Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Mantendo o powertrain e ganhando acessórios que, a partir de agora carregam a ‘chancela’ da Mopar, picape tem tudo para se manter mais anos no topo do mercado em seu segmento
A Fiat mais uma vez trouxe ao segmento de picapes novidades que poderão se tornar tendência em outras montadoras.
Assim como foi pioneira em 1974 ao lançar a picape do Fiat 147, agora em 2013 a Fiat traz a solução para quem reclamava que este tipo de veículo com cabine dupla apresentava difícil acesso aos bancos traseiros, o emprego da terceira porta. (FOTO 1)
Esta, porém, só é possível de se abrir quando a porta dianteira do passageiro está aberta, ocultando a maçaneta da porta. Esta solução, segundo o Diretor de Desenvolvimento de Design de Produto do Grupo Fiat-Chrysler da América Latina, Claudio Demaria, foi devido a possibilidade de manter o visual limpo na lateral do veículo e permitir que essa abertura fosse controlada pelo passageiro da dianteira, principalmente em caso da presença de crianças nos bancos traseiros. (FOTOS 2 E 2A)
MAIS NOVIDADES
Mas não foram só as três portas o único destaque da linha 2014 da Strada. A picape ganhou uma linha de cintura mais alta e uma caçamba maior, que cresceu oito centímetros na altura, oferecendo mais volume para carga. As novas lanternas traseiras, colocadas em uma posição mais elevada e invadindo a lateral, passam modernidade ao modelo.
A versão Working também recebeu um novo para-choque dianteiro, muito mais condizente com sua proposta de robustez e praticidade. Além das reformulações visuais citadas, uma série de detalhes inéditos, externos e internos, também foi adicionada à linha Strada 2014: abertura elétrica da tampa do combustível; porta escada; novo vidro traseiro; novo volante para Trekking e Adventure são alguns deles.
A gama do Fiat Strada 2014 será composta por seis versões: três Working (com cabines curta, estendida e dupla) com motorização 1.4 Flex (FOTO 3); uma Trekking (com cabine dupla) com propulsor E-torQ 1.6 16V Flex; e duas Adventure (com cabines estendida e dupla) e motor E-torQ 1.8 16V Flex.
As três motorizações, são as já bem conhecidas pelos reparadores e estão divididas de acordo com a versão de acabamento. A Working vem equipada com o robusto e econômico motor Fire 1.4 Flex, com potência de 85 cv (gasolina) e 86 cv (etanol) e torque de 12,4 kgfm (gasolina) e 12,5 kgfm (etanol). Os modelos Trekking dispõem da tecnologia E-torQ, que proporciona alto desempenho com baixo consumo de combustível. Com baixos ruídos e níveis de vibrações o modelo E-torQ 1.6 16V Flex desenvolve potência de 115 cv (gasolina) e 117 cv (etanol) e torque de 16,2 kgfm (gasolina) e 16,8 kgfm (etanol). Para a Adventure está reservada a motorização mais potente: a E-torQ 1.8 16V com potência de 130 cv (gasolina) e 132 cv (etanol) e torque de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol).
ACESSÓRIOS
Um dos grandes diferenciais dos veículos da marca Fiat está na possibilidade do consumidor poder contar com um grande leque de alternativas de personalização. O Fiat Strada, por exemplo, conta com cerca de 40 acessórios que podem colaborar para melhorar visual, qualidade, desempenho e segurança do usuário. Entre os principais, destacam-se os acessórios Mopar (famosa marca de acessórios e peças de preparação de veículos da linha Chrysler, chega aos veículos Fiat devido a união das marcas, se tornando um único grupo) : novo extensor de caçamba com dupla função (FOTO 4), que inclui rampa de acesso; central multimídia completa com GPS, TV, câmara de ré, DVD player, MP3 e Bluetooth™.