A Auto Lapa é uma oficina que leva a aplicação do check list à risca. Além de angariar novos serviços, os reparadores entendem a manutenção preventiva como uma forma de proteger o cliente, evitando possíveis falhas de componentes vitais do veículo, como freios, suspensão e pneus.
Todos os veículos que chegam à oficina passam pelo check list. “Quando um carro vem para revisão por quilometragem, a gente verifica tudo, inclusive outros itens que muitos se esquecem de revisar, como sistema de iluminação, extintor e palhetas”, conta o gerente administrativo da oficina, Márcio Teramito.
Quando a oficina começou a aplicar o check list, alguns clientes gostavam de saber antecipadamente da necessidade de algum reparo, enquanto outros não recebiam bem a notícia de novos serviços. Para solucionar o problema, o departamento administrativo passou a emitir documentos separados com os orçamentos do serviço que o cliente pediu e o outro recomendado pela oficina.
Com isso, a aceitação dos clientes aumentou e tornou o processo mais natural. “Não fizemos isso à toa, é de grande importância a manutenção preventiva para a segurança do cliente e a economia com os serviços. Segurança no sentido de que o carro não vai deixar o dono na mão, além de evitar acidentes, de correr o risco de ter um problema no freio também, por exemplo”, diz Teramito.
História
O pai do gerente administrativo, Antonio Teramito, inaugurou a oficina há 43 anos, junto com o irmão. Os dois trabalhavam em outra oficina, começaram como aprendizes e resolveram abrir uma própria. Atualmente outros dois irmãos de Márcio Teramito também trabalham na oficina, mas na parte mecânica.
Márcio começou a trabalhar com o pai aos 14 anos e desse tempo para cá formou-se em Computação pela UMC (Universidade Mogi das Cruzes), mas seguiu a carreira administrativa, cursando especializações no Sebrae e em outras instituições.