Em tempos de necessidade pela redução dos custos, consumo dos recursos naturais e emissão de poluentes, a SKF disponibiliza ao mercado uma inédita célula produtiva na unidade fabril de Cajamar – SP, que foca a repotencialização de rolamentos, mancais, polias e fusos usados, e ao mesmo tempo, inteligência para o desenvolvimento de projetos customizados. O layout foi pensado com a finalidade de agilizar e facilitar a comunicação entre as áreas inclusas na célula.
O processo de repotencialização baseia-se em um complexo procedimento de recebimento, análise, execução (serviço) e entrega (devolução) ao cliente em perfeito estado, pronto para o uso novamente. Segundo o diretor de serviços industriais Carlos Alberto Fernandes, os rolamentos que passam pelo processo necessitam ter diâmetro da pista interna de no mínimo 200mm, ou seja, ainda restrito aos rolamentos de aplicação industrial e ferroviária com considerável valor de mercado.
Hoje cerca de 80% dos fusos (equipamento de precisão, que utiliza rolamentos) recebidos para repotencialização, são provenientes das montadoras de veículos.
A tendência é a de que no futuro exista um módulo que avalie os rolamentos de menor diâmetro, como por exemplo, os da linha pesada (caminhões) e máquinas agrícolas.
A economia em valores por parte do cliente chega a 60% com a utilização deste serviço. Em casos onde a peça chega a custar 100 mil dólares, a Ixion Solution Factory torna-se uma escolha racional.
O evento teve a presença do prefeito de Cajamar, Daniel Ferreira da Fonseca, o presidente mundial do grupo Tom Johnstone , o presidente nacional Donizete Santos, entre outras personalidades do segmento.
Matéria da edição Nº219 - Maio de 2009