Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Nem só de novidades é feito o Salão do Automóvel. Em sua 27ª edição, o evento reuniu além de consumidores e apaixonados por veículos, reparadores que foram prestigiados por algumas montadoras que buscam aproximação com este público.
A Montadora francesa Peugeot, que teve como grande destaque o modelo 208, abriu as portas do seu estande no salão do automóvel e recebeu, em coquetel na sala vip, reparadores independentes convidados pelo Oficina Brasil. Estiveram presente diversos profissionais acompanhados de suas famílias e durante algumas horas, foram recebidos por executivos da montadora. “Este é um momento especial, onde estreitamos relacionamento com os reparadores da rede independente. Sabemos da ligação que há entre eles e os consumidores finais e queremos ter essa aproximação, pois muitos dos nossos carros já circulam em oficinas”, comenta o diretor de peças e serviços, Oswaldo Novais. Cada vez mais as fabricantes de automóvel entendem que o reparador independente é formador de opinião junto ao consumidor de automóveis e que a recomendação da marca por parte destes profissionais, gera lucratividade. “O que queremos e precisamos é da disponibilização de informações técnicas, além da disponibilidade de peças para a manutenção”, afirma Pedro Scopino, da Auto Mecânica Scopino.
A Fiat também recebeu em seu estande para uma seletiva festa, os reparadores da sua campanha “Insuperáveis”, onde ao comprar peças e acessórios nas concessionárias, o profissional cadastra suas notas e ganha prêmios. Conhecida na reposição pela sua proximidade com o reparador independente, a Fiat possui o site reparador fiat, onde disponibiliza informações técnicas e catálogo de peças aos reparadores. Durante o encontro, executivos da marca comentaram o recente resultado da pesquisa realiza pela CINAU, Central de Inteligência Automotiva, onde a Fiat foi escolhida pelos participantes da pesquisa como sendo parceira da oficina, concluindo que este é o resultado de um longo trabalho de aproximação e respeito com o aftermarket.
Lançamentos e Atrações
Algumas novidades expostas tiraram o folego dos participantes da feira. Entre chineses, que buscam seu espaço no mercado brasileiro, a JAC foi quem surpreendeu. Com seu modelo T140, a montadora estreia no mercado de comerciais leves. Mas o que realmente chamou atenção foi o modelo J3 Sport, primeiro bicombustível da marca. Desenvolvido em parceria com a Delphi na China e no Brasil, o sistema JetFlex elimina o tanque suplementar de gasolina para partida a frio e terá motor 1.5 de 125 cv (gasolina) ou 127 cv (etanol). Já o J2, possui motor 1.4, com comando de válvulas variáveis. O que notamos foi que o espaço para o reparador trabalhar está bem reduzido, com exceção de troca de óleo e filtro de ar, para a troca de correias e acessório é bem complicado o acesso, pois está embaixo da tubulação do ar condicionado e coxim direito do motor. Todas as manutenções terão que ser feitas por baixo do carro, erguendo-o no elevador. O ponto positivo é que, assim como os outros modelos da marca, há tradução em português para cada função.
A Chevrolet apresentou novidades como o Ttrailblazer e o Ônix, este último com a transmissão automática de seis velocidades, GF6, a mesma utilizada nos modelos Cruze sedã, Cruze Sport6 e Sonic, e os novos motores SPE/4, nas versões 1.0 e 1.4 litro, flexfluel. Além de outros modelos bem conhecidos da marca e é claro, o Camaro, exposto no estande.
Já a Volkswagen apresentou modelos como Amarok Canyon, Buggy Up e GT Up, Cross Coupé, E-Bugster, Novo Fusca, Gol 2 portas (tão aguardado pelo mercado) e Jetta hybrid. Além da Taigun, SUV de quatro lugares, equipado com novo motor 1.o l TSI (turbo com injelão direta de gasolina) de 81 KW/110 cv (a 5.000 rpm).
A Toyota exibiu o Etios, desenvolvido especialmente para o mercado nacional. Também apresentou o hibrido Prius e o Corolla XRS, mirando consumidores mais jovens, devido as ao visual mais arrojado.
No estande da Citroën, a grande atração foram os modelos DS, incluindo DS3, DS4 e DS5.
Na Cherry, destaque para o elétrico S-18, que promete 50km/h em até 7 segundos. Utiliza bateria de lítio, que permite, segundo a montadora, autonomia de 120 km. Hyundai apresentou o HB20X, versão crossover do HB20, além da Nova Santa Fé, novo i30, e Tucson e Elantra flex.
A Renault mostrou, entre outros, seus lançamentos, Novo Clio e Fluence GT, primeiro Renault com motor turbo. Na fiat, destaque para o Fiat 500 Cabrio, Com motor 1.4 MultiAir 16 válvulas de 105 cv de potência a 6.250 rpm e torque máximo de 13,6 kgfm a 3.850 rpm, mais câmbio automático de seis marchas, o modelo é o primeiro conversível da montadora.