Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Matérias Antigas
  4. /
  5. Na ordem inversa chega o Citroën C3 Picasso

Na ordem inversa chega o Citroën C3 Picasso


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
07 de julho de 2011

O C3 Picasso foi desenvolvido no Brasil pelas equipes de estilo da América Latina com a supervisão mundial do diretor mundial de estilo do Grupo PSA. O modelo também será produzido aqui, na unidade de Porto Real, no Rio de Janeiro.

O modelo já está disponível nas concessionárias desde o lançamento com preços a partir de R$ 47.990,00. Para atrair a confiança do consumidor, a marca oferece três anos de garantia e plano de manutenção com preços fixos.

Se o AirCross agradou o público brasileiro pelo estilo off road, o Picasso também deve chamar atenção, pois mantém as grandes dimensões que dão impressão de robustez, além da posição alta de dirigir e a grande área envidraçada.

A acessibilidade e a grande capacidade de carga também são atrativos que permanecem.

Seguindo a tendência de cores diferenciadas, o C3 Picasso traz sete opções: blanc banquise (branca), gris aluminium (prata), rouge (vermelha), perla nera (preta), gris cendré (champanhe), grafito (grafite) e a inédita bleu bourrasque (azul).

Powertrain

O motor é o mesmo 1.6 16v Flex que ocupa grande parte da linha, mas segundo a Citroën recebeu calibragem específica para melhorar a dirigibilidade. Já os números de torque e potência permanecem os mesmos, 113/110 cv a 5800 rpm (etanol/gasolina) e 155/142 Nm a 4.000 rpm (etanol/ gasolina).

O modelo pode ser equipado com caixa MA5R manual de cinco velocidades e relação de marchas desenvolvida para o terreno brasileiro, ou a automática AT8 que possui funções autoadaptativas, ou seja, tem diferentes programações em seu software que atendem a diversas condições de uso, e são selecionadas automaticamente. Este modelo também possui a opção de trocas sequenciais.

 

CLIQUE AQUI E VEJA A FICHA TÉCNICA

Equipamentos

O sistema de ABS e EBD, controle de freios e estabilidade está disponível de série apenas nas versões GLX Automática, e Exclusive (manual ou automática).

Também é possível ter sistema de navegação integrado ao som com um grande painel de bordo localizado na parte superior central do painel de instrumentos.

Materiais Verdes

O C3 Picasso e o C3 AirCross utilizam cerca de 20 kg de materiais considerados verdes em sua produção. Tal fato permitirá também a redução do impacto ambiental no ciclo de vida do produto.

De fato, a maior utilização de materiais verdes promove ganhos ambientais bastante relevantes, principalmente em relação à reutilização de resíduos plásticos e a captura de CO2 da atmosfera.

Nesse sentido, é sabido que, para a produção de 1 kg de carpete fabricado com PET reciclado, são retiradas do meio ambiente 18 garrafas de 2 litros. Além disso, para a produção de 1 kg de biopolímero são capturados 2,5 kg de CO2 presentes na atmosfera.

“O desenvolvimento dos materiais verdes do Citroën C3 Picasso foi fruto de muita prospecção e trabalho em parceria com nossos fornecedores de matérias-primas. Podemos citar o caso do tampão de porta-malas com fibra natural, que oferece um nível de prestação acústica superior ao utilizado na Europa”, explica Claudia Landim, responsável da área de marketing de produto da Citroën do Brasil.

Outro ponto de destaque deste veículo é o índice de reciclabilidade do modelo, de 85%.

Abaixo, os principais elementos utilizados no projeto:

• TNT aparente (PET reciclado de garrafa de refrigerante). Utilizado em partes de peças como o acabamento externo do teto e os revestimentos das laterais do porta-malas;

• TNT não aparente (PET reciclado da garrafa de refrigerante). Utilizado em partes de peças como o reforço do acabamento externo do teto;

• Fibras naturais (material de origem vegetal e fonte renovável). Utilizadas em partes de peças como tampão traseiro e revestimentos laterais do porta-malas. Ex: curauá, juta, sisal;

• Feltros (algodão e retalhos de indústria de vestuário). Utilizados como isolante acústico e base dos tapetes;

• Fibra Preta (PET reciclado na cor preta). Utilizada como acabamento dos carpetes;

• Fibra de Hayon (PET reciclado). Utilizada como reforço dos tapetes;

• Madeira: utilizada como reforço do tapete do porta-malas;

• Couro: Utilizado em acabamento dos bancos, revestimentos das portas, revestimento do volante e outros componentes internos;

• Woodstock (pó de madeira e resina de PP). Utilizado nos medalhões das portas.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté