Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. SKF apresenta o kit de rolamentos de roda para automóveis e utilitários

SKF apresenta o kit de rolamentos de roda para automóveis e utilitários

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
23 de março de 2009
Matéria da edição Nº175 - Setembro de 2005

A SKF, líder mundial em rolamentos e vedações, apresenta o kit de rolamento de roda para automóveis e utilitários, componentes disponibilizados em conjunto para facilitar a vida do aplicador. “Esse kit possui todos os itens necessários para a montagem do rolamento, obedecendo assim rigorosamente as orientações das montadoras. Desta forma, o aplicador não corre riscos de não encontrar todos os componentes necessários à manutenção”, explica Roberto Perez, vendedor técnico da SKF.
 
Há aproximadamente uma década, a SKF lançou os kits de rolamentos de roda. Foi observado na época, que as montadoras recomendavam a substituição de alguns componentes na ocasião da troca destes rolamentos. Por esse motivo, a companhia contactou os diversos fabricantes destes componentes e resolveu adquiri-los e fornecê-los em conjunto com os rolamentos, criando então o conceito de kit no Brasil.
 
 As vantagens com esse conjunto são diversas. Além da redução de tempo do aplicador, a economia de gastos é outro grande benefício que as pessoas têm, já que custa mais barato comprar todo o conjunto do que todos os componentes separadamente.Além disso, em todos os kits da SKF, todos os componentes que acompanham os rolamentos são originais e homologados pelas montadoras, resultando numa confiabilidade maior na aplicação do produto. “Os kits abrangem aplicações em 96 % da frota circulante brasileira, tornando difícil encontrar no Brasil um veículo onde o conjunto não possa ser utilizado”, conclui o executivo.
 

Cuidados Especiais

 
Os rolamentos são muito resistentes dinamicamente. Porém, quando parados, os mesmos são extremamente sensíveis a qualquer esforço através dos corpos rolantes. Desta forma, é fundamental que o tambor seja girado na ocasião do aperto da porca, evitando que o canto dos roletes marquem a pista de rolamento.
 
Outra dica importante deve ser seguida ao retirar o rolamento usado. É fundamental observar eventuais marcas de oxidação nas superfícies dos anéis interno e externo. Essas marcas evidenciam imperfeições nos assentos destes anéis. No caso de constatação destas marcas, antes de montar um novo rolamento, recomenda-se lixar as superfícies dos assentos (Lixa 300 ou 400 embebida em querosene ou gasolina), até que seja retirada toda a camada oxidada.
 
 

Principais Cuidados com as aplicações do kit de rolamento de roda

 
1 – Nos kits que contém rolamentos de rolos cônicos, a graxa está presente com uma bisnaga de 50 gramas (a maior do mercado). Ela possui um bico rosqueável, que evita contaminação da graxa no manuseio. O produto possui altíssima viscosidade (208,6 cSt), melhorando muito a lubrificação dos rolamentos. Além disso, o uso da bisnaga facilita muito a aplicação da graxa no rolamento;
2 – VKBA 4529 – Durante o aperto da porca, existe um momento em que fica difícil girar o tambor. Neste momento, deve-se desapertar a porca de ¼ a 1/6 de volta ou até que seja possível movimentar a arruela de fixação;
3 – VKBA 4533 – O torque recomendado no aperto da porca é de 25 a 29 kgf x m. Recomendamos a utilização de tambores originais, pois neste tipo de aplicação, a largura do ressalto interno do tambor é crucial para o ajuste da folga do rolamento. Tambores de baixa qualidade estão fora da tolerância dimensional exigida pela montadora;
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil