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  5. Uso de fluxograma ajuda na gestão de processos

Uso de fluxograma ajuda na gestão de processos

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
08 de outubro de 2010


Ao mapear todos os procedimentos, fica mais fácil organizar a rotina do trabalho


Cada vez mais importante em uma oficina, é o fluxograma que determina os processos em que o carro deve passar. Hoje ele é uma exigência para o bom atendimento ao cliente. Aplicado em qualquer operação, o fluxograma é essencial, pois além de orientar corretamente o caminho de trabalho, é ainda uma ferramenta que ajuda na redução do tempo, porque dentro do processo já está delineado o trabalho que deve ser feito, desde a entrada até a saída do carro.


Muito utilizado atualmente, o fluxograma direciona todo o trabalho que será realizado no veículo e mais que isso: indica os gargalos que podem ser encontrados durante a operação de reparo. “Com a sequência de operações que deve ser seguida, há melhoria na distribuição de trabalho e carga horária dentro da oficina”, explicou José Palácio, auditor do IQA (Instituto de Qualidade Automotiva).
Qualquer prejuízo no movimento do processo, como desvio de etapas, pode ocasionar perda de tempo, o que acarreta mais horas do carro dentro da oficina e mais trabalho para o mecânico. “Por isso é importante que cada um faça a sua parte, cumprindo tudo dentro do tempo determinado. Seguramente o serviço será concluído dentro do prazo”, ressaltou Palácio.


Segundo Palácio, é importante que o tempo de cada etapa seja calculado, a fim de evitar o retrabalho e a perda de tempo. “Quanto mais retrabalho, mais prejuízo. Calcular o tempo do reparo é essencial para evitar isso”, disse.                 
O IQA recomenda que o fluxograma, sempre que houver mudança no processo, deve ser corrigido e atualizado. Caso não, sugere-se que o fluxograma seja revisto pelo menos uma vez por ano. “É importante saber que o trajeto pode mudar e que deve ser verificado, com estudos do que funciona ou não dentro do previsto anteriormente”, explica Palácio.


Buscar novas ferramentas, tecnologias e produtos também ajuda na melhoria do trabalho e na execução do fluxograma. O investimento compensa, pois com novos processos há otimização no atendimento. Com equipamentos novos há melhoria na qualidade do trabalho. “É possível detectar onde deve ser investido e como pelo fluxograma de processos. Com ele podemos saber como estão os processos e onde é necessário melhoria. O investimento acaba gerando lucratividade”, explica Palácio.


Existem softwares no mercado que ensinam a fazer o fluxograma, mas o dono deve ter a consciência do andamento do trabalho dentro da oficina antes de começar. A execução deve ser iniciada com base nos processos atuais, após devem ser feitas as mudanças conforme a necessidade da oficina. É importante ainda que os funcionários sejam treinados para entender o fluxograma. “É necessário o investimento no treinamento da equipe para consciência da mudança e reconhecimento do processo do fluxograma”, concluiu Palácio.

Foco no trabalho
A Investauto, de Santa Catarina, é a única oficina certificada pelo IQA no Estado, é um exemplo de como aplicar o fluxograma dá certo. A oficina conta com o esquema de processos há quatro anos. De lá para cá, muita coisa mudou. “Passamos a dar mais focos nos trabalhos não só emergenciais e corretivos, mas também no preventivo, tudo com a ajuda dos fluxogramas”, disse o sócio-proprietário Roberto Turatti, o Billy.


Na oficina de Billy, todos os funcionários passam por treinamentos quinzenais e tudo é baseado no atendimento feito pelo fluxograma. O processo fica exposto na parede da oficina e pode ser visto pelo cliente.
O fluxograma da oficina Ivestauto tem 18 processos desde a recepção do veículo, recebimento, analise técnica, retorno ao  cliente, entre outros. “O fluxograma também dá liberdade de escolha ao cliente”, disse Billy.


Além disso, a oficina implementou um fluxograma que é usado como um check list com 137 itens. Ele é usado na manutenção preventiva dos carros. “O cliente vem fazer um check-up de freio, por exemplo, com o fluxograma a gente já olha os outros itens, principalmente os de segurança. Isso aumentou o movimento de faturamento em 25%.”, ressaltou Billy.
Para o dono da oficina, o fluxograma é o responsável por otimizar todo o atendimento. “O processo se tornou fundamental para o funcionamento da oficina”, concluiu.

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