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O evento, realizado em pleno domingo de Páscoa, contou com a presença de 30 reparadores, de diversas regiões do Brasil
O diretor Técnico da Brasil Automático, Carlos Napoletano, falou sobre os requisotos para montar uma oficina
Dias antes da Automec, um grupo de reparadores decidiu passar a Páscoa longe da família para trocar informações sobre o que mais gostam: transmissão automática. Assim, foi em clima de feriado prolongado que a Brasil Automático, empresa dedicada em oferecer cursos avançados de reparação de câmbio automático, reuniu em São Caetano do Sul, SP, cerca de 30 profissionais, dos quatro cantos do País, para o 1º Fórum de Reparadores de Câmbio Automático do Brasil.
O tema que dominou o dia foi gestão de oficinas. Assim, o gerente de Projetos do jornal Oficina Brasil, Ernesto de Souza, abriu o evento destacando o crescente número de vendas de veículos com transmissão automática nos últimos anos. “Hoje, cerca de 10% da frota de 26 milhões de veículos possui câmbio automático”, afirmou Souza, ao listar mais de 70 modelos de veículos com câmbio automático, vendidos atualmente no mercado brasileiro.
O aumento de oferta e consumo deste tipo de transmissão foi, portanto, um dos motivos da realização do fórum. Se os prognósticos estiverem corretos, haverá muito trabalho para poucos profissionais realmente capacitados. Estes 30 são, assim, exemplo e, para dar conta do recado, será preciso que estejam preparados não só técnica, mas, também, estruturalmente.
Dessa forma, o sócio-proprietário da Mecânica do Gato, César Garcia Samos, ministrou palestra sobre Gestão de Oficinas Mecânicas, tomando como exemplo a própria empresa, que há anos é certificada pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). Na apresentação, Samos destacou aspectos organizacionais e administrativos, além do gerenciamento dos recursos humanos da oficina, com ênfase ao treinamento e procedimentos de atendimento.
Sem fugir do tema, o diretor Técnico da Brasil Automático, Carlos Napoletano, explicou os requisitos básicos necessários para se montar uma oficina padrão de reparo de transmissão automática, com descritivo de equipamentos e ferramentas, e propostas de leiaute. Napoletano voltou a lembrar o aumento da frota com câmbio automático, que evoluiu de 30 mil veículos na década de 1960 para aproximadamente 2,6 milhões nos dias atuais.
Na sequência, o também diretor da Brasil Automático, Belino Baliana Neto, ministrou palestra sobre a importância do atendimento ao cliente, com apresentação de pesquisa que revelou como se perde um cliente. Em 68% dos casos ocorre porque os clientes estão insatisfeitos com a atitude do pessoal (má qualidade do serviço).
Como a pauta era gestão, o IQA não podia ficar de fora. O auditor técnico, José Palácio, e o gerente de Marketing, Alexandre Xavier, apresentaram o que é a certificação de oficinas, assim como as vantagens e benefícios. Em suma, com a certificação, o reparador tem o negócio sob total controle, podendo assim gerenciá-lo de forma otimizada e oferecer preços mais competitivos com elevada rentabilidade.
Para finalizar o evento, o diretor Técnico da Brasil Automático, Carlos Napoletano, voltou à cena para ministrar a parte técnica do fórum, em que ressaltou dicas de novos câmbios, como os que equipam o Honda New Civic (SLBA) e o Ford Fusion (FNR5).