Em abril, o Conselho Nacional de Retíficas de Motores (Conarem) realizou encontro da Rede Nacional de Retíficas credenciadas para comemorar dez anos de atividade e informar que está atento à ampliação da competitividade da rede, para a acirrada disputa com algumas fábricas de motores, que lançaram no mercado produtos remanufaturados.
Segundo o presidente do Conarem, José Arnaldo Laguna, isto afetará, num futuro próximo, o segmento da reposição independente desde a indústria de autopeças até as retíficas e os reparadores independentes de veículos.
Ele defende a idéia de que somente uma rede de retíficas capitalizada poderá enfrentar o poder das grandes indústrias de motores. “A nossa rede já demonstrou a sua competência técnica, sua capacidade produtiva e a sua capilaridade, cobrindo o país como um todo. É por esta razão que lutamos por uma condição comercial diferenciada, pois através dela poderemos melhorar os nossos preços finais ao consumidor”, diz Laguna.
Para tanto, tem realizado parcerias, com a Garret e a Mahle Metal Leve, que passam a nomear ou selecionar retíficas credenciadas Conarem como credenciadas das marcas. A Cummins também iniciará, em breve, credenciamento da sua rede de autorizados e a tendência será de reconhecimento da Rede Conarem. Outra empresa que usou critério parecido foi FPT Powertrain Technologies, que está visitando as retíficas credenciadas Conarem para selecionar os parceiros na rede de assistência técnica.
O encontro da Rede Nacional de Retíficas ocorreu em abril