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A perua aventureira Space Cross chega ao mercado

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Murillo Miranda
16 de setembro de 2011

 

A Volkswagen lança, neste mês, o Space Cross, versão aventureira de sua perua familiar, ampliando a gama de modelos aventureiros leves que inclui o CrossFox e a Saveiro Cross.

No exterior, o lançamento segue a nova identidade visual da marca, adotando o estilo mundial de grade com dois filetes pretos e faróis em forma de trapézio. O para-choque dianteiro conta com uma grande entrada de ventilação, tipo colmeia, com dois faróis auxiliares nas extremidades. Estes faróis cumprem dupla função, servindo como luz de neblina e de longo alcance. Os faróis principais são construídos com parábola dupla e estão localizados de forma a seguir a linha dos vidros, dando a impressão de maior volume ao carro.

As laterais contam com um largo friso plástico, com o nome do modelo gravado, além de caixas de rodas e estribos nas portas, todos pintados na cor cinza. As “rodas de liga leve de 15” também são pintadas da mesma cor e possuem desenho exclusivo. O rack de teto, na cor preta, contribui para criar um perfil curvilíneo, que é complementado pelo aerofólio fixado no alto da tampa do porta-malas. Desta forma, foi possível obter, mesmo com um veículo mais alto, um coeficiente aerodinâmico (Cx) mais baixo, de 0,346, menor que o da versão tradicional, que é de 0,370.

A traseira teve o desenho das lanternas redesenhado, ficando bem similares ao de outras peruas da marca, além de receberem máscaras negras. O para-choque também foi alterado e incorpora faixas reflexivas, luz de neblina e um friso decorativo.

Os bancos receberam novo revestimento, com novo padrão e com a palavra “Cross” gravada nos encostos. No painel, as principais modificações foram os apliques de aço escovado ao redor dos mostradores e nas manoplas, nova textura dos plásticos e as pedaleiras de alumínio.

O porta-malas manteve o excelente espaço, com 430 l, podendo chegar a 527 l quando os bancos traseiros são deslocados para frente, ao passo que a variedade de porta objetos continua, inclusive a gaveta sob o banco dos passageiros.

MECÂNICA TRADICIONAL

Mecanicamente, o Space Cross mantém a mesma base do restante da linha VW, contudo, a suspensão foi modificada para se adequar ao estilo do carro. Enquanto suspensão dianteira aumentou 33 mm, a traseira aumentou 35 mm, sendo 5 mm em ambas apenas pelo novo perfil dos pneus, que agora são 205/55.

A bitola foi ampliada em 33 mm na dianteira e 23 mm na traseira, melhorando a estabilidade, apesar de ser um veículo mais alto. Para manter a segurança, os discos de freio dianteiros foram substituídos por modelos maiores, de 280 mm, e o sistema conta com ABS de série.

O motor continua sendo o já conhecido EA111 VHT, com 1.6 l e 104 cv, quando abastecido com etanol. As opções de câmbio disponíveis são a versão manual, equipada com a caixa MQ200, e a ASG, com embreagem automatizada.

Os preços que partem de R$ 57 990,00 na versão manual e R$ 60 690,00 na versão com o câmbio i-Motion.

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