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MERCADO LIVRE CONVIDA: FUNDAMENTOS DA OFICINA LUCRATIVA

Sergio Santos e seu treinamento na Oficina Brasil, junto ao Mercado Livre, teve como tema: “Por que sua equipe não rende o que poderia? Diagnósticos e soluções"

Da Redação
30 de setembro de 2025
Imagem sem descrição

Estudo de Caso

Sabemos que oficina cheia nem sempre é garantia de lucro, certo? Descobrir como organizar os processos da melhor forma pode fazer seu negócio faturar mais sem precisar contratar, ampliar ou comprar novos equipamentos.

Você já deve ter visto essa cena antes: a oficina está cheia de carros, o telefone toca sem parar, o funcionário está com várias ordens de serviço, o motoboy chega a toda hora com novas peças e o dono corre de um lado para o outro tentando dar conta de tanto trabalho.

No fim do mês, porém, sobra pouco dinheiro, muito cansaço e uma sensação de que "falta alguma coisa". Na maioria dos casos, se chega à conclusão de que é necessário contratar mais gente, comprar mais equipamentos, alugar um espaço maior.

Mas, talvez, valha a pena repensar. Será que aumentar a estrutura realmente é sinônimo de aumentar o faturamento? Será que tentar crescer com pouca organização não é a principal causa dos muitos problemas?

É preciso saber como melhorar os serviços, antes de tentar arrumar mais clientes. É preciso mostrar aos colaboradores atuais como ter uma rotina eficiente, antes de aumentar a folha de pagamento. O segredo está em organizar e se concentrar no que você já tem.


Organização é a Solução

Quando a organização começa a exercer um papel importante na oficina, os resultados começam a aparecer. E o melhor: sem precisar investir mais e mais em espaço físico, por exemplo.

A equipe passa a saber exatamente o que fazer e o dono deixa de apagar incêndios. Tudo parece se encaixar. E o mais interessante é ver que, com a mesma estrutura, é possível atender mais clientes por dia, com eficiência e controle.

A organização, claro, não precisa ser complicada. Ela começa com ações simples, como:

  1. Controle da entrada e saída de veículos;
  2. Planejamento das tarefas do dia da equipe;
  3. Uso de checklists de atendimento e entrega;
  4. Padronização nos processos — do orçamento à entrega final.
  5. Parece básico, mas muda tudo. E o Sergio Santos viveu isso na prática.


Primeiros Passos


Imagem sem descrição

O Sergio fundou sua oficina em 2004, por conta própria e fazendo de tudo um pouco: atuava como mecânico, recepcionista, comprador, entregador, analista financeiro, analista comercial e atendente de pós-vendas.

Como muitos, quando começou a crescer, acreditou que o caminho para o sucesso era aumentar a estrutura. Por isso, contratou mais pessoal, investiu mais dinheiro e tentou ampliar cada vez mais seu empreendimento. Mas, o lucro não vinha.

Depois de mais ações como essas, mais investimento e, consequentemente, mais estresse, o resultado financeiro era praticamente o mesmo.


Virada e Chave

A virada aconteceu quando ele parou de focar em crescer e começou a se organizar de verdade. A partir daí, com a mesma oficina, no mesmo local e com a mesma equipe, o faturamento saltou de R$ 50 mil para R$ 120 mil por mês.

Hoje, com 14 colaboradores e uma estrutura de 1.490 m², sua empresa fatura mais de R$ 2,5 milhões por ano. Tudo isso só foi possível depois da organização dos processos, controles e indicadores, com base em uma metodologia clara.


O Banco Certo na Hora Certa 

Para desenvolver o negócio já utilizando dessa organização sob medida, o empreendedor pode contar cada vez mais com os bancos digitais. Com uma linguagem moderna e mais eficiência, gerir o fluxo de caixa de uma empresa a partir de uma dessas contas é simples e rápido, e com o Mercado Pago não podia ser diferente.

Com ferramentas de gestão completas, o Mercado Pago é a solução ideal para quem quer atingir o "próximo nível" de sucesso. Crédito empresarial, transferências ilimitadas, gestão financeira no mesmo app e pagamentos rápidos de tributos fiscais são apenas algumas das soluções financeiras oferecidas. Para quem vende com loja presencial, claro, as maquininhas da família Point também chegam para somar.

Por tudo isso, você que está lendo pode deduzir: sua oficina já consegue faturar mais com o que você tem hoje. Mas, esse salto só irá acontecer quando a organização virar prioridade — não depois que sobrar tempo ou dinheiro.

Afinal, a falta de recursos financeiros não é a causa do problema. É a consequência.

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