Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. ZF Ecolife ganha nota máxima em test-drive feito por revista alemã especializada em ônibus

ZF Ecolife ganha nota máxima em test-drive feito por revista alemã especializada em ônibus

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
08 de agosto de 2013

noticia010808A transmissão automática de 6 marchas ZF Ecolife foi um dos principais destaques no test-drive do ônibus Mercedes-Benz Citaro com motorização traseira Euro 6 da revista alemã especializada OMNIBUSREVUE.   

Ao analisar a transmissão em sua edição de junho, a revista considerou os seguintes itens: operação; regulagem automática; processos de troca de marcha; e desempenho ao auxiliar a condução. A ZF Ecolife recebeu nota 10 em todos os quesitos, fechando com o total de 40 pontos.

A reportagem da OMNIBUSREVUE diz que parece que se chegou ao limite com uma transmissão de 6 marchas para ônibus. Mas com tal configuração é possível rodar sempre na marcha ideal. Quando se chega à quarta marcha, as duas seguintes entregam ainda mais velocidade – sempre de forma muito econômica e confortável, pois as trocas de marcha quase não são perceptíveis.

A tradicional publicação avaliou em sua edição de junho o veículo que conquistou no ano passado o título de “Bus of the Year 2013”. O test-drive foi realizado na capital alemã Berlin, que segundo a revista, é um dos lugares mais difíceis para ônibus urbanos, com muitas paradas, obras, tráfego, vias pequenas, ciclistas atrapalhando enquanto circulam na faixa de ônibus, o que é permitido, e veículos estacionados em fila dupla em locais de difícil passagem.

Com um motor OM 936 de 299 cavalos de potência e torque de 1.200 Nm, suficientes para o ônibus de 12 metros de comprimento, a revista avaliou como extremamente positiva a ausência de ruídos internos: “A potência do motor pode ser utilizada de forma otimizada quando a transmissão faz a sua parte. Nesse caso, a ZF Ecolife de seis marchas, com sua curva de torque, possuía pontos de troca de marcha muito curtos. Isto torna possível rodar em faixas de rotação menores”, diz o texto.

O teste durou cinco horas, e percorreu 57 quilômetros. Foi elogiado o conceito geral do ônibus, que deixa o motorista mais calmo e concentrado no trânsito. O Mercedes-Benz Citaro foi considerado uma “obra-prima”, pois entregou o que a fabricante prometeu: a redução do consumo de combustível foi de aproximadamente 5% em relação ao Citaro da geração anterior. De um total possível de 300 pontos, o veículo conquistou 277, ficando próximo da perfeição.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil