Vamos conhecer a diferença entre esses dois elementos, dentre tantos meios de aumentar a eficiência dos motores a combustão. Para o motor adquirir potência, necessita de eficiência volumétrica e rotação, somadas ao ar e combustível.
Os Turbocompressores fornecem mais potência pelo fluxo de ar gerado pelos gases de escape. Os gases fazem girar o rotor da turbina, cujo movimento é transmitido do eixo ao compressor responsável pela compressão do ar atmosférico enviado ao motor.
Por sua vez, o Supercharger diferente do turbo é acionado por ligação mecânica por meio de uma correia acionada pelo virabrequim e ao contrário do turbo, ele permanece ativo gerando aumento de consumo.
Na prática, supercharger é muito semelhante com o turbo em termos de desempenho. Pois, é um sistema que funciona comprimindo o ar na câmara de combustão, aumentando assim o conteúdo de oxigênio, de modo que a combustão é mais intensa, produzindo mais energia.
O supercompressor foi desenvolvido por Philander Roots e Francis Marion Roots em 1860, em Indiana Estados Unidos e já chegou a ser aplicado na indústria, sendo utilizado em alto forno, como deslocador ou soprador de ar, blower (supercharger) também como é conhecido, traduzindo para o portugues significa soprador.O alto forno solicitava grandes volumes de ar para um bom funcionamento.
O primeiro supercompressor utilizado em um motor foi em 1878, por um britânico, Dugald Clerkem um motor dois tempos.
A vantagem do supercompressor em relação ao turbocompressor foi a entrega do boost, atualmente o turbocompressor leva algumas vantagens, a primeira é que a geometria variável acelera a entrega do boost evitando o turbolag e a segunda e principal, o turbocompressor utiliza uma fonte de energia que não depende do virabrequim, utiliza calor que está sendo desperdiçado no coletor de escapamento, a turbina recupera essa energia e transforma em movimento o rotor do compressor através do eixo.
A rotação do turbocompressor é diretamente influenciada pela entrega de energia térmica e a rotação do supercompressor é feita pela relação do diâmetro da polia acionamento do eixo.
O primeiro motor equipado com um turbocompressor não era de um automóvel, e sim de uma locomotiva a diesel.
Os motores turbos só começaram aparecer na indústria automobilística em 1938, quando a fabricante suíça de motores Saurer lançou seu motor turbodiesel para caminhões, algo que fez muito sucesso graças ao aumento expressivo do torque e potência que chegava a 40% na época. Dos caminhões para os carros foram outros 20 anos até a chegada do turbo, com uma pequena escala no automobilismo.