Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Trânsito intenso pode intensificar desgaste de componentes

Trânsito intenso pode intensificar desgaste de componentes


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
02 de agosto de 2013

Com a volta às aulas, tráfego excessivo colabora para o desgaste prematuro de  velas e cabos de ignição

Com o fim das férias escolares, a NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição no mundo, faz um alerta sobre o desgaste de diversos componentes veiculares, provocado pelo trânsito congestionado dos grandes centros urbanos. Embora o carro permaneça parado, o motor continua funcionando e, com isso, a indicação de quilometragem percorrida no hodômetro não é uma referência precisa para a realização da troca de alguns itens, como as velas de ignição.

O Manual do Proprietário do veículo, em sua grande maioria, apresenta um plano de manutenção com a quilometragem recomendada para a troca das velas de ignição. As montadoras recomendam no manual que, em caso de veículos expostos excessivamente a congestionamentos, este plano deve ser reduzido pela metade. A NGK aconselha que as velas sejam removidas a cada 10 mil quilômetros para uma inspeção visual. A necessidade da troca do item pode ser confirmada com a inspeção visual dos eletrodos, realizada por um profissional de confiança.

A falta de manutenção preventiva nesses componentes pode causar falhas na ignição, acarretando defeitos como dificuldade na partida do veículo, alto consumo de combustível, irregularidades no funcionamento, falhas durante retomadas e aumento dos níveis de emissões de poluentes. Muitas vezes, esses problemas não são percebidos pelo usuário do veículo. Quando começam a ser notados, é sinal que a falha já está ocorrendo há algum tempo, podendo ocasionar danos mais sérios.

Uma vela nova possui cantos vivos que proporcionam o efeito de pontas, aumentando a ignibilidade (facilidade em saltar a centelha da vela). Com o desgaste, ocorre um arredondamento desses eletrodos, proporcionando sua folga e consequente aumento da tensão necessária para que ocorra a centelha, o que pode prejudicar vários componentes do sistema de ignição, como o rotor, tampa de distribuidor, cabos de ignição e até mesmo no transformador (bobina de ignição).

“A análise visual das velas será uma importante fonte de diagnóstico. Por meio do seu aspecto, é possível identificar diversos problemas provenientes do motor. Por este motivo, recomendamos a sua verificação periódica por um profissional de confiança”, reforça Hiromori Mori, técnico da Assistência Técnica da NGK. A empresa disponibiliza um cartaz de diagnóstico que orienta o reparador na avaliação. Este cartaz pode ser solicitado, gratuitamente, por meio do SAC 0800 197112.

A NGK do Brasil também oferece ao mercado a sua tabela de aplicação, na qual o mecânico pode consultar a instalação correta da vela, de acordo com as características do veículo que está na oficina. A tabela pode ser baixada no site www.ngkntk.com.br ou solicitada no SAC.

 
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Geral
Geral
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté