Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Confira o funcionamento da válvula de controle de alta pressão de combustível da bomba CP1

Confira o funcionamento da válvula de controle de alta pressão de combustível da bomba CP1


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Flávio Xavier
14 de outubro de 2013

flavio01flavio02flavio3flavio4flavio5flavio6flavio7flavio8flavio9flavio10flavio11

flavio12flavio13flavio14flavio15flavio16

Neste mês, acompanhe o funcionamento desta bomba produzida pela Bosch e, sabendo de seus detalhes, fica muito mais fácil realizarmos qualquer tipo de diagnóstico

Sabemos das dificuldades que a grande maioria dos reparadores têm em conseguir as informações técnicas adequadas para a realização de reparos nas oficinas. Pensando nisso, colaboro este mês com este item de grande dúvida na comunidade.

Válvula de controle de alta pressão de combustível da bomba BOSCH CP1 (válvula DRV)

Este atuador DRV (Diesel Regulator Valve) está instalado na linha de alta pressão do sistema Common Rail da bomba BOSCH CP1, onde sua função é controlar a pressão de injeção de combustível em todas as faixas de rotação e carga do motor.

A UCE mede a pressão de injeção do combustível através do sensor de pressão do rail:

• Quando a pressão está abaixo de um valor calculado pela UCE, é enviado um sinal elétrico ao atuador, que controla a pressão de combustível.

Fases de funcionamento do atuador de pressão.

• O atuador possui um pino de vedação que abre ou fecha uma passagem de retorno, acoplado a uma placa para ação magnética de um solenoide elétrico, controlado pela UCE do motor;

• Uma mola de reação do atuador de pressão age no sentido de fechar a válvula de retorno. Ela está calibrada para manter uma pressão de 100 bar dentro do rail;

• Para criar um INCREMENTO na pressão, a UCE AUMENTA o PWM para o solenoide do atuador;

• Isto faz com que o campo eletromagnético criado pelo solenoide, aumente a ação de fechamento da válvula. Por consequência, a vazão de retorno AUMENTA;

• Para criar um DECREMENTO na pressão, a UCE DIMINUI o PWM para o solenoide do atuador;

• Isto faz com que o campo eletromagnético criado pelo solenoide, diminua a ação de fechamento da válvula. Por consequência, a vazão de retorno DIMINUI;

O sensor de pressão sempre está emitindo o valor da pressão dentro do rail. A UCE em base deste sinal vai modulando o pulso de comando até chegar na pressão desejada de trabalho.

Não colocar a mão sobre a ponta da válvula, onde existem uma série de furos (5 microns de diâmetro), onde pode ocorrer o entupimento destes furos.

Dados do solenoide do atuador de pressão do sistema.

Marca/modelo

Resistência elétrica (OHMS)

PWM em marcha lenta (motor FRIO)

PWM em marcha lenta (motor QUENTE)

FIAT Ducato 2.8 JTD

De 2,00 a 3,00

De 16% a 18%

MBB Sprinter 311, 313 e 413

De 2,25 a 2,75

Nissan Frontier

De 2,10 a 2,80

Sangria do ar das tubulações e da bomba de alta pressão.

Advertência: Nunca solte as conexões no circuito de alta pressão do veículo com o motor em funcionamento (saída da bomba de alta pressão, tubo Rail ou injetores), pois a pressão no sistema pode chegar a mais de 1.400 bar e pode causar acidentes graves.

Esta etapa de trabalho é indicada como uma ferramenta de diagnóstico de falhas apenas para técnicos treinados e experientes. Os diagnósticos de falhas inadequados podem resultar em sérios acidentes pessoais, morte ou danos ao equipamento e instalações.

Para que a correta operação de sangria seja realizada é necessário seguir as seguintes recomendações:

• Com a chave de ignição desligada, DESLIGUE o conector do atuador de controle de pressão;

• Isto desabilita o controle de pressão, e será mantido 100 bar no rail, que é força da mola;

• Afrouxe 1 volta as conexões de alta pressão NOS INJETORES, e coloque um pano na volta das conexões;

• Dê a partida no motor por um intervalo de 10 segundos;

• Execute um repouso de 30 segundos. Execute a partida mais 2 vezes;

• Remova o pano da volta das conexões;

• Reaperte as conexões de alta pressão dos injetores com o torque indicado;

• RELIGUE o conector do atuador de controle de pressão;

• Dê a partida no motor e mantenha em marcha lenta;

• Verifique se não há vazamentos nas conexões dos injetores;

Com o scanner, apague da memória da UCE os códigos de falhas gravados.

Uma dica para evitar que seja a UCE detecte a falta do atuador de pressão e seja gerado algum código de falha, é colocar um resistor de 2,0 ohms no conector do atuador. A UCE ao monitorar a corrente elétrica, vai achar que o atuador se encontra no local, mas é o resistor que está enganando a UCE.

CHEVROLET

Modelo

Sistema

Tubo Rail

Tracker 2.0 Diesel

DW10A-TED (Bosch EDC-16C2)

0.445.214.010

DW10A-TED (SIEMENS)

CITROËN

Modelo

Sistema

Tubo Rail

Jumper 2.8 HDI

8140-43s (BOSCH EDC 15C7)

0.445.224.009

FIAT

Modelo

Sistema

Tubo Rail

Ducato Cargo 2.8 JTD;

8140-43s (BOSCH EDC 15C7)

0.445.224.009

Ducato Combinato 2.8 JTD;

Ducato Maxi Cargo 2.8 JTD;

Ducato Minibus 2.8 JTD;

Ducato Multi T.A. 2.8 JTD;

Ducato Multi T.B. 2.8 JTD.

IVECO

Modelo

Sistema

Tubo Rail

CityClass

8140-43s motor 2.8

(Bosch EDC 16-F1C)

0.445.020.002

Daily 50C13

Daily Chassi 35.13 / 40.13 / 50.13 / 70.13

Daily MaxiVan 40.13 / 50.13

Daily 35S14 / 45S14

FPT F1C motor 3.0

(Bosch EDC MS6.3)

0.445.214.107

Daily 55C16 / 70C16

Daily Furgao 38.13 / 40.13 / 50.13

MERCEDES-BENZ

Modelo

Sistema

Tubo Rail

Válvula DRV

Sprinter 311 / 313 / 413 CDI (OM 611 LA)

Bosch CR2.35

0.445.214.063

0.281.002.698

715 C (Accelo)

Bosch CR2

0.445.215.020

PEUGEOT

Modelo

Sistema

Tubo Rail

Boxer 2.8 HDI

8140-43s (Bosch EDC 15C7)

0.445.020.002

SUZUKI

Modelo

Sistema

Tubo Rail

Grand Vitara 2.0 Tdi Diesel Turbo

DW10A-TED (Bosch EDC-16C2)

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Descubra como o calor perdido pode se transformar em potência extra nos motores a combustão
Técnicas
Técnicas
Diferenças e a importância das baterias no sistema start/stop
Técnicas
Técnicas
Quando fazer a limpeza do bico injetor do seu carro?