Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Rodas, pneus, óleos e filtros estão entre os itens mais lembrados pelos proprietários de veículos na hora da manutenção básica de seus automóveis. As trocas destes componentes são importantes e contribuem para o bom funcionamento do veículo, mas o que poucos condutores sabem é que a verificação do rolamento - uma pequena peça instalada no eixo da roda - também deve ser feita periodicamente para garantir a segurança do veículo.
O que acontece é que dependendo da gravidade do dano, a roda trava e o veículo perde completamente o controle. Um rolamento com problema pode causar acidentes gravíssimos.
Recomenda-se que a inspeção do rolamento seja feita a cada 20 mil quilômetros. Esta peça, a exemplo de outras partes da suspensão, merece igual atenção e deve ser checada durante a manutenção preventiva, até por ser considerada como item de segurança de um veículo.
Outro aspecto importante que deve ser observado na manutenção de um rolamento é seu tempo de vida útil. Normalmente este componente dura cerca de 60 mil quilômetros. De qualquer forma, é prudente fazer a troca nesse período para evitar desgastes no futuro.
Se a substituição for prorrogada e o rolamento apresentar problemas, o dono do veículo pode ter de arcar com despesas extras. Um rolamento com defeito pode comprometer o bom funcionamento de outros componentes do sistema rodante. As falhas nesse conjunto podem levar à substituição de mais peças e onerar as despesas com manutenção.
Além do check-up a cada 20 mil quilômetros, o usuário também pode detectar um problema de rolamento por meio dos ruídos. Sempre que houver algum barulho, a pessoa deve levar o veículo até uma oficina e pedir para checar não só os freios e os pneus, mas também os rolamentos.
Conheça algumas dicas para manter o rolamento em bom estado de funcionamento:
- Os rolamentos tem vida útil média de 60.000 km, período que deve ser levado em consideração durante a inspeção periódica e para troca preventiva do componente.
- Ruídos percebidos próximos à roda podem ser oriundos do rolamento. Peça a um mecânico de sua confiança para checar as condições da peça.
- A garantia do produto está intimamente ligada à qualidade do serviço do aplicador da peça. Por isto, tenha muita atenção na escolha do responsável pelo serviço. A escolha pode evitar retrabalhos e despesas desnecessárias.
- Ao adquirir um novo produto para substituição, o cliente deve se dirigir a lojas idôneas. Exija peças originais e de fabricantes reconhecidos no mercado. Em caso de dúvida quanto à procedência ou qualidade da peça, entre em contato com o SAC da empresa.