Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Ousado. Esta palavra define bem o perfil do casal Celso Donizete da Silva e Maria de Lourdes de Souza à frente da Comando Autopeças, rede de cinco lojas de varejo e uma distribuidora, todas localizadas em Brasília, no Distrito Federal. Ao completar 25 anos de mercado, o empreendimento é ponto de referência para reparadores e fabricantes de autopeças na região Centro-Oeste do País.
A fórmula para conquistar e manter o sucesso, segundo Silva, é se antecipar ao mercado, com tomadas de decisões rápidas, baseadas em informações sobre onde o cliente está e o que ele quer. “O relacionamento com o cliente e com o fornecedor é muito importante”, afirma.
Tendo isso quase como um lema, a Comando realiza diversos eventos com clientes e fornecedores, sempre em clima de festa. Tanto que a página Eventos do site da empresa, na internet, é repleta de fotos, fruto das diversas campanhas promocionais efetuadas todos os anos. Uma delas, ocorrida em abril do ano passado, reuniu 340 pessoas, entre clientes, fornecedores e colaboradores, no autódromo de Brasília, e distribuiu mais de R$ 100 mil em prêmios.
Assim, não é à toa que a Comando é hoje um dos mais importantes comércios de autopeças do Centro-Oeste. Da pequena loja tocada pelo casal, no início, hoje conta com 400 colaboradores diretos, abastece o mercado de reposição com 43 mil itens de 308 fornecedores. A carteira de clientes é formada por 3.600 oficinas mecânicas ativas, mais de 100 centros automotivos e todas as locadoras de veículos da região.
“O atendimento sempre foi o principal foco de atenção, assim como na diversificação dos produtos. Com isso fomos crescendo aos poucos”, conta o empresário. Para atender bem, com qualidade e agilidade necessária, Silva revela que foi uma das primeiras autopeças de Brasília a se informatizar, processo que até hoje é considerado uma prioridade na empresa.
Mais ousadia
O fato de a Comando ser um sucesso não significa que o perfil ousado diminuiu. Quando a crise financeira internacional bateu à porta do mercado em geral, Silva foi às compras, enquanto a concorrência reduzia estoques. “Para nós, a crise foi uma oportunidade”, diz.
Como resultado, obteve aumento de 18% no faturamento e 27% no volume de vendas, em 2009, em relação a 2008, além de investir na renovação da fachada das lojas para oferecer mais conforto aos clientes.
Investimentos
De olho no futuro, Silva conta os planos para 2010 são de expansão da rede, e pretende abrir duas novas unidades, uma em Brasília e outra fora. “O cliente não quer mais andar tanto para comprar, então temos de ir ao encontro dele”, afirma. Além disso, revela que tem planos de expandir os negócios para as regiões Norte e Nordeste.
Para os próximos 25 anos, o objetivo é preparar as gerações futuras para dar continuidade ao trabalho iniciado por ele e a esposa.
Comemoração
Para comemorar os 25 anos de empresa, Silva prepara uma grande comemoração. No dia 25 haverá apenas um coquetel para os fornecedores e, depois, em outras datas, para funcionários e clientes.