Parte dos itens que mais têm contato entre partes móveis e fixas do motor, temos vários tipos e aplicações de bronzinas nos motores.
As bronzinas são utilizadas para reduzirem o atrito e servir de apoio e guia para as peças giratórias.
O desenvolvimento das bronzinas está estreitamente ligado ao desenvolvimento dos motores.Necessidades complexas, cargas elevadas, baixo desgaste e atrito dos eixos virabrequim, bielas, tuchos e o eixo comando, exigem, por norma, a utilização de materiais adaptados aos projetos de desenvolvimento dos motores.Entretanto, a variedade de combinações de materiais permite ao construtor escolher a versão da bronzina mais indicada para a aplicação. São várias combinações e de gerações com materiais e aplicações diferentes.
Construção das bronzinas
De acordo com a norma DIN 50282, sobreo comportamento tribológico dos materiais deslizantes metálicos; o comportamento tribológico de um material deslizante pode ser caracterizado por termos como comportamento na rodagem, incrustabilidade, comportamento em modo de emergência, resistência ao desgaste e capacidade de adaptação. Consequentemente, os requisitos da bronzina são decisivos para a seleção do material.Existe a subdivisão em duas famílias de material deslizante diferentes:
Bronzinas com bimetais ou bimetálicas
• Materiais compostos em aço-alumínio
As bronzinas bimetais são compostas pela base em aço, pela camada intermédia em alumínio puro e pelo material da bronzina que serve de revestimento. Na maioria dos casos é selecionada como material uma liga de alumínio com aditivos de estanho, cobre e silício.
Bronzinas com trimetais ou trimetálicas
Materiais compostos em aço-bronze ou aço-latão sinterizados/fundidos com um recobrimento. Materiais compostos em aço-alumínio com um recobrimento. O recobrimento das bronzinas trimetais é aplicado como camada de deslizamento adicional sob a forma de uma camada revestida por eletrodeposição, galvânica ou de laca deslizante, em função do campo de aplicação e dos seus requisitos específicos. O metal do apoio (liga de alumínio, bronze ou latão) serve de revestimento ou é infundido ou sinterizado na base em aço. Se necessário é incorporada uma camada intermédia em níquel ou uma liga de níquel entre o material da bronzina e a camada deslizante (recobrimento) para servir de barreira de difusão.
Ou seja, podem ser utilizados materiais diferentes para as bronzinas conforme os requisitos. Frequentemente é selecionado para a bronzina com maior intensidade de carga um material diferente da bronzinaque se movimenta do lado oposto. No caso de um motor em V, os apoios de biela são por exemplo constituídos por uma semibronzina com revestimento por eletrodeposição do lado da haste e por uma semibronzina de material composto em aço-alumínio sem qualquer revestimento do lado da tampa.