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Este atuador DRV (Diesel Regulator Valve) está instalado na linha de alta pressão do sistema Common Rail da bomba BOSCH CP1, onde sua função é controlar a pressão de injeção de combustível em todas as faixas de rotação e carga do motor.
A UCE mede a pressão de injeção do combustível através do sensor de pressão do rail:
• Quando a pressão está abaixo de um valor calculado pela UCE, é enviado um sinal elétrico ao atuador, que controla a pressão de combustível.
Fases de funcionamento do atuador de pressão.
• O atuador possui um pino de vedação que abre ou fecha uma passagem de retorno, acoplado a uma placa para ação magnética de um solenoide elétrico, controlado pela UCE do motor;
• Uma mola de reação do atuador de pressão age no sentido de fechar a válvula de retorno. Ela está calibrada para manter uma pressão de 100 bar dentro do rail;
• Para criar um INCREMENTO na pressão, a UCE AUMENTA o PWM para o solenoide do atuador;
• Isto faz com que o campo eletromagnético criado pelo solenoide, aumente a ação de fechamento da válvula. Por consequência, a vazão de retorno AUMENTA;
• Para criar um DECREMENTO na pressão, a UCE DIMINUI o PWM para o solenoide do atuador;
• Isto faz com que o campo eletromagnético criado pelo solenoide, diminua a ação de fechamento da válvula. Por consequência, a vazão de retorno DIMINUI;
O sensor de pressão sempre está emitindo o valor da pressão dentro do rail. A UCE em base deste sinal vai modulando o pulso de comando até chegar na pressão desejada de trabalho.
Não colocar a mão sobre a ponta da válvula, onde existem uma série de furos (5 microns de diâmetro), onde pode ocorrer o entupimento destes furos.
Dados do solenoide do atuador de pressão do sistema. |
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Marca/modelo |
Resistência elétrica (OHMS) |
PWM em marcha lenta (motor FRIO) |
PWM em marcha lenta (motor QUENTE) |
FIAT Ducato 2.8 JTD |
De 2,00 a 3,00 |
De 16% a 18% |
|
MBB Sprinter 311, 313 e 413 |
De 2,25 a 2,75 |
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Nissan Frontier |
De 2,10 a 2,80 |
Sangria do ar das tubulações e da bomba de alta pressão. |
Advertência: Nunca solte as conexões no circuito de alta pressão do veículo com o motor em funcionamento (saída da bomba de alta pressão, tubo Rail ou injetores), pois a pressão no sistema pode chegar a mais de 1.400 bar e pode causar acidentes graves. Esta etapa de trabalho é indicada como uma ferramenta de diagnóstico de falhas apenas para técnicos treinados e experientes. Os diagnósticos de falhas inadequados podem resultar em sérios acidentes pessoais, morte ou danos ao equipamento e instalações. |
Para que a correta operação de sangria seja realizada é necessário seguir as seguintes recomendações:
• Com a chave de ignição desligada, DESLIGUE o conector do atuador de controle de pressão;
• Isto desabilita o controle de pressão, e será mantido 100 bar no rail, que é força da mola;
• Afrouxe 1 volta as conexões de alta pressão NOS INJETORES, e coloque um pano na volta das conexões;
• Dê a partida no motor por um intervalo de 10 segundos;
• Execute um repouso de 30 segundos. Execute a partida mais 2 vezes;
• Remova o pano da volta das conexões;
• Reaperte as conexões de alta pressão dos injetores com o torque indicado;
• RELIGUE o conector do atuador de controle de pressão;
• Dê a partida no motor e mantenha em marcha lenta;
• Verifique se não há vazamentos nas conexões dos injetores;
Com o scanner, apague da memória da UCE os códigos de falhas gravados.
Uma dica para evitar que seja a UCE detecte a falta do atuador de pressão e seja gerado algum código de falha, é colocar um resistor de 2,0 ohms no conector do atuador. A UCE ao monitorar a corrente elétrica, vai achar que o atuador se encontra no local, mas é o resistor que está enganando a UCE.
CHEVROLET |
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Modelo |
Sistema |
Tubo Rail |
|
Tracker 2.0 Diesel |
DW10A-TED (Bosch EDC-16C2) |
0.445.214.010 |
|
DW10A-TED (SIEMENS) |
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CITROËN |
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Modelo |
Sistema |
Tubo Rail |
|
Jumper 2.8 HDI |
8140-43s (BOSCH EDC 15C7) |
0.445.224.009 |
|
FIAT |
|||
Modelo |
Sistema |
Tubo Rail |
|
Ducato Cargo 2.8 JTD; |
8140-43s (BOSCH EDC 15C7) |
0.445.224.009 |
|
Ducato Combinato 2.8 JTD; |
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Ducato Maxi Cargo 2.8 JTD; |
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Ducato Minibus 2.8 JTD; |
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Ducato Multi T.A. 2.8 JTD; |
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Ducato Multi T.B. 2.8 JTD. |
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IVECO |
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Modelo |
Sistema |
Tubo Rail |
|
CityClass |
8140-43s motor 2.8 (Bosch EDC 16-F1C) |
0.445.020.002 |
|
Daily 50C13 |
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Daily Chassi 35.13 / 40.13 / 50.13 / 70.13 |
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Daily MaxiVan 40.13 / 50.13 |
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Daily 35S14 / 45S14 |
FPT F1C motor 3.0 (Bosch EDC MS6.3) |
0.445.214.107 |
|
Daily 55C16 / 70C16 |
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Daily Furgao 38.13 / 40.13 / 50.13 |
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MERCEDES-BENZ |
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Modelo |
Sistema |
Tubo Rail |
Válvula DRV |
Sprinter 311 / 313 / 413 CDI (OM 611 LA) |
Bosch CR2.35 |
0.445.214.063 |
0.281.002.698 |
715 C (Accelo) |
Bosch CR2 |
0.445.215.020 |
|
PEUGEOT |
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Modelo |
Sistema |
Tubo Rail |
|
Boxer 2.8 HDI |
8140-43s (Bosch EDC 15C7) |
0.445.020.002 |
|
SUZUKI |
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Modelo |
Sistema |
Tubo Rail |
|
Grand Vitara 2.0 Tdi Diesel Turbo |
DW10A-TED (Bosch EDC-16C2) |