do motor.
Reconstrução do sinal: Em caso de avaria do sensor MAF, a UCE assume um valor em função da rotação do motor e posição de borboleta. Em consequência, poderá sofrer alterações na rotação de marcha lenta e retomada de rotação em carga.
Então, a frequencia do sensor de massa deve:
- Em marcha lenta e motor aquecido, estar entre 2.200 e 2.600 Hz;
- À plena carga, estar acima de 4.000 Hz.
Modelos com sensor de massa de ar digital
Sensores de ALTA FREQUÊNCIA | |||
GM Blazer/S10 4.3 litros V6 e Omega 3.8 litros V6 | |||
Pino do conector | Função | RPM | Sinal do MAF (Hz) |
F | Pulso de MASSA | 700 | De 2.300 a 2.500 |
2.500 | De 3.800 a 4.200 | ||
3.500 | De 4.800 a 5.200 | ||
+ | Alimentação do sensor | 12 Volts de alimentação do sensor | |
- | Massa do sensor | <0,20 Volts |
Sensores de BAIXA FREQUÊNCIA | ||||
MITSUBISHI Colt, Diamond, Eclipse, Galant, Lancer, Mirage, Summit, Stealth, Space Wagon e GT3000 | ||||
Pino do sensor | Cor do fio | Função | Volts | |
1 | Verde | Alimentação do sensor MAP | 5,00 Volts | |
2 | Amarelo | Sinal do sensor MAP (pressão) | 4,80 Volts | |
3 | Branco e vermelho | Onda quadrada de 5,00 Volts | 900 rpm | De 33 a 37 Hz |
1.500 rpm | De 43 a 47 Hz | |||
2.000 rpm | De 58 a 62 Hz | |||
3.000 rpm | De 88 a 92 Hz | |||
4 | Vermelho e amarelo | Alimentação do sensor MAF | 12,00 Volts | |
5 | Preto | Linha de massa dos sensores | <0,30 Volts | |
6 | Vermelho e azul | Sinal do sensor de temperatura de ar | 2,50 Volts | |
7 | Azul | Livre | 8,00 Volts |
Ligação do sensor até a UCE do motor
Sensor MAF | UCE | Função |
A | V28 | Linha de sinal do sensor |
B | P13 | Linha de massa |
C | B17 | 12,00 volts |
Falhas comuns do sensor MAF:
- Consumo excessivo;
- Motor falha durante a retomada, como se fosse defeito na ignição;
- Motor falha acima de 2.000 RPM;
- Motor com perda de desempenho;
- Motor custa a pegar;
- Marcha lenta elevada;
- Marcha lenta instável.
Verifique sempre se o by-pass que aloja os dois fios (fio quente e fio a temperatura ambiente) possui alguma sujeira (óleo, carbonização, poeira, etc.) que esteja obstruindo o fluxo de ar através dos fios sensores. Quando isso acontece o veículo apresenta problemas na marcha-lenta, consumo excessivo e falhas generalizadas.
Quando aparece um código de falha do sensor MAF, e descubra se realmente a falha é nele e proceda da seguinte forma:
• Desligue o conector do sensor MAF;
• Ligue o motor (a UCE irá ativar a estratégia de substituição do sinal, a partir do sinal de rotação do motor e sinal de posição de borboleta);
• Se a falha for amenizada ou sumir, troque o sensor de massa de ar.
Testes no sensor de massa de ar
Antes de efetuar os testes no sensor MAF, observe se não há falsas entradas de ar no coletor de admissão ou mangueiras rasgadas.
Os testes compreendem a medição das 3 linhas de trabalho do sensor, que são:
- Linha de SINAL do sensor;
- Linha de TENSÃO do sensor;
- Linha de MASSA do sensor;
Execute cada etapa de teste para a certificação do correto trabalho do sensor MAF.
O circuito que NÃO passar no teste é o que apresenta defeito e poderá gravar os códigos de falhas na memória da UCE.
Falhas comuns do sensor MAF:
• Consumo excessivo;
• Motor falha durante a retomada, como se fosse defeito na ignição;
• Motor falha acima de 2.000 rpm;
• Motor com perda de desempenho;
• Motor custa a pegar;
• Marcha lenta elevada;
• Marcha lenta instável.
Verifique sempre se o by-pass que aloja os dois fios (fio quente e fio a temperatura ambiente) possui alguma sujeira (óleo, carbonização, poeira, etc.) que esteja obstruindo o fluxo de ar através dos fios sensores.
Quando isso acontece o veículo apresenta problemas na marcha-lenta, consumo excessivo e falhas generalizadas.
Quando aparecer um código de falha do sensor MAF, e descubra se realmente a falha é nele e proceda da seguinte forma:
• Desligue o conector do sensor MAF;
• Ligue o motor (a UCE irá ativar a estratégia de substituição do sinal, a partir do sinal de rotação do motor e sinal de posição de borboleta);
• Se a falha for amenizada ou sumir, troque o sensor de massa de ar.
Para efetuar a limpeza do sensor de massa de ar:
• Não use produtos a base de solvente;
• Não esfregue ou use objetos no sensor;
• Caso seja necessário efetuar uma limpeza na lâmina do sensor, devido a algum tipo de sujeira, o correto é limpar com ÁGUA FERVENTE;
• Para isso, desligue o sensor, removendo ele da mangueira e despeje ÁGUA QUENTE nele.
Não há problemas em executar este procedimento, pois o sensor é blindado.
A água quente remove todo tipo de sujeira e elimina os resíduos.
Teste do SINAL do sensor MAF na UCE - 1 |
|
(função FREQUÊNCIA ELÉTRICA do multímetro) | |
Etapa do teste | Hz |
Ligue a chave de ignição; | De 2.200 a 2.600 Hz* |
Dê a partida no motor e mantenha-o em marcha lenta; | |
Meça entre o pino V28 da UCE e a massa. | |
* Depende da temperatura do motor. | |
SIM - Execute o próximo passo para a conclusão do teste. | |
Se neste teste, o sinal do sensor no pino V28 responde dentro dos valores corretos, e mesmo assim a UCE acusa falha neste circuito, é provavel que a falha seja interna na UCE. |