Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Durante a Automec 2011, os Sindirepas de sete estados assinaram um protocolo de intenções que visa criar uma entidade nacional de representação do setor. A união acontece entre os sindicatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso, Pernambuco, Minas Gerais e Goiás.
O objetivo da parceria é alinhar a cadeia da reparação automotiva para fortalecer o setor. A divulgação da carta de intenções deu o pontapé inicial para que sejam discutidas questões importantes e que envolvem o reparador.
Segundo Antonio Fiola, do Sindirepa-SP, a ideia de criar uma entidade nacional não é nova. “Desde a gestão de Geraldo Santo Mauro discutimos essa união, mas, com o falecimento do então presidente, perdemos a força. Agora, vivemos um momento propício para que essa organização nacional aconteça”, afirmou.
Para Fiola, os quatros anos que se passaram após a gestão de Santo Mauro foram importantes para amadurecimento do setor. “Nesse período, o setor cresceu e se desenvolveu. As atividades regionais cresceram. Houve crescimento de 20% na venda de carros e não podemos mais esperar para que essa nova entidade aconteça”, destacou.
A instituição, porém, não tem nome nem formato definido, mas, de acordo com Fiola, pretende atuar em setores primordiais da reparação como certificação de autopeças, defesa da Inspeção Técnica Veicular e Ambiental no âmbito nacional, regulamentação de atividades e qualificação do segmento, entre outras ações.