Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Como o kit do amortecedor interfere no bom funcionamento do sistema de suspensão do veículo

Como o kit do amortecedor interfere no bom funcionamento do sistema de suspensão do veículo

Composto por coxim, coifa e batente, o kit de amortecedor também deve estar em bom estado, juntamente com os amortecedores. Por isso, a recomendação é trocá-lo, caso desgastado, ao substituir amortecedores

Da Redação
26 de março de 2024

O sistema de suspensão é formado por diversos componentes que são fundamentais para que o veículo tenha estabilidade, proporcione conforto e segurança aos seus ocupantes, entre eles, amortecedores, molas, braço oscilante ou bandeja, pivô, barra estabilizadora e o kit, composto por coxim, coifa e batente. “Os três itens do kit do amortecedor são essenciais para o bom desempenho da suspensão. O coxim tem a função de ligar a suspensão à carroceria e filtrar as vibrações e ressonâncias da suspensão para a carroceria do veículo e conta com um rolamento que facilita a movimentação de esterçar das rodas. Já a coifa, protege a haste do amortecedor contra a penetração de agentes externos, como poeira, água e abrasivos, enquanto o batente funciona como mola auxiliar, absorvendo os impactos da suspensão”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.

 

Ele ressalta que, ao trocar os amortecedores, é importante substituir também o kit do amortecedor, pois os componentes atuam conjuntamente e, se um estiver desgastado, pode prejudicar os outros itens.

 

Leite explica que os sinais de desgaste do coxim são folga excessiva entre o conjunto de suspensão e carroceria e ruídos ao esterçar devido algum defeito do rolamento. “A coifa comprometida possibilita a contaminação da haste do amortecedor, que vai provocar vazamento de óleo”, comenta. Já o batente pode ser sobrecarregado em consequência de molas helicoidais deterioradas.

 

A Nakata tem amplo portfólio de kits de amortecedores para veículos nacionais e importados. O kit de amortecedor Nakata pode ser encontrado em duas opções, completo ou parcial.


NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Schaeffler Vehicle Lifetime Solutions apresenta inovações na Autonor 2025
Pitstop
Pitstop
TBN no Lubrificante: Compreendendo o Número Base Total para a saúde do motor
Pitstop
Pitstop
Fras-le, Fremax, Nakata e Controil apresentam programação de palestras técnicas na Autonor 2025