Notícias
Vídeos

Primeiro veículo autônomo completa 50 anos


O projeto da Continental atraiu a atenção de jornalistas e do público pela inovação futurista

Por: Da redação - 04 de novembro de 2018

Se para muitos o carro autônomo é uma novidade, saiba que ele é mais velho do que se imagina. O primeiro carro a andar sem a ajuda humana foi construído há 50 anos pela Continental. Amparado de sistemas elétricos, um Mercedes-Benz 250 Automatic conseguiu rodar, em 1968, pela pista de teste Contidrom, em Jeversen, na Alemanha. 

Com um fio extenso por toda a pista de testes, sensores indicavam a direção do carro e o colocavam no trajeto das curvas para evitar a perda de controle. A interferência humana era externa, a qual supervisores emitiam sinais para controlar a aceleração e frenagem do veículo. 

Segundo Hans-Jürgen Meyer, integrante do projeto, o automóvel era como um brinquedo para a equipe, pois todos se divertiam e estavam fascinados com aquela invenção. “Para funcionários como nós, o carro até poderia parecer algo comum, mas realmente era um projeto muito interessante e incrível. Para os visitantes de todo o mundo, essa sensação se multiplicava, e eles puderam ver que a Continental estava fazendo algo verdadeiramente extraordinário”, comenta.  

Atualmente, a Continental trabalha em projetos de carros autônomos e dispositivos eletrônicos que permitam maior segurança e conforto para o meio automotivo.