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Com motor alimentado por injeção direta de combustível, turbo de dupla alimentação e sistema de suspensão traseira com três amortecedores, o primeiro crossover francês a desembarcar no Brasil chega para popularizar inovações antes vista apenas em carros de alto luxo.
No mês passado, a Peugeot apresentou o crossover 3008 durante o Salão do Automóvel, com a promessa de que faria o lançamento em poucos dias. Dito e feito. O carro já está nos concessionários desde o fim do mês passado, com inovações tecnológicas que somente a Peugeot tem coragem de introduzir no País, em um veículo com preço entre R$ 79.900 (versão de entrada, a Allure) e R$ 86.900 (versão topo de linha, a Griffe).
A primeira novidade é o motor a gasolina, quatro cilindros, de 1.6l 16v com injeção direta de combustível e turbocompressor, desenvolvido em parceria com a BMW (existem cerca de 12 versões deste propulsor sendo que alguns deles equipam o MiniCooper).
São 156cv de potência máxima a 6.000rpm e torque máximo de 24kgfm a 1.400rpm. Os valores estão corretos. Trata-se do 1.6l mais potente do país, com torque máximo atingido em rotações bem baixas similar a um motor diesel, graças à dupla injeção direta/turbocompressor.
A tecnologia de injeção direta do 3008 trabalha com pressão de 50 bar a 120 bar, com turbocompressor BorgWarner de 1 bar de duas entradas (alimentação independente pela dupla de cilindros 1-4 e 2-3, chamada de TwinScroll pela BMW), que segundo do coordenador de formação técnica da Peugeot, Alberto Meyer, é tão eficiente quanto o sistema de geometria variável, porém de menor custo.
No sistema do 3008, o combustível é injetado na fase da compressão e, segundo Meyer, a plena carga, a borboleta abre completamente e o controle da quantidade de combustível a ser queimado fica por conta do sistema, tal como ocorre nos veículos a diesel.
Acoplado ao propulsor, o crossover apresenta caixa automática de seis velocidades AT6, similar a encontrada no sedan 407, porém modificada para oferecer mais eficiência e suavidade. Segundo a Peugeot, a caixa AT6 oferece tempos de trocas de marchas mais eficientes do que o sistema de dupla embreagem.
Suspensão
Na dianteira, o 3008 vem com o bom e velho sistema de suspensão de rodas independente, pseudo McPherson, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados. Porém, na traseira, a história é outra.
O sistema é de rodas independentes, com barra de dois braços deformáveis, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados. Sobre o eixo, há um terceiro amortecedor, chamado de módulo central, que contrabalanceia o esforço dos amortecedores laterais, com objetivo de manter o carro o maior tempo possível estabilizado. A manutenção do sistema é simples, basta trocar o conjunto.
Nas rodas, de aro 17” em liga leve, os pneus 225/50 transmitem bom nível de conforto. Os freios são a disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira. Em auxílio ao sistema batizado de dynamic rolling control (o terceiro amortecedor), os freios possuem ABS com ESP (controle de estabilidade), Hill Holder (auxílio a rampa), REF (repartição eletrônica de frenagem), AFU (ajuda a frenagem de urgência) , ASR (anti-patinagem) e acendimento automático das luzes de alerta.
Além disso, o freio de estacionamento é elétrico, com acionamento feito por botão no console central ao invés da tradicional alavanca. O destravamento é automático. Basta engatar a primeira marcha e acelerar. Assim, pela quantidade de eletrônica embarcada no sistema de freios é possível perceber que na manutenção preventiva não pode ser negligenciada.
Eletrônica
Como visto até agora, em todos os componentes mecânicos, o 3008 é recheado de dispositivos eletrônicos. Na condução não é diferente. Um dos que mais chamam atenção é o head up display (HUD), uma tela translúcida que se ergue à frente do parabrisas e projeta informações relevantes à condução, e evita assim desvios de atenção do trafego à frente. No caso do Peugeot, o HUD mostra a velocidade do veículo e dados do piloto automático e limitador de velocidade, quando estão ativos.
Com tudo isso, o 3008 tem ainda 3 anos de garantia de fábrica, o que para um veículo de nicho tão repleto de tecnologia é fundamental.