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A transmissão automática de 6 marchas ZF Ecolife foi um dos principais destaques no test-drive do ônibus Mercedes-Benz Citaro com motorização traseira Euro 6 da revista alemã especializada OMNIBUSREVUE.
Ao analisar a transmissão em sua edição de junho, a revista considerou os seguintes itens: operação; regulagem automática; processos de troca de marcha; e desempenho ao auxiliar a condução. A ZF Ecolife recebeu nota 10 em todos os quesitos, fechando com o total de 40 pontos.
A reportagem da OMNIBUSREVUE diz que parece que se chegou ao limite com uma transmissão de 6 marchas para ônibus. Mas com tal configuração é possível rodar sempre na marcha ideal. Quando se chega à quarta marcha, as duas seguintes entregam ainda mais velocidade – sempre de forma muito econômica e confortável, pois as trocas de marcha quase não são perceptíveis.
A tradicional publicação avaliou em sua edição de junho o veículo que conquistou no ano passado o título de “Bus of the Year 2013”. O test-drive foi realizado na capital alemã Berlin, que segundo a revista, é um dos lugares mais difíceis para ônibus urbanos, com muitas paradas, obras, tráfego, vias pequenas, ciclistas atrapalhando enquanto circulam na faixa de ônibus, o que é permitido, e veículos estacionados em fila dupla em locais de difícil passagem.
Com um motor OM 936 de 299 cavalos de potência e torque de 1.200 Nm, suficientes para o ônibus de 12 metros de comprimento, a revista avaliou como extremamente positiva a ausência de ruídos internos: “A potência do motor pode ser utilizada de forma otimizada quando a transmissão faz a sua parte. Nesse caso, a ZF Ecolife de seis marchas, com sua curva de torque, possuía pontos de troca de marcha muito curtos. Isto torna possível rodar em faixas de rotação menores”, diz o texto.
O teste durou cinco horas, e percorreu 57 quilômetros. Foi elogiado o conceito geral do ônibus, que deixa o motorista mais calmo e concentrado no trânsito. O Mercedes-Benz Citaro foi considerado uma “obra-prima”, pois entregou o que a fabricante prometeu: a redução do consumo de combustível foi de aproximadamente 5% em relação ao Citaro da geração anterior. De um total possível de 300 pontos, o veículo conquistou 277, ficando próximo da perfeição.