Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. ZF Ecolife ganha nota máxima em test-drive feito por revista alemã especializada em ônibus

ZF Ecolife ganha nota máxima em test-drive feito por revista alemã especializada em ônibus


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
08 de agosto de 2013

noticia010808A transmissão automática de 6 marchas ZF Ecolife foi um dos principais destaques no test-drive do ônibus Mercedes-Benz Citaro com motorização traseira Euro 6 da revista alemã especializada OMNIBUSREVUE.   

Ao analisar a transmissão em sua edição de junho, a revista considerou os seguintes itens: operação; regulagem automática; processos de troca de marcha; e desempenho ao auxiliar a condução. A ZF Ecolife recebeu nota 10 em todos os quesitos, fechando com o total de 40 pontos.

A reportagem da OMNIBUSREVUE diz que parece que se chegou ao limite com uma transmissão de 6 marchas para ônibus. Mas com tal configuração é possível rodar sempre na marcha ideal. Quando se chega à quarta marcha, as duas seguintes entregam ainda mais velocidade – sempre de forma muito econômica e confortável, pois as trocas de marcha quase não são perceptíveis.

A tradicional publicação avaliou em sua edição de junho o veículo que conquistou no ano passado o título de “Bus of the Year 2013”. O test-drive foi realizado na capital alemã Berlin, que segundo a revista, é um dos lugares mais difíceis para ônibus urbanos, com muitas paradas, obras, tráfego, vias pequenas, ciclistas atrapalhando enquanto circulam na faixa de ônibus, o que é permitido, e veículos estacionados em fila dupla em locais de difícil passagem.

Com um motor OM 936 de 299 cavalos de potência e torque de 1.200 Nm, suficientes para o ônibus de 12 metros de comprimento, a revista avaliou como extremamente positiva a ausência de ruídos internos: “A potência do motor pode ser utilizada de forma otimizada quando a transmissão faz a sua parte. Nesse caso, a ZF Ecolife de seis marchas, com sua curva de torque, possuía pontos de troca de marcha muito curtos. Isto torna possível rodar em faixas de rotação menores”, diz o texto.

O teste durou cinco horas, e percorreu 57 quilômetros. Foi elogiado o conceito geral do ônibus, que deixa o motorista mais calmo e concentrado no trânsito. O Mercedes-Benz Citaro foi considerado uma “obra-prima”, pois entregou o que a fabricante prometeu: a redução do consumo de combustível foi de aproximadamente 5% em relação ao Citaro da geração anterior. De um total possível de 300 pontos, o veículo conquistou 277, ficando próximo da perfeição.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Geral
Geral
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté