Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Renault lança sedan médio Fluence

Renault lança sedan médio Fluence


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alexandre Akashi
13 de dezembro de 2010

O modelo chega para substituir o Mégane; o motor é o 2.0l 16v flex do Nissan Sentra, assim como o câmbio CVT, porém com algumas pequenas alterações.

O carro é novo, afinal, a Renault realizou a avant-premier do Fluence no Salão do Automóvel, no mês passado. Porém, como foi adiantado na edição passada, o motor é o mesmo do Nissan Sentra: um 2.0l 16v flex com CVVT (comando de válvulas variáveis) que rende bons 143cv/140cv (etanol/gasolina) a 6.000rpm de potência máxima e torque máximo de 20,3mkgf/19,9mkgf (e/g) a 3.750rpm.


O câmbio também. Trata-se de um CVT muito parecido com o que é encontrado no Nissan, porém com um aperfeiçoamento técnico que faz muita diferença: seis programações de marchas (opcional na versão Dynamique e de série na Privilége). Na prática, o motorista pode utilizar as relações pré-estipuladas ou conduzir o veículo como um CVT normal, com relações de marchas infinitas.
Na versão de entrada (Dynamique), a transmissão de série é manual, mecânica de seis velocidades à frente e uma à ré, muito bem escalonada. Ainda sob o capô, o motor tem distribuição de força por corrente, taxa de compressão de 10,2:1 e cilindros com diâmetro e curso de 84mm x 90,1mm.

Undercar
Na dianteira, a suspensão é do tipo McPherson, com rodas independentes, bandeja triangular, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos. Na traseira, eixo rígido com barra estabilizadora integrada molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos.


O sistema de freios é a disco, nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira, de 280mm de diâmetro, e sólidos na traseira, de 260mm de diâmetro, com ABS, ESP (série no Privilége, não disponível no Dynamique). As rodas são de liga leve, de 16 polegadas com pneus 205/60 (Dynamique) e 17 polegadas com pneus 205/55 (Privilége). A direção conta com assistência elétrica variável.

Em movimento
O teste drive foi proporcionado pela Renault em evento para frotistas e clientes especiais Hertz, locadora de automóveis que além de atender ao público em geral em aeroportos e diversos outros pontos espalhados pelo Brasil também tem uma divisão de gerenciamento de frotas corporativas.


O percurso proposto foi no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, palco ideal para acelerar a vontade o modelo. Para quem gosta de emoções fortes, a versão Dynamique é a mais interessante, pois o câmbio manual de seis marchas proporciona diversão e retomadas de aceleração mais intensas do que o CVT, mesmo com as seis marchas pré-programadas.
Mas, é preciso lembrar que se trata de um sedan médio e não de um esportivo. Assim, a suspensão não ajuda muito na tocada esportiva, pois, claro, privilegia o conforto e, neste quesito, o Fluence cumpre bem o papel.

Conforto
A versão mais modesta, Dynamique é bastante completa, com sistema de som com Bluetooth, comando satélite do som na coluna de direção, sensor de chuva e acendimento automático dos farois, air bags frontais, laterais e de cortinas, chave-cartão (tal como no Mégane, porém com sistema de detecção de presença – não precisa inserir o cartão no console), ar-condicionado dual zone etc.
Já a Privilége conta com display de tela colorida de 5 polegadas com navegador GPS integrado (Tomtom), sistema de estabilidade eletrônica com controle de tração (ESP com ASR), retrovisor interno eletrocrômico e externos com desembaçador e rebatimento elétrico.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil