Notícias
Vídeos

ORA 03: Elevando a Mobilidade Sustentável a Novos Patamares


Com o lançamento do GWM ORA 03, a mobilidade sustentável atinge um novo pico de excelência.

Por: Kaic Sales - 01 de dezembro de 2023

Agora mais um modelo eletrificado entra para o portfólio de modelos comercializados no país, e com um preço que pode ser considerado atrativo, levando em conta os veículos nessa faixa de preço, confrontando modelos já consagrados.

A marca revela que não pretende concorrer apenas com modelos elétricos e Hatch como seria de padrão na sua categoria, como por exemplo seu principal concorrente o “BYD Dolphin” que apresenta propostas similares, mas sim com todos os modelos, inclusive a combustão, que se encontram na faixa dos 150 á 200 mil reais, como exemplo os SUVs compactos: Jeep Renegade, Honda HRV e Volkswagen T-Cross que são os líderes de vendas nessa faixa.

O carro está disponível no nosso país em duas versões, Skin e GT, além de uma série especial, limitada a 200 unidades, chamada de Skin Copacabana e com esse lançamento, a GWM completa sua família de carros com opções HEV, PHEV e BEV.

Mas o que significam essas siglas?

• HEV (Veículo Elétrico Híbrido): Usa um motor de combustão interna e um motor elétrico, mas não pode percorrer grandes distâncias apenas com o motor elétrico.

• PHEV (Veículo Elétrico Híbrido Plug-in): Semelhante a um HEV, mas com uma bateria maior e a capacidade de percorrer distâncias significativas no modo totalmente elétrico, e nesse tipo a  bateria também pode ser carregada através de uma tomada de corrente elétrica, ou através de uma wallbox.

• BEV (Veículo Elétrico a Bateria): Totalmente elétrico, não possui motor a combustão e depende exclusivamente da energia armazenada na bateria para a propulsão.

A escolha entre esses tipos de veículos depende das necessidades individuais, incluindo a distância média percorrida, a disponibilidade de infraestrutura de recarga e as preocupações ambientais.

Esportividade e Autonomia 

 

Com uma bateria de última geração e otimização de energia inteligente, o ORA 03 redefine a autonomia elétrica. Os motoristas podem explorar mais longe sem preocupações, confiantes de que estão contribuindo para um futuro mais limpo e sustentável, sem sacrificar a conveniência.

Com design esportivo e original, o Ora foi projetado para oferecer novas experiências de dirigibilidade, segurança, customização e personalização em um único veículo. As três versões são equipadas com o mesmo motor elétrico, localizado no eixo dianteiro, que oferece 171 cv de potência e 250 Nm de torque, com isso o modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos.

A principal diferença entre as versões está na capacidade energética da bateria. No Ora 03 Skin (e, também, no Skin Copacabana), a bateria é de 48 kWh. Na opção GT, é de 63 kWh, proporcionando maior autonomia ao veículo. Os modelos podem ser carregados de 10% a 80% entre três e cinco horas com carregadores de corrente alternada (AC) ou 30 a 40 minutos na corrente contínua (DC). A autonomia do carro é de 310 quilômetros nas versões Skin e 400 quilômetros na GT, no ciclo WLTP.

Segurança virou destaque 

O Ora 03 conquistou a nota máxima (cinco estrelas) nos testes do Euro NCAP e foi apontado pela associação como o veículo mais seguro da sua categoria comercializado na Europa, além de possuir o maior nível de segurança da categoria e condução semiautônoma no nível 2+ (ADAS – Advanced Driver Assistance System).

Para promover uma condução semiautônoma e extremamente segura, o modelo é equipado com um radar frontal de curto, médio e longo alcances e cinco câmeras (para-brisas, para-choque dianteiro, para-choque traseiro e uma em cada retrovisor), obtendo assim os seguintes sistemas de segurança: 

• Piloto automático inteligente: Stop & Go, Controle de Cruzeiro Inteligente, Smart Cornering (ajusta a velocidade do veículo de acordo com o ângulo da curva), Smart Dodge (Desvio Inteligente de Caminhões), Alerta, Manutenção e Centralização de Faixa;

• Sete airbags, sendo o primeiro carro da categoria com airbag central (entre os bancos dianteiros);

• Alerta e Frenagem Autônoma de Emergência (AEB - Auto Emergency Breaking), capaz de reconhecer pedestres, ciclistas e motos. A versão GT traz ainda frenagem de tráfego cruzado;

• Assistente ativo de ponto cego que alerta e ajuda a evitar acidentes em troca de faixas e ainda conta com alerta de abertura de portas após o carro estar estacionado e desligado, com reconhecimento de carros, ciclistas e motos;

• Reconhecimento de placas de velocidade com alerta de excesso de velocidade;

• Visão 360° com nove modos de visualização gerados por meio de cinco câmeras.

Para o estacionamento do veículo, a versão Ora 03 GT é equipada com 12 sensores e o Assistente de Estacionamento Automático (Full Parking Assist). O modelo esportivo traz ainda o Smart-Start, não havendo necessidade de apertar o botão “start” para ligar o carro, além de alerta e frenagem autônoma de emergência de tráfego cruzado dianteiro.