Notícias
Vídeos

Honda Civic 2012: Tecnologia em todos os detalhes


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Da Redação - 13 de fevereiro de 2012

 

Para a nova geração do Civic, sobra tecnologia. O modelo apresenta o sistema MA-EPS (Motion Adaptative Electronic Power Steering), aplicado na versão EXS, e que atua em conjunto com o VSA (Sistema de Assistência à Estabilidade), colaborando ainda mais para a estabilidade do veículo. Some a isso design distinto e único, um sofisticado teto solar (EXS) e side airbags (EXS), porta-malas e tanque de combustível maiores, câmera de ré, ar-condicionado digital em todas as versões, entre outros detalhes.

 

Função Econ

O Civic 2012 vem equipado com o botão ECON, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica. Ao acionar o botão, a mensagem “ECON ligado” é mostrada no painel i-MID. Nesta condição, diversos sistemas do veículo têm seus funcionamentos alterados para privilegiar o baixo consumo de combustível, como controle eletrônico da injeção ETCS (Electronic Throttle Control System), ar-condicionado e piloto automático. A função ECON desativada não representa perda de potência, mas sim o comportamento do veículo mais linear.

Quando o condutor solicita o máximo de desempenho através do pedal do acelerador (pisa fundo), o sistema, que tem acelerador eletrônico, atende imediatamente. Com a função ECON ativada, há um controle na abertura da borboleta de aceleração e consequentemente na resposta à solicitação, tornando o veículo mais econômico.

O veículo vai atingir a velocidade desejada, porém em um tempo pouco maior.

 

O Civic ficou ligeiramente maior

Seu comprimento passou de 4.489 mm para 4.525 mm. Outra novidade é o tanque de combustível, que teve a capacidade consideravelmente aumentada em comparação à 8ª geração. De 50 para 57 litros, dando mais autonomia e reduzindo o número de paradas para abastecer. O porta-malas agora tem 449 litros. Ou seja, 109 litros a mais que a geração anterior.

 

Motor i-VTEC

A versão 2012 continua equipada com o i-VTEC 1.8l SOHC Flex, que produz 140 cv a 6.500 rpm, na utilização de álcool, e 139 cv também a 6.500 rpm, quando for apenas gasolina. Seu torque é 17,5 kgf.m a 4.600 rpm (gasolina) ou 17,7 kgf.m a 5.000 rpm (álcool). Todos os motores são equipados com a injeção multiponto PGM-FI (Programmed Fuel Injection), além do sistema de ignição eletrônico mapeado, que transmite ainda mais confiança ao condutor.

Para esta nova geração, algumas mudanças foram realizadas. A Honda aprimorou a tecnologia i-VTEC e incorporou melhorias nos componentes do motor do Civic. Os dados de potência e torque máximos se mantiveram os mesmos da geração anterior, mas o motor ganhou elasticidade torque alto a partir de baixas rotações, mantendo-se alto até as rotações próximas ao limite máximo.

Entre outras alterações, houve mudanças nos dutos de admissão para melhorar a combustão, o que oferece maior desempenho, economia e menos emissões de poluentes. Já o novo motor de partida, mais leve, menor e mais potente (de 1,2 KW para 1,4 KW), tem maior durabilidade. Para a 9ª geração do Honda Civic, todas as versões podem contar com a transmissão automática de 5 velocidades, que proporciona muito conforto e, quando solicitada, tem apelo esportivo. Aliás, a transmissão automática recebeu algumas importantes modificações, como o aumento da capacidade do conversor de torque e a redução de atrito do pacote de embreagem. Outro detalhe é que a 4ª e 5ª marchas têm como característica ser Overdrive, ou seja, a rotação para as rodas é superior à do motor (mais velocidade com menor esforço, que resulta em maior velocidade máxima e menor consumo de combustível).

A transmissão automática nas versões LXL e EXS contam com a tecnologia paddle-shift, semelhante às borboletas utilizadas em carros de Fórmula 1. Isso proporciona uma condução ainda mais esportiva e segura nas trocas, sem tirar as mãos do volante.

O Civic 2012 possui Shift Hold Control (controle de nível de inclinação e curvas), função que proporciona melhor desempenho e conforto ao motorista. Por meio da leitura dos comandos do motorista e de sensores de inclinação, o sistema seleciona automaticamente a marcha mais adequada. Em declives pode acionar o freio motor e em aclives evita as trocas de marchas desnecessárias, que provocariam perda no desempenho. O sistema ainda identifica quando o veículo entra em uma curva em média ou alta velocidade evitando trocas de marcha, e proporcionando maior segurança por manter o motor em rotação constante.

O Honda Civic conta com a suspensão dianteira McPherson e traseira do tipo Multi-link. Na nova geração foi introduzida uma articulação ligando o amortecedor diretamente à barra estabilizadora, melhorando o comportamento dinâmico e assegurando maior rigidez quando há tendência de rolagem. O sub-chassi teve alterado a geometria, o que possibilitou obter um conjunto mais leve e resistente.

O sistema EPS (Electric Power Steering – Direção Elétrica) dispensa o circuito hidráulico para reduzir o esforço ao volante. Não havendo a necessidade do fluido sob pressão e da bomba hidráulica acoplada ao motor, a manutenção do sistema é reduzida, já que não há necessidade de verificação e/ou substituição do fluido periodicamente, além da economia de combustível, pois o motor do veículo trabalha sem a necessidade de acionamento da bomba.

Outra importante característica é a função progressiva, que varia a intensidade do esforço de acordo com a velocidade do veículo, proporcionando conforto em manobras e segurança em altas velocidades.