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Tentando aumentar sua participação no mercado e a briga no segmento dos compactos e sedãs, três anos após desembarcar no Brasil o Jac J3 está de cara nova. Já o motor, esse continua o mesmo 1.4 litro, movido apenas a gasolina, conforme adiantamos. De acordo com o gerente de imprensa da Jac Motors, Eduardo Picingher, essa característica é uma questão técnica: “Já estávamos trabalhando para que outros modelos virem flex antes do J3”, disse.
Picingher também revelou que a montadora chinesa ainda não tinha trabalhado com motores flex e adiantou os planos para os outros veículos da marca: “Acontece que essa é a primeira experiência dos chineses com motores flex (o Brasil), e eles são prudentes com relação à confiabilidade e durabilidade. Isso significa que eles preferem lançar modelos com baixos volumes, pelo menos no início, para “estudar” o mercado, a adaptação e reação do público. Posteriormente todos os modelos serão flex”, encerrou.
Alheio a discussão de abastecimento, o motor é todo feito em alumínio com 16 válvulas e duplo comando variável, que entrega 108 cavalos, fazendo o hatch acelerar de 0 a 100km/h em 11,7 segundos e chegar aos 186km/h, enquanto que o sedã (ou Turin, como a Jac o chama) leva 0,2 segundo a mais para atingir os 100 km/h, de acordo com dados da fabricante.
Talvez por ser um pouco mais pesado que o hatch, o J3 Turin tivesse melhor rendimento com o motor 1.5, porém, equipados com o propulsor 1.4 e câmbio manual de cinco marchas, ambos têm bom rendimento tanto na estrada quanto na cidade.
As mudanças que mais se destacam, porém, são na parte do design. Na frente, hatch e sedã ganharam novos faróis escurecidos com visual mais esportivo, grade frontal redesenhada e novo para-choque. Na parte traseira o estilo foi mantido sem retoques no hatchback, mas o sedã ganhou extensões da lanterna no porta-malas.
Por dentro, o J3 é completamente novo, começando pelo quadro de instrumentos sem velocímetro e conta-giros agrupados. O volante de quatro raios foi substituído por um de três raios com revestimento em couro e elementos em preto brilhante (black piano), além de comandos de áudio no volante. As saídas de ar redondas dão lugar a elementos retangulares e o rádio fica integrado ao console central. Apesar de tantos mimos, faltou o Bluetooth, recurso cada vez mais valorizado neste segmento.
De acordo com a montadora chinesa, tanto a versão hatch quanto a versão sedã possuem a maior lista de equipamentos de série do segmento, com destaque para ar condicionado, direção hidráulica, freios com ABS e EBD, duplo airbag frontal, acionamento elétrico de vidros, trava e retrovisores, faróis com regulagem elétrica de altura do facho, faróis de neblina e sensor de estacionamento traseiro.
Os modelos da JAC Motors ainda oferecem, também de série, volante com regulagem de altura, chave-canivete, travamento automático das portas a 15km/h, banco traseiro bipartido 60/40, CD player com seis alto-falantes e entrada mini-USB e rodas de liga de alumínio aro 15, entre outros itens. O novo J3 tem preço sugerido de 35.990 reais e o J3 Turin sai por 37.990 reais.