Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A Renault se destaca entre as marcas de veículos nacionais com seis modelos classificados no menor nível de consumo de combustível. Novo Clio, Logan, Sandero, Duster, Fluence e Kangoo Express saem de fábrica com nota “A” avaliados pelo “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular” (PBEV), elaborado pelo Inmetro, com a parceria do Conpet - programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério de Minas e Energia, executado com apoio técnico e administrativo da Petrobras.
A exemplo do que ocorre com os eletrodomésticos no consumo de energia elétrica, os consumidores também podem ficar informados sobre o nível de consumo de combustível de cada veículo e podem comparar com outros modelos da mesma categoria. As versões que obtiveram nota máxima no “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular” são: Novo Clio - Authentique e Expression - 1.0 16V Hi-Power (categoria “Sub Compacto”), Sandero - Authentique e Expression - 1.0 16V Hi-Flex (categoria “Compacto”), Logan – Authentique e Expression - 1.0 16V Hi-Flex (categoria “Médio”), Fluence Dynamique 2.0 16V Hi-Flex – câmbio manual - (categoria “Grande”), Duster Dynamique 4x4 2.0 16V Hi-Flex (“Fora-de-Estrada”) e Kangoo Express 1.6 16V Hi-Flex (“Comercial Leve”).
O trabalho da equipe do Renault Tecnologia Américas (RTA) - moderno centro de engenharia certificado pelo Inmetro, o qual conta com mais de 600 profissionais, para desenvolvimento de produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano – em projetos de veículos mais econômicos e menos poluentes, está sendo evidenciado com o ótimo desempenho da marca no “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular”.
Coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), em parceria com o Conpet, o “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular”, o qual a Renault participa voluntariamente desde o início em 2009, permite que os consumidores conheçam a eficiência energética dos carros comercializados no Brasil, por meio de etiqueta afixada nos veículos, que classificam os resultados obtidos, com notas que variam de “A” (melhor classificação) até “E” (menor eficiência energética). Existem 10 categorias em função do tamanho (área projetada no solo) e do tipo do veículo (características de utilização).