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Coreana, é parte da família tecnologicamente avançada de transmissões automáticas de seis velocidades e, no Brasil, é usada nos modelos Sonic, Onix e Captiva 4 cilindros.
A transmissão GM Hydramatic 6T30, também conhecida como MH9, é de seis velocidades e faz parte do câmbio automatizado utilizado a partir de 2008 pela GM mundial. Passou a ser montada transversalmente nos veículos Sonic, Onix e Captiva 4 cilindros a partir de 2012 na GM brasileira e tem conceito inovador em relação à distribuição de torque. Pertencem à mesma família de transmissões as unidades 6T40, 6T45, 6T50 e 6T70, utilizadas em outros veículos da GM, com o mesmo conceito de projeto. Além disso, a transmissão 6T30 conta com um módulo eletrônico sofisticado, integrado à rede CAN, que facilita a comunicação entre os diferentes sistemas do veículo, melhorando a eficiência e a resposta dinâmica. Utilizada nos motores 1.8 litros; Torque máximo de entrada: 175 Nm; Fabricação: GM Coreia; Seis velocidades à frente e uma à ré; Peso: 71,5 Kg, abastecida; Fluido recomendado: DEXRON VI© SINTÉTICO; Relação de marchas. Operação de mudanças avançada embreagem a embreagem; Calibrada para mudanças rápidas e velocidades de cruzeiro com máxima economia; Desenho compacto; Controles adaptativos de mudanças; Conversor de torque de forma hiper elíptico para economia de espaço; Torque máximo admissível de 175 Nm no eixo de entrada. As transmissões de seis velocidades da GM são uma iniciativa da fábrica para oferecer veículos com excelente economia de combustível, e o câmbio automatizado 6T30 cumpre essa promessa. Projetada para aplicações compactas em veículos com tração dianteira, é utilizada exclusivamente nos GM de nova geração. A transmissão 6T30 reduz a complexidade, tamanho e peso, incluindo operação embreagem a embreagem, que permite que seis velocidades caibam no mesmo espaço das antigas quatro marchas. Ela possui uma relação final total de aproximadamente 6,00:1, o que contribui para um excelente equilíbrio de desempenho e economia de combustível. Além disso, conta com um sistema de electronic power control, que otimiza a entrega de potência e melhora a resposta da transmissão, tornando a condução mais eficiente e suave. Devido a essa relação final, a primeira marcha possui uma relação muito alta, o que fornece aceleração rápida de saída a partir da imobilidade. A sexta marcha, contudo, é uma sobremarcha, que mantém as rotações do motor mais baixas para utilização em estradas, reduzindo as perdas por atrito do motor e otimizando a economia de combustível.Ficha Técnica transmissão 6T30
Pontos Destacados
Visão Geral da transmissão 6T30
Projeto Mesmo Eixo
Ao invés de um desdobramento interno de forças normais em uma transmissão transversal, que era uma tendência dominante da GM nas transmissões mais antigas, a transmissão 6T30 mantém todas as engrenagens e componentes internos alinhados à mesma linha de centro do motor. Esse design facilita diagnósticos mais precisos utilizando scanner automotivo, reduzindo a necessidade de desmontagem complexa para identificar falhas mecânicas. A operação embreagem a embreagem se dá com três conjuntos de engrenagens planetárias, três freios multidiscos e duas embreagens multidiscos, economizando espaço em comparação a projetos mais antigos. Além disso, utiliza uma embreagem unidirecional, que melhora o conforto das mudanças e protege os componentes internos contra choques causados por trocas de marcha bruscas. As mudanças de marcha, da segunda à sexta, são obtidas com uma ação precisa embreagem a embreagem, onde uma embreagem é aplicada em uma engrenagem exatamente no mesmo tempo em que outra é liberada. A mudança de primeira para segunda, contudo, ocorre por meio de roda livre, garantindo suavidade em baixas velocidades. Os controles de mudanças adaptativos incluem frenagem gradual automática, que ajusta a transmissão para manter uma marcha mais baixa caso o veículo esteja desacelerando ou mantendo velocidade em descida. Essa funcionalidade evita acelerações indesejadas, reduzindo o desgaste dos freios. O módulo de controle da transmissão (TCM) recebe informações que monitoram a utilização do pedal de freio, aceleração do veículo e posição do acelerador, mesmo quando um reboque está atrelado ao veículo. O uso de um osciloscópio pode ser útil para verificar sinais elétricos desse módulo e garantir que as trocas de marcha ocorram dentro dos padrões ideais. O conversor de torque utilizado na 6T30 conta com uma embreagem de lockup de pistão simples e possui seção transversal hiperelíptica. Esse design reduz a espessura do conversor de torque, otimizando o espaço dentro do conjunto motor/transmissão. Além disso, a tecnologia ECCC (Electronic Controlled Capacity Clutch) – Embreagem de Capacidade Controlada Eletronicamente – reduz as vibrações do motor e melhora a suavidade da operação. Uma bomba compacta de mesmo eixo do motor, de vazão constante por engrenagens, fornece pressão hidráulica para as mudanças e lubrificação. A bomba utiliza duas engrenagens com um crescente entre elas, para diminuir perdas e possibilitar mais eficiência hidráulica. O tubo de sucção interno da bomba, provido de um pistão por jato de óleo, aumenta a velocidade de sucção, o que ajuda a diminuir ruído e vibrações. Para diagnosticar possíveis falhas no desempenho da bomba, um scanner automotivo pode ser utilizado para monitorar a pressão do fluido e eventuais códigos de erro no sistema. Para minimizar o ruído das engrenagens, bem como vibrações, elas são lapidadas com tolerâncias menores e dimensões precisas. Com tais tolerâncias, são propensas a gerar menos ruídos, fazendo com que a transmissão trabalhe silenciosamente. Ajustes no torque de aperto durante a montagem são essenciais para evitar desalinhamentos ou desgastes prematuros das engrenagens. O eixo de entrada não possui cavidades para alojamento dos anéis de vedação, o que aumenta sua resistência e diminui custos. Esse design simplificado contribui para uma operação mais eficiente dentro do câmbio automatizado, reduzindo perdas por atrito e melhorando a durabilidade da transmissão. A transmissão 6T30 é abastecida com DEXRON VI© SINTÉTICO, que, segundo a fabricante, não requer troca em condições normais de uso. Entretanto, aconselhamos a substituição do fluido a cada 50.000 quilômetros para garantir um funcionamento ideal e prevenir desgastes prematuros. O módulo de controle eletrônico (TCM) de 32 bits monitora constantemente o desempenho da transmissão e compensa o desgaste dos componentes internos, como os discos de embreagem. Dessa forma, o desempenho da transmissão se mantém consistente ao longo de sua vida útil. O TCM é instalado dentro da transmissão, garantindo maior estabilidade térmica em comparação a módulos montados externamente. O módulo é do tipo miniatura, o que ajuda a minimizar o tamanho total da transmissão. O módulo e a transmissão são montados juntos, portanto nenhuma conexão adicional é necessária durante a montagem do veículo.Controles de Mudanças Adaptativos
Conversor de Torque Hiperelíptico Economiza Espaço
Bomba de fluido por engrenagens
Engrenagens com menores tolerâncias
Bucha única do eixo de entrada
Manutenção transmissão 6T30