Segundo a montadora, o motor ganhou potência e torque, e ficou mais econômico
Segundo lançamento da montadora este ano, o sedã médio da Chevrolet agora traz o ‘sobrenome’ Next Edition e preços que variam de R$ 54.098 a R$ 74.009. O carro chega ao mercado depois de uma extensa pesquisa realizada com proprietários de sedãs médios para descobrir suas necessidades.
O propulsor 2.0 flex tem agora 12 cv a mais e está 7% mais econômico
"Fizemos um carro com tudo aquilo que o consumidor deseja, sem nos esquecermos do aspecto preço, hoje muito importante na decisão de compra", conta o diretor-geral de Vendas e Marketing da GM do Brasil, Marcos Munhoz.
No design, as mudanças mais significativas aconteceram na dianteira do Vectra Next Edition. Capô, faróis (agora com iluminação "Blue Vision" - mais eficiente), para-lamas e para-choques têm novo formato. A grade do radiador também foi reformulada, com faróis de neblina embutidos na parte inferior.
Ainda, os retrovisores externos agora vêm com luzes indicadoras de direção e a carroceria ganhou moldura cromada na linha de cintura. E as rodas de liga leve nos tamanhos 16 e 17 polegadas são exclusivas do Vectra Next Edition.
No interior, o modelo possui um número maior de porta-objetos, espalhados por outras partes do habitáculo, como abaixo da alavanca do freio de estacionamento ou à frente da alavanca de câmbio, entre os assentos da frente.
Os tecidos das portas e o acabamento do painel apresentam novos grafismos e tonalidades. Na versão Elite, os bancos contam com novo tipo de couro, com desenho exclusivo. No quadro de instrumentos, o velocímetro exibe novo grafismo e a iluminação ficou na cor branca, tornando a leitura mais nítida.
Com relação ao motor 2.0 litros 8V Flexpower que equipa o Vectra Next Edition, a principal notícia é o aumento de 12 cavalos na potência. O propulsor entrega 140 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com álcool, e 133 cv a 5.600 rpm, com gasolina. O torque também foi elevado, para 193,1 Nm a 2.600 rpm com álcool e 185,2 Nm a 2.600 rpm com gasolina.
A otimização do desempenho veio junto com redução de consumo e emissões de poluentes. Segundo a GM, o Next Edition está 7% mais econômico do que o Vectra anterior e emite 50% menos gases na atmosfera.
As mudanças que permitiram esses resultados incluem um coletor de admissão em material plástico, dois catalisadores, coletor de escapamento em aço inox e sistema de comando de válvulas roletado de baixo atrito - que reduz o desperdício de energia.
O Vectra Next Edition será comercializado nas versões Expression e Elegance, com caixa manual ou automática; e Elite, apenas com câmbio automático. A transmissão automática, de quatro velocidades, dispõe de "Neutral Control", um recurso que, quando o veículo está parado e o pé do motorista no freio, desengata o câmbio, eliminando aquela sensação de que o carro quer continuar andando.
Matéria da edição Nº217 - Março de 2009