Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Qual a diferença entre Turbocompressor (turbocharger) e Supercompressor (supercharger)?

Qual a diferença entre Turbocompressor (turbocharger) e Supercompressor (supercharger)?


Explorando as Diferenças entre Turbocompressor e Supercompressor: Eficiência, Funcionamento e Impacto no Desempenho do Motor a Combustão

Marcio Cattani
08 de julho de 2024


Vamos conhecer a diferença entre esses dois elementos, dentre tantos meios de aumentar a eficiência dos motores a combustão. Para o motor adquirir potência, necessita de eficiência volumétrica e rotação, somadas ao ar e combustível.

Os Turbocompressores fornecem mais potência pelo fluxo de ar gerado pelos gases de escape. Os gases fazem girar o rotor da turbina, cujo movimento é transmitido do eixo ao compressor responsável pela compressão do ar atmosférico enviado ao motor.


public/img/noticias/Imagem12.jpg-7728


Por sua vez, o Supercharger diferente do turbo é acionado por ligação mecânica por meio de uma correia acionada pelo virabrequim e ao contrário do turbo, ele permanece ativo gerando aumento de consumo.

Na prática, supercharger é muito semelhante com o turbo em termos de desempenho. Pois, é um sistema que funciona comprimindo o ar na câmara de combustão, aumentando assim o conteúdo de oxigênio, de modo que a combustão é mais intensa, produzindo mais energia.


public/img/noticias/Imagem 14.jpg-f92c


O supercompressor foi desenvolvido por Philander Roots e Francis Marion Roots em 1860, em Indiana Estados Unidos e já chegou a ser aplicado na indústria, sendo utilizado em alto forno, como deslocador ou soprador de ar, blower (supercharger) também como é conhecido, traduzindo para o portugues significa soprador.O alto forno solicitava grandes volumes de ar para um bom funcionamento.  

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Descubra como o calor perdido pode se transformar em potência extra nos motores a combustão
Técnicas
Técnicas
Diferenças e a importância das baterias no sistema start/stop
Técnicas
Técnicas
Quando fazer a limpeza do bico injetor do seu carro?