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Além disso, a família Palio foi agraciada e ampliada com os novos propulsores da FPT Technologies
Quando a Fiat lançou o Linea em setembro de 2008, o motor 1.9l 16v era um ponto indigesto no sedan de luxo da marca. Áspero e ruidoso, o propulsor deixava a desejar. Isso agora é passado, pois com o desenvolvimento dos motores E.torQ, a montadora italiana fez o que era previsível: equipou o sedan com o moderno 1.8l 16v E.torQ, já presente no Punto e no Idea.O novo motor deixou o Linea mais suave. Em outras palavras, mais agradável de dirigir. Com relação a potência e torque, pouco mudou. A potência máxima do antigo 1.9l e do novo 1.8l é a mesma: 132cv/130cv (etanol/gasolina), porém chega antes: a 5.250rpm ante 5.750rpm do 1.9l. O torque máximo chega na mesma rotação, mas melhorou um pouco em valores: subiu de 18,6kgfm/18,1kgfm para 18,9kgfm/18,4kgfm (etanol/gasolina). São diferenças sutis, por isso o destaque é para a suavidade do Linea 2011.
Assim como ocorreu em 2008, a Fiat fez uma versão para táxi, com 127cv de potência máxima, independente do combustível utilizado. O torque é o mesmo dos demais. Assim, quando você se deparar com um Linea LX (manual ou Dualogic), saiba que ele tem até 5cv a menos (essa diferença é por conta de uma antiga lei que limita a potência dos táxis em 127cv).
Assim, a grande alteração no modelo 2011 do Linea é o motor, uma vez que todo o resto do veículo continua o mesmo, inclusive o sistema de gerenciamento, produzido e fornecido pela Magneti Marelli.
O câmbio também continua o mesmo, com cinco velocidades à frente e uma à ré. Até as relações de marchas foram mantidas (veja ficha técnica). A suspensão dianteira é independente, do tipo McPherson, suportada por bandejas apoiada em subchassi, com barra estabilizadora, enquanto na traseira apresenta rodas semi-independentes com travessa de torção de seção aberta.
Tanto na dianteira quanto na traseira o conjunto de suspensão é formado por molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito.
Com exceção da versão para táxi (LX), os freios são equipados com sistema antibloqueante (ABS). Em todas versões, os discos são ventilados na dianteira (284mm de diâmetro) e rígidos na traseira (251mm de diâmetro), com pinças flutuantes.
Palio
Além do Linea, a família Palio também foi agraciada com os propulsores E.torQ. O hachtback compacto e o sedan Siena ganharam a versão Essence (quatro portas), com motor 1.6l 16v, em duas opções de câmbio: manual ou Dualogic.
Com 117cv/115cv de potência máxima a 5.500rpm (etanol/gasolina) e torque máximo de 16,8kgmf e 16,2kgfm (e/g), o E.torQ 1.6l 16v deixou os compactos da Fiat bastante espertos, principalmente o hacth, que pesa 981kg (manual) e 1.032kg (Dualogic). Segundo a montadora, o Palio faz de 0 a 100km/h em 9,3s, quando abastecido com etanol a 100%.
Assim, lembre-se de dar passagem, caso perceba um destes novos Palio aproximando-se depressa, pois entre os carros montados pela Fiat, apenas o Punto e o Linea com motor T-Jet superam os 9,3s do Palio (o Punto faz em 8,4s e o Linea em 8,5s).
Siena
Na segunda quinzena de setembro, a Fiat anunciou uma série especial do Siena, batizada de Sporting, equipada com diversos itens de acabamento que dão ao modelo um ar mais esportivo, como faróis com máscara negra, minissaias laterais, spoiler dianteiro e aerofólio traseiro, rodas de liga leve de 15”, entre outros detalhes.
Segundo a Fiat, o Siena Sporting recebeu ajustes de motor, câmbio (diferencial com relação mais curta) e suspensão (nova calibração de amortecedores e molas, com rebaixamento de 5mm em relação a versão Essence). Uma pena que não recebeu upgrade de motor, para o E.torQ 1.8l 16v. Com este, sim, o sobrenome Sporting estaria melhor casado.
Além do Sporting, a Fiat ampliou a oferta do Siena EL, ao equipar a versão com motor 1.4l 8v. Assim, o consumidor passa a ter disponível duas opções de Siena EL: 1.0l e 1.4l. Com isso, o consumidor passa a ter 10 versões de Siena para escolher, com preços que variam de R$ 30.030 (Fire 1.0 Flex) a R$ 48.980 (Sporting 1.6l 16v E.torQ Dualogic).
Adventure
Os modelos da linha Adventure também ganharam os novos motores E.torQ. Assim, todos os antigos 1.8l 8v Flex da parceria com a GM foram substituídos pelo novo propulsor produzido em Campo Largo (PR), na antiga fábrica da Tritec.
Os modelos agraciados foram a Weekend, a Strada e a Doblò, este último também conta com versões Cargo e HLX com o E.torQ 1.8l. Vale ressaltar que as versões com motor 1.4l da Weekend, Strada e Doblò permanecem no mercado.
Isso faz pensar por que a Fiat não ampliou um pouco mais a gama e lançou estes modelos com motor 1.6l 16v E.torQ. Deve ser pelo mesmo motivo que deixou de fora o E.torQ no Palio e no Siena. De qualquer forma, isso deve estar nos planos futuros da montadora, apesar de ninguém confirmar.
Um detalhe importante a respeito dos motores E.torQ (1.6l e 1.8l) é que no ano que vem devem passar por uma nova calibração, pois os lançados este ano são OBDBr1 e, em 2011, todos os veículos comercializados no Brasil deverão obedecer a norma OBDBr2, que traz como principal característica a segunda sonda lambda, pós catalisador.