Honda inova e lança no mercado a CG 150 Titan Mix, fabricada para utilizar tanto a gasolina quanto o álcool. O conceito é inédito para motocicletas e foi considerado projeto de destaque pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda no Japão. Para o motoboy Ezequiel dos Santos, o novo modelo será muito bom para os profissionais que trabalham com motos.“Todas as novas motos deveriam ser bicombustíveis, porque se abastecermos com o álcool gastaremos bem menos do que com a gasolina”, diz.
O sistema Mix possui componentes exclusivos e dispensa qualquer tipo de adaptação, permitindo o uso da gasolina, do álcool ou da mistura álcool/gasolina. O motoboy Paulo Roberto Santana afirma que gasta por mês R$ 250 com gasolina. “Tem muito motoboy que faz a conversão da gasolina para o álcool e isso estraga a moto. Essa nova tecnologia agora pode ser uma boa opção para os motociclistas”, ressalta Santana.
O sistema Mix é coordenado por um ECM (Engine Control Module) conectado a sensores que transmitem informações sobre a mistura que está sendo utilizada, monitorando o desempenho do motor. Um sensor de oxigênio, instalado na saída do motor, é o principal responsável pelo funcionamento do sistema Mix. O componente faz a leitura dos gases queimados e passa a informação ao ECM.
O módulo eletrônico transmite as informações recebidas ao bico injetor, que fornecerá a quantidade adequada de combustível para a queima em um nível ideal para cada tipo de combustível utilizado, acertando o ponto de ignição.
A montadora alerta que em condições de temperatura ambiente abaixo dos 15°C, o tanque deve conter um mínimo de 20% de gasolina para que se garanta a partida a frio.
ModeloA CG 150 Titan Mix possui todos os atributos da antecessora, a CG 150 Titan à gasolina. Design, motorização, sistema de suspensões e freios são os mesmos da versão anterior.
O modelo foi inspirado em motocicletas “naked” de maior cilindrada, como a Honda CB 600F Hornet. A lateral e o motor formam um conjunto uniforme, os piscas são integrados tanto na dianteira quanto na traseira e o tanque robusto possui linhas harmoniosas e marcantes. Como novidade, a rabeta lateral traz a inscrição “Mix Fuel Injection”, diferenciando o modelo de sua versão a gasolina.
O preço público sugerido pela montadora será de R$ 6.340,00 (KS), R$ 6.890,00 (ES) e R$ 7.290,00 (ESD). Estes valores têm como base o estado de São Paulo e não incluem custos de frete e seguro. O modelo tem um ano de garantia, sem limite de quilometragem.
De acordo com pesquisas realizadas pela Honda com proprietários da CG 150 Titan, a maioria dos entrevistados compraria uma motocicleta bicombustível. Entre as vantagens citadas pelos usuários, as principais são a possibilidade de escolha do combustível e a economia de dinheiro.
Matéria da edição Nº218 - Abril de 2009