Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Matérias Antigas
  4. /
  5. Pesquisa da CESVI BRASIL identifica a disponibilidade de ABS no mercado

Pesquisa da CESVI BRASIL identifica a disponibilidade de ABS no mercado


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
11 de agosto de 2010

Dados recentes da pesquisa realizada pela CESVI BRASIL sobre disponibilidade do sistema ABS em veículos novos nacionais e do Mercosul mostram a continuidade da evolução do mercado em relação à oferta de ABS desde 2007, ano da primeira edição do levantamento. As versões com o sistema não disponível tiveram uma redução de 13% em comparação à primeira edição do estudo.


Nos resultados por categoria, houve um aumento de cerca de 9% na oferta do equipamento como item opcional em carros populares (hatches compactos) em relação a 2009, portanto em 2010 corresponde a 44% dos veículos, e 10% aos ofertados de série.  


Nos resultados gerais, as versões com o sistema não disponível tiveram uma queda de 13%. Entretanto, em 2010 a disponibilidade do sistema em veículos de série teve redução em relação a 2009, de 39% passou para 37%. Já a oferta do ABS como item opcional teve um aumento de 8% em relação ao ano anterior, atingindo 31%.


Na categoria dos hatches médios, a pesquisa registrou o aumento de 10% no número de versões que disponibilizam o ABS como item de série desde o primeiro ano do levantamento. Na edição de 2010 do levantamento, 62% dos hatches médios apresentam o sistema de série.


Em relação ao sedan médio, desde 2007 essa categoria apresentava evolução na oferta do ABS em veículos de série. Em 2010, a pesquisa registrou a disponibilidade em 84% desses veículos, porém a queda de 7% em comparação a 2009. Alguns modelos que dispunham do item de série passaram a oferecê-los como opcional. A pesquisa também constatou o aparecimento de modelos com o dispositivo EPS embarcado de série em determinadas versões.


Comparativo com a Argentina
Em 2010, o mercado brasileiro continua atrás do argentino em relação à disponibilidade do ABS. Na combinação de veículos nacionais e importados, a pesquisa registrou que 73% dos veículos comercializados na Argentina disponibilizam o sistema em veículos de série, enquanto no Brasil o percentual é de 64%. Entretanto, como item opcional, o ABS é oferecido na Argentina em 6% dos veículos, enquanto no Brasil essa parcela corresponde a 18%.
Na comparação do número de veículos que não disponibilizam o ABS, foi constatada uma melhoria gradativa no mercado brasileiro, que passou a oferecer mais versões. Já no mercado argentino, verificou-se uma estagnação do número de veículos que não dispõem do sistema.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté