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Nossa coluna completa um ano este mês e esperamos ter colaborado e agradado ao longo deste primeiro ano. Atendendo pedidos, vamos detalhar alguns pontos discutidos em nossas reuniões de um tema já citado anteriormente, mas por ser tão abrangente e também polêmico, sempre volta em nossas pautas e assim detalharemos mais um pouco nossas opiniões. Os Scanners.
Uma oficina adquiri um novo equipamento de acordo com sua necessidade, normalmente através de duas situações: ou há a indicação de um colega que já o comprou e está satisfeito, ou através de uma propaganda. O reparador entra em contato com o fabricante que direciona seu representante para atendê-la. Isso se aplica a alinhadores, frenômetros, osciloscópios, máquinas de ar condicionado etc. e também os scanners. É sobre a segunda situação, ou seja, quando da visita do representante temos que tomar uma decisão, é que vamos explanar um pouco.
Através da explanação e às vezes até mesmo de uma demonstração do representante num veículo, somando-se o que vem escrito e detalhado nos catálogos fornecidos pelo mesmo, criamos uma expectativa da eficiência do equipamento e de até onde ele resolverá nossos problemas e atenderá as necessidades. Devemos estar atentos, pois os próprios grandes fabricantes de scanners consagrados aqui do Brasil atestam que “nenhum scanner multimarca é 100% infalível e atende uma cobertura de 100% do mercado”. Fique atento, pois se algum representante garantir isso estará dando uma informação errada talvez com a ansiedade de vendê-lo. Os fabricantes sérios não treinam seus representantes para tentar concretizar uma venda com esse tipo de discurso. O que as oficinas devem fazer para saber qual scanner comprar é definir alguns pontos fundamentais:
Primeiro é efetuar um comparativo através do catálogo fornecido pelo fabricante com os scanners que a oficina já possui e comprar um equipamento com cobertura diferente dos que se possui, para somar e agregar uma cobertura maior;
Devemos analisar a frota atendida por nós, e definir também através das informações fornecidas pelo fabricante, qual equipamento se adéqua mais. Por exemplo, se nossa empresa tem um volume muito grande de carros importados, devemos comprar um equipamento com maior abrangência em importados. O mesmo serve para veículos nacionais, diesel e ciclo Otto.
Outro ponto importante que devemos estar atentos é o pós-venda que abrange desde o atendimento pelo telefone, email, manutenção e principalmente as atualizações. Fique atento e defina com o representante, antes da compra, o modelo de negócio dos equipamentos, principalmente daqueles que funcionam mediante o sistema de assinatura, para não haver surpresas futuras.
Nós, do G-15, não recomendamos o tipo de equipamento que você compra o scanner e fica amarrado, tendo de pagar assinaturas anuais para o que o aparelho não deixe de funcionar, inclusive as atualizações pagas anteriormente. Imagine que a Microsoft o obrigue pagar uma licença de uso do Windows todo ano, caso contrário seu computador não ligará mais a partir de um determinado dia. Como funciona com a Microsoft: você compra o software de uma determinada versão e no preço já está incluso um valor pela licença de uso que será eterna. Caso você queira comprar uma versão mais nova depois, pagará pela nova licença. A antiga jamais deixará de funcionar.
Voltando ao scanner, o pensamento do G-15 rege que temos que ser livres e poder escolher se queremos e se sim, quando vamos atualizar nosso equipamento de acordo com nosso caixa, e não quando o fabricante determinar, caso contrário ele deixará de funcionar.
Como última dica, fique atento também a equipamentos por sistema assinatura onde além de se pagar para ele não travar, paga-se também uma taxa extra para que ele não regrida à versão da data da compra caso algum dia você resolva não atualizá-lo mais, perdendo assim as atualizações. Defina antes com o representante como funciona. Fique atento também como será o desenvolvimento do equipamento, pois o G-15 já teve experiências no passado com fabricantes que venderam equipamentos que seriam além de multimarca, multisistemas com todas suas devidas funções, e de uma hora para outra, por decisão interna, tirou várias funções do equipamento como habilitação de sistemas air-bags, imobilizadores etc.
Boas compras e até a próxima.
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