Notícias
Vídeos

Ciclo de palestras do Rota do Reparador continua sua jornada pelo estado de São Paulo e visita mais quatro  Escolas SENAI  em Limeira, Taubaté, Vila Leopoldina e Ipiranga


Escolas receberam cerca de 150 reparadores em cada uma, com palestras das marcas NGK, Elring, Snap-on e Mobil. Desta vez as marcas inverteram os locais das palestras e transmitiram ainda mais conhecimento para os profissionais da área 

Por: Da redação - 15 de novembro de 2015

O Rota do Reparador continuou sua jornada em outubro, mas desta vez as quatro fabricantes, Elring, Snap-on, NGK e Mobil fizeram palestras onde não haviam realizado até o momento. Com isso, os reparadores independentes de cada região puderam receber dois certificados desde que o ciclo de palestras iniciou. Confira como foram as apresentações: 

IPIRANGA

Escola SENAI Ipiranga

A segunda fase do programa Rota do Reparador começou no mês de outubro. Mas agora as marcas NGK, Elring, Sun e Mobil trocaram de caminhos. A partir deste mês duas marcas farão palestras em escolas que as outras duas fizeram, e assim por diante. Tudo isso para que todos os reparadores independentes tenham acesso ao conhecimento levado pelos palestrantes. Pedro Bighetti, instrutor da Elring, ressalta que, ainda falta muita informação para os aplicadores: “falta informação não só aqui em São Paulo, mas em todo o Brasil. Só de percorrer o estado mais rico da nação já dá para perceber que a situação fica ainda mais crítica quando se vai para o interior. O Rota do Reparador é um canal que deve se estender para todo o Brasil e tenho certeza que o Oficina Brasil vai trabalhar para isso”, argumentou.

Pedro Bighetti, da Elring

Bighetti afirmou ainda que o ciclo de palestras deve continuar: “nós começamos muito bem, pois essas informações que nós passamos para os reparadores são de difícil acesso através de concessionárias e ainda mais complicado pelas montadoras”, afirmou.

Sobre o conteúdo apresentado, Bighetti disse que tenta transmitir o máximo de conhecimento sobre novas tecnologias: “nós focamos, aqui na Elring, as informações de juntas e cabeçote, principalmente no que diz respeito às novas tecnologias que os motores têm utilizado. A  mesma tecnologia que nós fornecemos para as montadoras, juntamente com o feedback que recebemos delas, é o que apresentamos nas palestras para os reparadores, através do Rota do Reparador”, ratificou o instrutor.

O palestrante da NGK, Márcio Ferreira, concorda com a visão de Bighetti: “eu acho muito importante este trabalho que o Sindirepa está desenvolvendo em parceria com o Senai, instituição que é referência no mercado. Eu fui aluno e dei aula no Senai e nós sabemos que a maior dificuldade do reparador é obter informação técnica de qualidade. Nos bastidores é ainda mais surpreendente, porque os aplicadores nos elogiam por trazermos conhecimento técnico”, disse.

Márcio Ferreira, da NGK

Ferreira garante que as informações transmitidas em sua palestra são para que o reparador fique atualizado com as novidades do mercado: “hoje nós falamos sobre velas Iridium, pois muitos veículos saem de fábricas equipados com elas. Esse tipo de vela tem maior durabilidade e melhor desempenho. Aí o cliente do aplicador sofre um impacto grande, pois o preço é maior do que o de uma vela normal. Aí cabe ao reparador mostrar os benefícios desse produto e falar que é uma tendência do mercado. Os veículos populares, como Volkswagen up! e o novo veículo que a Fiat vai lançar virão com esse tipo de produto. Não há como escapar”, garante.

Fábio de Souza Matos, reparador na M&B Filhos Mecânica, já tinha visto palestras da NGK em outras ocasiões, mas não conhecia a Elring: “A NGK apresentou a nova bobina, que está entrando agora no mercado e é um produto muito bom. Foi uma exclusividade esta palestra. Já a Elring é a primeira vez que tenho um treinamento deles”, afirmou. Matos disse que participará das próximas edições: “é importante para mantermos contato com as fabricantes. Eu gostaria de ter um curso sobre câmbios e motores novos”, sugeriu.

Fábio de Souza Matos

Denis Campos Viana, da Auto Elétrico Dirpau, viu as palestras da Sun e Mobil na primeira edição do Rota do Reparador e disse que foi ver as palestras da NGK e Elring, pois acredita que é importante para sua carreira: “é sempre importante estarmos nos atualizando, pois muitas dessas informações nós utilizamos no dia a dia. Com certeza esse certificado agrega valor ao reparador por conta de toda essa organização. Estão todos de parabéns”, finalizou.

Denis Campos Viana

LEOPOLDINA

Escola SENAI Leopoldina

Com cerca de 150 participantes, a Escola Senai Mariano Ferraz, localizado na Vila Leopoldina em São Paulo, também recebeu a segunda fase do Rota do Reparador no dia 06 de setembro. Com as marcas Sun e Mobil, os participantes obtiveram informações técnicas sobre as marcas e saíram do Senai com seus certificados e atualizados.

Clayton Silva de Almeida disse que achou tão importante o Rota do Reparador que fez questão de comparecer à segunda fase do ciclo de palestras: “esse tipo de treinamento faz muita falta, pois nós somos carentes de informações técnicas. Ainda falta muito aprendizado”, comentou.

Clayton Silva de Almeida

José Jorge Gomes dos Santos concordou com a visão de Almeida e afirmou que saiu com novos conhecimentos: “existem muitas dúvidas ainda sobre alguns sistemas. Hoje fique muito satisfeito com as marcas, principalmente com a Mobil, pois sanei várias dúvidas sobre lubrificantes”, afirmou.

José Jorge Gomes

Raphael de Freitas Santos, além de comparecer ao treinamento gratuito, ganhou um tablete, prêmio oferecido em todas as palestras realizadas pelo Rota do Reparador.

Raphael de Freitas Santos

LIMEIRA

Escola SENAI Limeira

A cidade de Limeira recebeu, no dia 20 de outubro, a segunda fase do ciclo de palestras do Rota do Reparador, com as marcas Elring e Mobil. Os instrutores ministraram palestras técnicas sobre sistema de ignição e vedação, respectivamente, para mais de 100 reparadores independentes na Escola Senai Luiz Varga. 

Entre eles estava Celio Ricardo da Silva, que trabalha na Valdir Pedro ME. Silva afirmou que foi essencial participar do treinamento: “foi muito importante, porque nós necessitamos de muito conhecimento para fazer nosso trabalho. Fiquei bastante satisfeito”.

Celio Ricardo da Silva

Já Francisco de Assis Trevisanuto, da Automecânica Assis, reconhece que a tecnologia atual apresenta enormes desafios diários aos reparadores: “foi bastante importante participar, pois com a tecnologia em evolução, nós temos que acompanhar. Portanto, vou comparecer às próximas edições”, comentou. Assis não saiu do Senai antes de dar uma sugestão: “eu gostaria de ver cursos sobre câmbio automático e automatizados, pois essas informações são bastante escassas”, finalizou.

Francisco de Assis Trevisanuto

TAUBATÉ

Escola SENAI Taubaté

O Rota do Reparador também esteve na cidade de Taubaté e contou com a participação de 120 reparadores. Estes profissionais tiveram a oportunidade de receber o treinamento das fabricantes Sun e Mobil, com tecnologias em diagnósticos e lubrificantes, respectivamente. A Escola Senai Taubaté Félix Guisard ficou lotada.

O reparador Cesar Alexandre de Andrade Ramos afirmou que foi de extrema importância para sua carreira participar da segunda edição do ciclo de palestras, “pois eventos desses fazem bastante falta para nós. Com certeza vou participar das próximas edições”, garantiu.

Cesar Alexandre de Andrade Ramos

Já Francisco de Paula do Amaral disse que gostou muito do treinamento e que nunca havia encontrado algo assim em nenhum lugar: “hoje eu saí daqui bem instruído sobre as tecnologias em óleos lubrificantes e motores. É importantíssimo esse tipo de palestra”. Além dele, Amaral também levou o filho para assistir à palestra: “eu trouxe o meu filho e vou indicar para outros colegas. Comparecerei às próximas edições com certeza”. E justificou: “por conta do avanço da tecnologia, os reparadores continuam levando muitos “bailes”, por isso eu queria que essas palestras fossem ampliadas”.

Francisco de Paula do Amaral

Paulo Roberto da Silva concordou com a visão de Amaral, e deixou uma sugestão: “deveríamos ter eventos como esse de forma contínua, pois foi excelente. Qualquer informação é sempre bem-vinda”.

Paulo Roberto da Silva