Em parceria com o Sebrae-SP (Escritório Capital Oeste), o Sindirepa-SP lançou, no 1º Congresso Nacional da Reparação de Veículos, o Selo Sindirepa de Sustentabilidade (SSS), que será implantado de forma gradativa em oficinas associadas à entidade que estão localizadas na capital paulista, depois Grande São Paulo, Estado de São Paulo e Brasil por meio do Sindirepa Nacional. O projeto tem como objetivo oferecer recursos para que as empresas sejam mais produtivas, competitivas, além de adoção de práticas ambientais. P
ara isso, um consultor credenciado pelo Programa Sebraetec de Consultoria Tecnológica visitará as empresas associadas para analisá-las, de acordo com critérios pré-estabelecidos para o setor de reparação de veículos. Após essa visita, o empresário recebe uma avaliação e o roteiro detalhado para tornar sustentável a gestão da sua empresa.
Em até três anos, as empresas participantes poderão atingir o grau máximo de gestão sustentável. Entretanto, a oficina poderá obter o Selo Sindirepa de Sustentabilidade já nos primeiros meses se, após verificação da entidade, houver comprovação de que os critérios de sustentabilidade relativos ao primeiro ano de planejamento foram cumpridos.
A obtenção do SSS pela empresa está condicionada à sua adequação às conformidades relativas aos critérios expressos pela Análise & Planejamento para Sustentabilidade (A&PS) elaborada pelo Sebrae que contempla 60 critérios distribuídos por três temas respectivamente, sendo 17 sobre legalidade, 21 eficiência e 22 excelência.
De acordo com a quantidade mínima de conformidades alcançadas em cada tema, a empresa pode ser enquadrada em uma das três fases do SSS, que são determinadas por uma tabela lançada pelo gestor do projeto.