Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Volante puxando para os lados: como identificar a causa do problema

Volante puxando para os lados: como identificar a causa do problema

Para um diagnóstico certeiro, é necessário avaliar os itens da suspensão, checar o alinhamento do eixo dianteiro e conferir a instalação dos rolamentos de roda. Esses passos ajudam a identificar o motivo que interfere na dirigibilidade do veículo

Da Redação
19 de novembro de 2025
Imagem sem descrição

A suspensão de um carro mantém o contato constante dos pneus com o solo. Quando há desgaste, o veículo pode apresentar sinais como dificuldade de manter a linha reta durante a condução, com a famosa “escapada” para o lado direito ou esquerdo na pista. As marcas NTN e SNR, que fabricam rolamentos originais, destacam algumas dicas para identificar a real causa do problema, pois o sintoma, embora perceptível, não fornece um diagnóstico preciso.

“Na verdade, uma série de fatores pode comprometer a rodagem do carro. Entre as causas mais comuns estão falhas na suspensão, desalinhamento das rodas dianteiras e desgaste nos rolamentos”, destaca Rafael Braga, técnico das marcas NTN e SNR.

Segundo o especialista, os principais motivos incluem folgas no conjunto do eixo dianteiro, alinhamento incorreto das rodas dianteiras, e eventualmente traseiras, em veículos com suspensão independente, além de desgaste de componentes da suspensão como pivôs, coxins, terminais e buchas, além de rolamentos de roda desgastados ou instalados de forma incorreta. Este último é um ponto que muitos motoristas esquecem de verificar.

O rolamento de roda permite o giro livre das rodas e, quando apresenta folga, ruído ou travamento, pode alterar o comportamento do carro em movimento. Ignorar este sintoma pode acelerar o desgaste dos pneus, comprometer a estabilidade e gerar maior esforço de condução.

Por isso, Rafael recomenda que, ao perceber que o carro está “puxando para o lado”, seja verificada a geometria do eixo dianteiro, substituídos pivôs, coxins e terminais desgastados, e que sempre se respeitem as recomendações de montagem dos rolamentos.

O ideal é procurar uma oficina de confiança para avaliação completa do sistema e realizar a manutenção preventiva periodicamente, garantindo mais segurança e controle na direção.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas