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Saber escolher fornecedor ajuda no trabalho do dia a dia


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
09 de novembro de 2010

Cordialidade entre profissionais pode render bons frutos na oficina e para o cliente

Manter um bom relacionamento com o fornecedor dos produtos da oficina é um papel fundamental na rotina de trabalho. É importante que haja um entrosamento cordial, não somente técnico e profissional entre as partes, para que a relação comercial seja bem sucedida e que todos saiam ganhando.


O bom relacionamento tem que partir do fornecedor, porque é ele quem tem que sempre estar preocupado com o cliente. Por outro lado, o reparador deve estar preocupado com quem é o seu fornecedor.
Uma das dicas dadas pelo auditor do IQA (Instituto de Qualidade Automotiva), José Palacio, é procurar informações sobre a reputação do fornecedor na hora da negociação. “É uma avaliação inicial de procedência, com uma pesquisa no mercado, para saber se esse fornecedor inspira confiança para fechar o negócio”, explica Palacio.


O IQA prega que deve-se fazer um cadastro de avaliação dos fornecedores e que o reparador precisa se atentar de que é importante conhecer o fornecedor, para saber as vantagens, a qualidade do produto, o comportamento nos prazos de entrega.
Outra dica do IQA é manter contatos periódicos ou temporários com o fornecedor,  conhecendo o vendedor que o atende pessoalmente. O relacionamento não só com o dono, mas também com os funcionários do balcão é importante para auxílio em horas extremas. Isso acaba com o hábito do estresse na hora da reclamação.


A tendência de ter dificuldade na hora da compra ou da troca da peça é muito menor. “Um exemplo prático é na compra de peças. Se você mantém um relacionamento adequado com o atendente do balcão do fornecedor, por exemplo, quando há um problema, por menor que seja, evita um desgaste de ficar procurando com quem falar”, ressalta Palacio.
O perfeito relacionamento entre reparador e fornecedor gera fidelidade, e às vezes, por conta disso o reparador consegue preços melhores ou prazos estendidos de pagamento. “O cliente final da oficina acaba ganhando com isso também, pois não há atrasos na entrega das peças, gera atendimento de qualidade, menos estresse. Qualquer melhora vem em função de conhecer o fornecedor pessoalmente”, disse o auditor do IQA.


A Jaguarauto, em São Paulo, seguiu à risca a orientação do IQA. A oficina conta com um cadastro de mais de mil fornecedores, que é atualizado conforme pesquisas no mercado e confiabilidade no fornecedor, desde 2002.  “Nosso cadastro é informatizado e vai desde a loja de autopeça até o entregador de água. Todos prestaram serviço de alguma maneira e são confiáveis”, disse José Antonio Veríssimo – dono da oficina.


Veríssimo ressalta que as visitas feitas pelos fornecedores à oficina também são uma maneira de se manter um relacionamento. “Temos uma relação cordial. Em alguns casos, consegue-se benefícios e isso acaba ajudando na negociação com o cliente final. Se acontece algo, conhecendo o vendedor, sabemos de quem cobrar na hora do problema”, afirma.

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