A Alcoa Wheels and Transportation Products, que produz e comercializa produtos para a indústria automotiva, equipará com rodas forjadas de alumínio o Chevy Volt, novo veículo elétrico da General Motors.
O Chevy Volt da General Motors tem autonomia para rodar até 74 quilômetros com propulsão elétrica, sem utilizar gasolina nem emitir gases. A eliminação de peso desnecessário do veículos foi o principal objetivo da GM ao adotar as rodas de alumínio forjado da Alcoa, a fim de ampliar a autonomia do automóvel.
A Alcoa esteve empenhada no projeto, engenharia e técnicas de produção das rodas, para aumentar sua resistência e durabilidade, assegurando também a redução de seu peso. As rodas de alumínio forjado da Alcoa são mais duráveis, sendo também mais de 20% mais leves que as rodas de alumínio fundido, além de serem duplamente mais resistentes.
As rodas mais leves não só contribuem diretamente para a redução de emissões e do consumo de combustível, como também melhoram o desempenho e eficiência da dirigibilidade. Como a energia utilizada para acelerar e desacelerar a roda é menor, os componentes do conjunto, como freios, direção e suspensão, podem ser menos volumosos, o que também contribui para economia de combustível e redução da emissão de gases.
A General Motors apresentou a versão de produção do Volt durante as comemorações do centenário da montadora, em Detroit. A expectativa é de que o veículo comece a ser fabricado no final de 2010.