Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Nesse ano de 2009, apesar de termos uma Automec mais enxuta com a ausência de alguns tradicionais expositores, conseguimos ter uma feira de alto nível. Muitas novidades surgiram para as pequenas, médias e grandes empresas de reparação e pinçamos os destaques que na nossa visão foram as mais interessantes e merecem ser ressaltadas.
Começamos por falar sobre algumas novidades apresentadas pela Alfatest, tradicional fabricante de equipamentos de diagnóstico. Destaca-se a nova versão do seu scanner chamado Kaptor Evolution.
Trata-se de um equipamento com uma tela de 7” com tecnologia touch screen onde além do diagnóstico, outras funções estão agregadas como multimídia, calendário, conversor de valores, bloco de notas etc. Outra novidade trazida por eles foi o Multijet Diesel CTU1100, equipamento projetado para teste e limpeza de injetores Common Rail tanto do tipo eletromagnético como também piezoelétrico. Há também a possibilidade de se agregar um módulo para teste das unidades EUI/UI/EUP/UP. Além disso, a empresa mostrou inovações como as estações de serviço para reciclagem de ar-condicionado tanto para automóveis (Ecold 6635), como para veículos pesados (Ecold 7030). São equipamentos totalmente automatizados utilizados em sistemas com R134a que vem acompanhados de impressora.
Outra empresa que também merece destaque é a pioneira Tecnomotor.
Consultor do jornal Oficina Brasil explica como usar o analisador de gases da Napro. Nos detalhes, os novos equipamentos da Tecnomotor e Alfatest
Neste ano ela trouxe várias novidades, mas sua aposta está em oferecer ao reparador um pacote completo de soluções para o segmento de Diesel, não só para as oficinas que recebem veículo pesados, como também dar a oportunidade para os reparadores de oficinas leves, que recebem utilitários, em abraçar esse mercado que cresce a cada mês. Destacam-se para o fim de diagnóstico a versão Diesel do já conhecido TM531 – Rasther II e a novidade TM535 Rasther i + constituída de uma interface conectada a um PC que pode se comunicar através de porta RS 232, USB ou Bluetooth. Uma de suas características é a diminuição de conectores devido a uma tecnologia de chaveamento digital. Para emissões podemos destacar o TM138 Opacímetro que opera com alimentação 12 v e o TM137 – Smoke Panel equipamento que substitui o computador e a impressora no uso de opacímetros; é um equipamento portátil onde todo o processo de ensaio pode ser realizado na posição do motorista. A ambos pode ser acoplado o TM529 , um tacômetro que pode ser alimentado externamente ou por pilhas e funciona por vibrações. Por último destacamos o TM507 –Diesel Injector Test que é um equipamento de teste para válvulas injetoras dos sistemas Diesel Common Rail tanto do tipo solenóide como também piezoelétricas. Pode-se nela testar também as válvulas reguladoras de pressão.
Por último não podemos deixar de citar a também competente e respeitada Napro. Ela veio com uma proposta de destacar sua linha de equipamentos para emissões, além da última versão do seu scanner. Destacam-se o analisador PC- Multigás infravermelho para CO, CO2, HC, O2 e NOx com leitura Lambda e AFR que traz como acessório um captador para gases de motocicletas e o Opacímetro de Fluxo Parcial portátil que pode ser utilizado com notebook. Quanto ao seu equipamento de diagnóstico, o PC-SCAN, agora na versão 3000 está apto a utilizar porta USB e também a plataforma Windows.
É importante destacar que muitos pequenos expositores se fizeram presente aproveitando a oportunidade da ausência de antigos grandes expositores, e nem por isso a maior feira do setor perdeu seu brilho. Esperamos que na próxima edição eles retornem e somados aos novos integrantes teremos um evento ainda melhor.
Até a próxima.
Matéria da edição Nº219 - Maio de 2009