Notícias
Vídeos
Comunidades Oficiais

Formando mão de obra


Como podemos solucionar o problema da falta e verdadeiro apagão da mão de obra na reparação automotiva? Formando nova e qualificada mão de obra, dentro de casa! Ou seja, devemos fazer parte do processo de formação!

Por: Pedro Luiz Scopino - 07 de março de 2024

Não é algo novo, nem aplicado apenas no setor automotivo. É uma questão de formação de pessoas e profissionais, principalmente no setor de serviços, a mão de obra, ou melhor escrevendo, a falta de mão de obra. O mercado está tão carente de profissionais, quem nem mecânico ruim consegue ficar desempregado, imaginem então a dificuldade de se encontrar um bom! É quase impossível!

Está faltando mão de obra em sua região?

Nos últimos anos, principalmente após e até mesmo durante a pandemia, o preço dos carros zero quilômetro subiram demais, e isso reflete diretamente nas oficinas independentes, pois quanto mais caro o carro novo, maior é a dificuldade para trocar de veículo e mais se investe em manutenção preventiva ou corretiva no patrimônio que o cliente já possui. É mais barato e seguro cuidar do carro usado ou seminovo a investir muito e até mesmo em financiamentos para um carro novinho. E as oficinas estão podendo crescer, com novos e maiores espaços físicos, uma reforma e ampliação, mais elevadores para aumentar a produtividade, e maior a necessidade de contratação, e então temos uma falta perceptível de encontrar mão de obra.

Qual caminho devemos seguir para as gerações futuras?

Primeiro, o assunto é valorização, com maiores salários, ganhos mais atrativos, pois se for para pagar pouco, terá poucos interessados nas vagas anunciadas. Então ter um plano de carreira de uma oficina forte, pode fazer muita diferença no desejo do colaborador escolher por trabalhar com você, e mais ainda, desejo de ficar! Hoje há muito assédio de oficinas maiores, ou até mesmo concessionárias, em buscar pessoas já bem treinadas e que trabalham em oficinas pequenas ou médias, e esse assédio começa com um salário bem mais alto. Portanto, faça ações, ou crie benefícios, que criem o desejo ou mesmo necessidade, para não perder um colaborador.

Formação de base é um caminho forte e seguro

Uma das soluções que conseguimos implantar recentemente é a formação de pessoas dentro da própria oficina. Com uma escola dentro da própria empresa. Assim às 18 horas fecha a oficina, e às 18:30 horas abre a escola. E com muitos alunos sendo formados, temos a possibilidade de recrutamento de alguns para a nossa empresa, e mais ainda para o mercado absorver.

Uma outra formação de base que fazemos é estar sempre com um ajudante por mecânico produtivo. Assim teremos mecânicos mais produtivos, já que tem um ajudante quase que particular, teremos uma boa mão de obra bem treinada, dentro de casa mesmo, sem vícios, sem padrões externos.

CONCLUSÃO

Formar e fazer um profissional para o mercado deve ser um pensamento muito positivo dentro da cabeça dos gestores e gestoras do Brasil. Transformar um auxiliar de mecânico nível C em mecânico nível A é algo transformador dentro de uma empresa com pensamentos fortes. E este profissional pode não ficar por toda a vida na sua empresa, e está tudo bem também, afinal de contas o mercado é aberto e muitos podem querer ter outras experiências ou até mesmo ter carreira solo, ou seja, abrir a sua própria empresa. O que sempre uso como referência é melhor ter funcionários que recebem treinamentos e são bem produtivos e eles saírem no futuro, a ter pessoas que ficam comigo durante anos ou até décadas, mas não são treinadas e são improdutivas. E a melhor coisa que pode acontecer é a palavra gratidão, quando você forma pessoas e principalmente quando é o primeiro professor ou o que primeiro deu a chance para trabalhar e aprender, esta pessoa será eternamente grata a você, marcando a sua participação na vida profissional de quem você fez parte da formação.

Pensem nisso! Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor. Transforme a sua empresa em uma oficina forte! Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!