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Kia Cerato cresce para brigar com sedans médios

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Alexandre Akashi
23 de setembro de 2009

Apesar disso, o preço rivaliza com veículos de menor porte, como o Honda City e Volkswagen Polo Sedan

 

A fórmula não é inédita, mas o que vale neste caso é a intenção e, quem acaba ganhando é o consumidor. O novo Cerato da Kia Motors promete entregar um sedan médio a preço de surpreender a concorrência. Outra montadora que usou estratégia parecida foi a francesa Renault, com os modelos Logan e Sandero.

A verdade é que a chegada de mais um sedan põe lenha em uma fogueira que nos últimos dois anos a indústria automotiva nacional tem alimentado com maior frequência e intensidade. Outro bom fator para o consumidor, pois quanto mais oferta, maior a concorrência e melhores são os preços, qualidade etc.

Mas vamos ao que interessa, conhecer o novo carro da montadora coreana, que tem preço a partir de R$ 49.900, indiscutivelmente o mais barato da categoria. Assim como o Honda Civic, quem vê o novo Cerato por fora não consegue ter a real noção do tamanho do carro.

A primeira impressão é de que se trata de um compacto Premium, mas, de dentro, percebe-se que o carro é maior do que o imaginado. O espaço interno é bastante generoso, e acomoda bem cinco passageiros. Faltou a Kia acreditar nisso, pois no banco de trás, só há dois encostos de cabeça. O quinto passageiro fica sem esta proteção/conforto.

A sensação de espaço comprovada pelas medidas do carro: 4.530 mm de comprimento (entre-eixos de 2.650 mm), 1.775 mm de largura e 1.460 mm de altura, e 415 litros de capacidade de carga no porta-malas.

Estilo

Assim como o Kia Soul, o novo Cerato leva a assinatura do designer alemão Peter Schreyer, que trabalhou na Audi durante 25 anos. Isso tem elevado a marca coreana a status de primeiro mundo em termos de design.

Com tanto gabarito, o resultado não podia ser diferente, um carro de visual agradável, com forte influência alemã (as lanternas traseiras lembram os BMW), com toques orientais que remetem ao Honda Civic, principalmente o conjunto ótico dianteiro.

Em outras palavras, o novo Cerato tem estilo, é bonito e promete agradar os consumidores mais exigentes.

Powertrain
O propulsor 1.6L de 16 válvulas com comando de válvula variável (CVVT) é o mesmo que equipa o Soul, porém com calibração um pouco diferente, que elevou a potência para 126 cv, a 6.300 rpm (o Soul tem 124 cv na mesma rotação). O torque, porém, permaneceu igual, 15,9 kgmf a 4.200 rpm.

Acoplado ao motor, o consumidor tem duas opções de câmbio: manual, de cinco marchas, ou automático sequencial, de quatro (veja quadro com relação da transmissão). Por enquanto há apenas motor a gasolina, porém a Kia promete para 2010 a versão bicombustível (inclusive do Soul). “Quando isso acontecer as vendas aumentarão com certeza”, afirma o presidente da Kia, José Luiz Gandini, que espera comercializar cerca de 3 mil unidades do novo Cerato ainda este ano.

Undercar
O conjunto de suspensão do novo Cerato é do tipo McPherson, na dianteira, e eixo de torção na traseira, ambos suportados por molas helicoidais e amortecedores a gás. O conjunto roda/pneu apresenta duas variações, dependendo da versão escolhida. A de entrada vem com rodas de liga leve aro 15” e pneus 195/65; já a mais completa, que custa R$ 52.900 (manual) ou R$ 57.900 (automático), vem com rodas de 16 polegadas e pneus 205/55. Para ambas versões há como opcional as rodas 17 polegadas, com pneus 215/45.

O sistema de freios e formado por discos ventilados na dianteira e tambor, na traseira, na versão de entrada. Nas demais, apresentam disco sólidos na traseira, assim como sistema ABS e controle de estabilidade (EBD).

Conforto

Todas as versões vem com ar-condicionado, trio elétrico, direção hidráulica, air bags duplos, computador de bordo, rádio CD/MP3 com controle no volante, conectividade USB e iPod e entrada auxiliar. Nas mais caras, o sistema de condicionamento do ar é digital automático.

Primeiras impressões
O primeiro contato com o novo Cerato foi gratificante. O estilo do carro é atual e lembra muito o Honda Civic, assim como os BMW, e isso é bom, pois são desenhos consagrados. O motor, ao contrário do que se imagina, desenvolve bem, apesar da menor capacidade volumétrica, em comparação aos concorrentes. Isso é bom por um lado, pois torna o carro mais econômico. A Kia informa que na estrada o consumo é de 19,9 Km/L (manual) e 19,4 Km/L (automático), marcas difíceis de serem atingidas, na prática, mas que demonstram pré-disposição ao baixo consumo.

Isso mostra que o conjunto motor-transmissão está bem acertado, principalmente na versão manual. O carro responde bem ao acelerador. Já na automática, a resposta é um pouco mais lenta pela “falta” de uma marcha, o que é normal. Causou estranheza, no entanto, a ausência do kickdown quando a alavanca do câmbio está na posição manual-sequencial.

A posição de dirigir pode ser melhorada, pois para um carro que tem como pretensão concorrer com outros sedans médios, a regulagem de profundidade do volante faz falta. Da mesma forma, na versão topo de linha, foi notada a ausência de um retrovisor interno fotocromático e piloto automático. Mimos que podem ajudar a decidir pela escolha do modelo, na hora da compra.

Assim como os demais carros da marca, o Kia New Cerato tem cinco anos de garantia de fábrica, desde que as revisões sejam feitas nas concessionárias da marca, a cada 10.000 Km.

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