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Peças genuínas conquistam cada vez mais o coração dos reparadores


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alexandre Akashi
12 de janeiro de 2011

 

 

Confira aqui a pesquisa completa

http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/marcas-preferidas

 

A Bosch continua sendo a marca de autopeças mais evidente no mercado, de acordo com a pesquisa CINAU Marcas Preferidas realizada de 27 de setembro a 1º de novembro com 1.100 reparadores automotivos. Porém, a principal novidade deste estudo é a evolução das Peças Genuínas, que ocupa agora o segundo lugar, e desbancou, assim, a Cofap.


A pesquisa CINAU Marcas Preferidas é realizada há oito anos consecutivos, com objetivo de apontar as preferências do reparador quando o assunto é autopeças. São feitas três medições independentes: Heart Sharing (lembrança espontânea de marca, independente de categoria de produto ou serviço), Memory Sharing (primeira marca lembrada por categoria de produto ou serviço) e Buy Trend Sharing (marca que o Reparador compraria ou recomendaria comprar).

Heart Sharing
No questionário da pesquisa Marcas Preferidas, a primeira pergunta que o reparador responde é: Quando o assunto é autopeça, qual é a primeira marca que você lembra? Para 26,3% dos pesquisados, a resposta é Bosch. Em segundo lugar, com 7,29% dos votos, estão as Peças Genuínas, aquelas que são vendidas pelas montadoras, via concessionárias, e, em terceiro, a Cofap, com 6,14%.
O resultado mostra uma evolução constante das Peças Genuínas na memória dos reparadores, que de 2007 para 2010 subiu seis posições no ranking das marcas mais lembradas, e desbancou a Cofap do segundo lugar.


Na quarta posição aparecem, empatadas, as fabricantes NGK (velas e cabos de velas) e TRW-Varga (freios), com 4%. Em relação à pesquisa de 2009, a empresa japonesa subiu duas posições, enquanto a TRW-Varga manteve a mesma colocação, porém em percentuais, a NGK cresceu 0,7 ponto percentual (recebeu 3,3% dos votos), enquanto a TRW-Varga perdeu 0,2 ponto percentual (tinha 4,2% dos votos).
Em quinto lugar ficou a Sabó, com 3,6% dos votos. Esta é a mesma posição da pesquisa de 2009, porém com 0,4 ponto percentual a menos, quando obteve 4% dos votos.

Categorias

Depois de responder ao questionário do Heart Sharing, o reparador é convidado a informar as marcas que mais lembra (Memory Sharing) e que pretende comprar ou recomenda (Buy Trend Sharing), em 34 categorias de produtos e serviços.
Em produtos, são avaliadas as marcas de Aditivo para Radiador, Amortecedores, Baterias, Bomba d’Água, Bomba de Combustível, Bomba de Óleo, Cabo de Ignição, Componentes de Direção, Correia Sincronizadora, Correias V e Poli-V, Disco de Freio, Embreagem, Filtros, Fluido de Freio, Junta de Motor, Junta Homocinética, Lâmpadas, Mangueiras, Metal-Borracha, Molas, Óleo Lubrificante, Palhetas, Pastilha de Freio, Retentores, Rolamento, Sonda Lambda, Tensionador e Polia, Válvula Termostática, Velas de Ignição, Combustível, Pneus, Financeiras, Seguradoras e Fabricantes de Ferramentas.


Veja abaixo o resultado da pesquisa na íntegra. Vale lembrar que a pesquisa Marcas Preferidas é um levantamento estatístico, planejado e executado pela CINAU realizada junto ao universo de Reparadores do país por meio do site do jornal Oficina Brasil. A pesquisa foi desenvolvida por meio de questionário eletrônico, de adesão e preenchimento espontâneos.
A finalidade do trabalho não é o de premiar uma marca específica, mas, sim, divulgar ao mercado o que pensam os reparadores em relação às marcas dos produtos ou serviços que são utilizados no dia a dia das oficinas no país.


A pesquisa não tem como objetivo medir o market share, e sim apresentar o grau de lembrança das marcas na memória dos reparadores, assim como as tendências de compras. Vale lembrar que no aftermarket, o principal gerador de demanda é o aplicador, uma vez que a oficina é o nascedouro do mercado de reposição.
Os resultados têm uma margem de erro de ± 2 pontos percentuais, no intervalo de confiança de 95% e nível de confiança igual a 0,05. Isto significa que se fossem feitos 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.


A CINAU e o responsável técnico pelos trabalhos, estatístico Alexandre Carneiro, têm registros no CONRE da 3ª Região. 3ª/5616 e 6991-A/SP, respectivamente.
As empresas interessadas em conhecer mais detalhes deste trabalho, podem contatar o Grupo Germinal pelo fone 2764-2871 com Shelli Braz, solicitando uma apresentação dos detalhes do trabalho (sem qualquer custo). Só serão cobrados (mediante prévio orçamento) cruzamos especiais como divisão dos resultados por estados, por linha (leve/pesado), público (reparador/varejo), entre outros



Pesquisa mede eficiência da comunicação

Veja a opinião de dois especialistas em marketing que atuam na indústria de autopeças. Fizemos a eles duas perguntas: 1. Qual a importância da pesquisa e de que forma ela ajuda na tomada de decisões da empresa?, e 2. Qual a importância de manter um canal de relacionamento com os reparadores?
Érico Nobre, gerente de Marketing da Radiex, afirma que a lembrança da marca é um fator importante na tomada de decisão de compra. Significa que houve uma experiência - contato, experimentação, uso - do usuário final, ou do aplicador do produto com a Marca.
Já Alfredo Bastos Jr., diretor de Marketing e Vendas da MTE-Thomson, diz que a pesquisa é de fundamental importância, pois é o único parâmetro que a indústria tem no mercado de reposição independente. Veja abaixo as respostas completas dos executivos.

Jornal Oficina Brasil – Qual a importância da pesquisa e de que forma ela ajuda na tomada de decisões da empresa?
Érico Nobre – A lembrança da marca é um fator importante na tomada de decisão de compra. Significa que houve uma experiência - contato, experimentação, uso - do usuário final, ou do aplicador do produto com a Marca. Isso se desenvolve ao longo do tempo, quando a promessa da Marca é cumprida, o desejo e necessidade do consumidor são atendidos, e gera a nova compra, uma nova experiência que reforça a anterior.
Podemos pensar que algumas Marcas são objeto de desejo, como as de luxo, onde a Comunicação exerce sua força gerando vontade de possuir, pegar, exibir. Mas, na área automotiva, o sucesso de uma Marca - além de ter uma Comunicação dirigida e clara com seu público - se deve, também, ao seu valor: a utilidade que o bem ou serviço tem para seu consumidor.
No caso da Radiex, o valor é a conservação de seu bem (o carro), o melhor desempenho, e a confiança sobre a qualidade (com processo produtivo com Certificação ISO 9001:2008), variedade (várias opções de escolha para os clientes), a grande capilaridade (presente em todo Brasil) - que garante encontrar seus produtos em grande parte dos prestadores de serviços e nas melhores lojas do ramo.
Então, a Pesquisa CINAU Marcas Preferidas vem ao encontro às necessidades das empresas de conhecer melhor o quanto sua marca é lembrada, é forte indicador para a Área de Marketing mensurar eficiência de sua comunicação, mensagem e promessa. Além disso, mostra o desempenho da concorrência, saudável para todo negócio. Outro fator importante é que o veículo “Oficina Brasil” é formador de opinião entre seus leitores, e ajuda às Marcas a estarem cada vez mais presentes na lembrança, influenciando na hora de decidir sua nova compra. Isto torna a pesquisa CINAU imprescindível para todo segmento automotivo.

JOB – Qual a importância de manter um canal de relacionamento com os reparadores? Os resultados são positivos? Ajuda a vender mais?
EN – Relacionamento é uma palavra-chave no sucesso de qualquer Empresa ou Marca e Oficina Brasil, sendo um veículo dedicado, segmentado e totalmente direcionado é influenciador positivo para quaisquer anunciantes e deveria estar no planejamento de mídia de todo setor automotivo voltado aos reparadores.
Os resultados positivos estão estampados na última pesquisa CINAU sobre o segmento, mas acredito ser difícil mensurar o aumento de vendas apenas por influência de um veículo, pois não adianta propaganda e divulgação dirigida se o produto (e sua Marca) não estiver presente, não tiver qualidade e não cumprir as promessas de desempenho técnico descritas em seus rótulos.
Por isso a Radiex se preocupa tanto com a qualidade e controle dos processos produtivos, inclusive com obtenção e manutenção de Processo Produtivo Certificado ISO 9001:2008.

Jornal Oficina Brasil – Qual a importância da pesquisa e de que forma ela ajuda na tomada de decisões da empresa?
Alfredo Bastos Jr. – A pesquisa é de fundamental importância para nossa empresa, pois é o único parâmetro que a indústria tem no mercado de reposição independente. Sempre cruzamos a pesquisa com o mercado potencial dos produtos pesquisados e o resultado é muito preciso comprovando a qualidade do método da CINAU. Utilizamos os resultados nas orientações e melhora nos canais de distribuição regionais e no desenvolvimento de campanhas para divulgação das nossas linhas de produtos.

JOB – Qual a importância de manter um canal de relacionamento com os reparadores? Os resultados são positivos? Ajuda a vender mais?
ABJ – Sem dúvida nenhuma! Mantemos este relacionamento há mais de 20 anos, ele é fundamental para a indústria e para o reparador. Os dois saem ganhando! Em 2010 tivemos aproximadamente 20.000 mecânicos treinados em palestras presenciais, além do RTA com vários temas como Administrando sua Oficina e Direito Preventivo. Temos também o apoio a grupos de oficinas, além de da nossa rede Oficina MTE, patrocínio do programa Agenda do Carro e este ano com o lançamento do Programa Fidelidade Mecânico MTE e o nosso ingresso nas redes sociais como Youtube, Facebook e Twitter conseguimos esclarecer duvidas, sanar pequenas pendências, levar muito mais informação aos reparadores através da participação em fóruns do setor e maior interação através dos Blogs.



Abastecer o mercado é preciso

Se por um lado as Peças Genuínas estão cada vez mais frequentes na lembrança do reparador, por outro a falta de componentes no mercado de reposição é um gargalo para o setor da reparação, que fica sempre em um plano inferior, principalmente quando o concorrente é a linha de montagem das fabricantes de veículos.


Durante o ano de 2010, a CINAU questionou mensalmente centenas de reparadores da região metropolitana de São Paulo, em levantamento que compõe a fonte de dados do IGD (Índice Gerador de Demanda), sobre a dificuldade de encontrar peças. O resultado surpreende, pois pelo menos 20% dos entrevistados afirmam ter dificuldade, sendo que este índice chegou ao pico de 54% em maio. Dezembro fechou com 32%.
Não é à toa que a revista Quatro Rodas de janeiro publicou matéria a respeito. Segundo a reportagem, a culpa da falta de peças no mercado de reposição é o boom de produção das montadoras.


Não coincidentemente, a revista da Editora Abril apurou que as marcas com mais problemas de abastecimento são Honda, Toyota, Peugeot, Citroën e Renault. Segundo a CINAU, em dezembro do ano passado, Honda e Peugeot foram as campeãs, com 22% cada, seguida dos veículos importados em geral, com 20%, Citroën, com 18%, Ford, com 10%, Fiat, com 6% e Volkswagen, com 2% (ponderado em função da participação da marca no ranking de emplacamentos acumulados no ano).

CÁLCULO DA MÉDIA DE 2010
SENTIU FALTA DE PEÇAS
SIM    40%
NÃO    60%

Confira aqui a pesquisa completa:http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/marcas-preferidas

 

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