
A suspensão de um carro mantém o contato constante dos pneus com o solo. Quando há desgaste, o veículo pode apresentar sinais como dificuldade de manter a linha reta durante a condução, com a famosa “escapada” para o lado direito ou esquerdo na pista. As marcas NTN e SNR, que fabricam rolamentos originais, destacam algumas dicas para identificar a real causa do problema, pois o sintoma, embora perceptível, não fornece um diagnóstico preciso.
“Na verdade, uma série de fatores pode comprometer a rodagem do carro. Entre as causas mais comuns estão falhas na suspensão, desalinhamento das rodas dianteiras e desgaste nos rolamentos”, destaca Rafael Braga, técnico das marcas NTN e SNR.
Segundo o especialista, os principais motivos incluem folgas no conjunto do eixo dianteiro, alinhamento incorreto das rodas dianteiras, e eventualmente traseiras, em veículos com suspensão independente, além de desgaste de componentes da suspensão como pivôs, coxins, terminais e buchas, além de rolamentos de roda desgastados ou instalados de forma incorreta. Este último é um ponto que muitos motoristas esquecem de verificar.
O rolamento de roda permite o giro livre das rodas e, quando apresenta folga, ruído ou travamento, pode alterar o comportamento do carro em movimento. Ignorar este sintoma pode acelerar o desgaste dos pneus, comprometer a estabilidade e gerar maior esforço de condução.
Por isso, Rafael recomenda que, ao perceber que o carro está “puxando para o lado”, seja verificada a geometria do eixo dianteiro, substituídos pivôs, coxins e terminais desgastados, e que sempre se respeitem as recomendações de montagem dos rolamentos.
O ideal é procurar uma oficina de confiança para avaliação completa do sistema e realizar a manutenção preventiva periodicamente, garantindo mais segurança e controle na direção.