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  5. Apresentação do módulo Magneti Marelli 4BV aplicado em veículos Volkswagen

Apresentação do módulo Magneti Marelli 4BV aplicado em veículos Volkswagen


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Andre Luis Bernardo e Albino Buzolin Filho
14 de dezembro de 2010

 

 

 

Apresentaremos dicas de defeitos e também vamos abordar as várias evoluções

de calibrações que a Volkswagen realizou neste sistema. Isso com certeza auxilia muito o reparador na hora de diagnosticar diversos defeitos, tais como: estouro no corpo de borboleta, falha de aceleração, melhora na partida a frio em carros flex, entre outros detalhes.


Às vezes, só reconhecemos que houve esta nova calibração, mas não sabemos o motivo pela qual foram feitas estas correções. Muitas delas são realizadas conforme os problemas ocorrem em campo. Uma grande dificuldade é que em nosso país temos uma variedade muito grande de temperatura, pressão atmosférica e umidade do ar.


Abaixo citamos algumas melhorias neste sistema 4BV. Começaremos a falar sobre o Fox 1.0l 8v Flex e 1.0l 16v Flex que apresentou várias melhorias de calibração. No 1.0l 8v flex tivemos a primeira calibração identificada como 4BV.BT T113, que depois evoluiu para T114, T115, T116.


Na linha 1.0l 16v temos o sistema 4BV.ER, que também evoluiu para 1703 e, posteriormente para 1704. Na Kombi tivemos evolução de calibração de 4BV.KR, com calibração 3202 para 3203.


Agradeço ao amigo e parceiro Marcos Sarpa, da Dicatec Manuais Automotivos por nos ajudar em mais esta matéria.

 

Dicas e defeitos
1. Marcha lenta oscilando, alto consumo, motor grilando
Percebe-se baixo rendimento e alto consumo, além de não apresentar código de falha no scanner. Percebemos em uma análise alguns parâmetros um pouco fora dos padrões, tais como carga do motor, avanço da ignição, tempo de injeção alterado.
A dica é verificar nestes casos se o câmbio do veículo foi removido, e checar também o estado e o sincronismo da roda fônica.

2. Falha de ignição

Outro defeito bastante comum neste veículo é a falha de ignição em dois cilindros, parando também dois bicos injetores. Neste caso, é aconselhável medir os pulsos na entrada da bobina. Se houver somente um pulso, o módulo está com problema, sendo necessário repará-lo e, também, substituir a bobina de ignição. Sempre dê preferência pela bobina original neste veículo.

3. Sensor de fase

Tomar bastante cuidado também quando gerar erro de sensor de fase no scanner que poderá ser proveniente do sensor de rotação.


 

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