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O poder da internet chega à reparação

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alexandre Akashi
10 de agosto de 2009

 

Segundo o Ibope, o internauta brasileiro é quem passa mais tempo navegando na rede, e os números da WebMotors mostram que o consumidor já a utiliza como ferramenta de busca de oficinas

Não há como negar. A internet hoje representa um grande potencial de negócios. Números para comprovar isso não faltam. Segundo o Ibope, cerca de 62,3 milhões de brasileiros com idade acima de 16 anos tem acesso a internet (por telefone fixo ou celular), em qualquer ambiente (em casa, no trabalho, na escola, em lan house, bibliotecas e telecentros).

O Ibope mostra ainda que o internauta brasileiro é quem passa mais tempo navegando pela rede, se comparado com japoneses, norte-americanos, franceses, britânicos, espanhóis, alemães, italianos, australianos e suíços (veja tabela desta página).

Assim, a oficina que está fora deste ambiente, está perdendo. Isso porque esta nova forma de se comunicar com o mundo tem mudado o perfil do consumidor brasileiro, que passa a utiliza a internet e o telefone celular com maior frequência como ferramenta de busca de produtos e/ou serviços.
Um exemplo disso é o bancário aposentado Homero Bertoluci Junior que há cerca de dois anos encontrou, por meio do canal de Busca de Oficinas do site WebMotors (www.webmotors.com.br), a Auto Check Saúde, situada em São Paulo. “Na ocasião buscava uma nova oficina, pois estava precisando de um serviço que não foi executado a contento por outra oficina”, afirma Bertoluci.

Bertoluci conta que o atendimento foi essencial. “Resolveram o problema do meu carro logo na primeira visita. Depois disso virei cliente”, diz. Fato é que a oficina foi encontrada por meio do mais novo canal eletrônico de comunicação criado pelo homem, e isso sugere que a tendência de crescimento no número de usuários é grande.



Por conta disso, o perfil do consumidor que utiliza a internet como fonte de busca de produtos, serviços e informações é basicamente formado por jovens e adultos. Bertoluci é uma exceção, porém, como bancário, sempre foi usuário de tecnologia, por conta do trabalho que desenvolvia.

Para o proprietário da Auto Check Saúde, Lauro Chicaoka, estar na internet é fundamental. De acordo com Chicaoka, a ferramenta de Busca de Oficinas, do site WebMotors, atrai, hoje, cerca de 30% do total das passagens mensais. “Até mesmo empresas nos procuram porque viram a oficina pela internet”, diz Chicaoka.

Potencial
Exemplos como Bertoluci e a Auto Check Saúde são clássicos e demonstram um potencial muito grande a ser explorado. O programa Agenda do Carro, da WebMotors em parceria com o jornal Oficina Brasil, comprova isso.

Segundo levantamento da unidade de Business Intelligence do Grupo Germinal, as 800 oficinas cadastradas da Agenda do Carro geram, anualmente, R$ 831 milhões de faturamento. A conta é simples: em média, cada oficina atende 244 veículos por mês, sendo o tíquete médio de cada veículo R$ 355. Por mês, isso representa um faturamento médio de R$ 86.620, por oficina.

O que chama atenção em tudo isso é que para fazer parte da Agenda do Carro a oficina não paga nada, precisa apenas manter os dados atualizados. Além disso, tem a oportunidade de incrementar a receita, com o check list, e também participar de promoções especiais.

Cases de sucesso não faltam. Desde janeiro de 2007 o jornal Oficina Brasil conta, a cada mês, como as oficinas tem conseguido obter maior rentabilidade com a simples ação de verificar o estado dos equipamentos de segurança, (limpador de para-brisas, buzina, cinto e triangulo de segurança, estepe e validade do extintor de incêndio), sinalização (setas, luz de freio, ré etc.), iluminação (faróis e placa traseira), freios (líquido de freio e freio de estacionamento), pneus e rodas (parafusos, desgaste da banda), motor e climatização (vazamentos de óleo, ar quente e frio, liquido de arrefecimento, correias auxiliares), gerenciamento eletrônico (tensão da bateria e alternador, sinalização de anomalias), direção (volante e coluna) e suspensão (amortecedores, bandejas, braços e pivôs).

Em média, o ganho de receita com a aplicação do check list é de 20%, de acordo com as oficinas. “O check list está gerando mais serviços, como a troca de extintor, por exemplo, em que cerca de 40% dos clientes chega aqui o prazo de validade vencido”, afirmou o proprietário da Premyer Mecânica Especializada, localizada em São Paulo, Roberto Ribak.

Outro que experimentou aumento de demanda de serviços com a aplicação do check list foi a Quinjalmo Assistência Automotiva, de Campo Bom (RS). “Todas as vezes que fazemos uma troca de óleo, aplicamos o check list e tivemos um aumento de 30% na quantidade de serviços”, contou o proprietário da oficina, Djalmo Inácio da Silva, em depoimento para a coluna Agenda do Carro, publicada em julho do ano passado.

Enfim, exemplos não faltam. A cada mês, mais oficinas encontram na internet e, em especial em sites específicos voltados ao setor automotivo, como o WebMotors, a parceria ideal para ir ao encontro do cliente, mostrar-se ao mercado e, consequentemente, aumentar demanda, rentabilidade e lucro.

Geração de demanda – os números da Agenda

Uma faceta interessante do programa Agenda do Carro é o mapeamento dos serviços mais realizados nas oficinas cadastradas. Dados de maio deste ano dão conta de que dos R$ 831 milhões de faturamento anual gerado pelas oficinas, 75% (cerca de R$ 623 milhões) representam vendas de peças, a mão de obra significa 23% (R$ 191 milhões) do total, e os 2% restante (R$ 16 milhões), são vendas de serviços de terceiros.



Por meio do programa é possível também mapear os serviços mais executados pelas oficinas. O grande campeão é o alinhamento, com 19,95%, seguido dos serviços de freios (15,35%) e balanceamento (14,99%). Suspensão, injeção e direção aparecem na sequência, com 10,71%, 8,31% e 5,21%, respectivamente, seguidos de escapamento (2,73%), ar-condicionado (1,72% ) e regulagem (0,61%).


Outro dado interessante é o de passagens de veículos por ano dos modelos. Números de 2008 mostram que 15% do volume é de carros fabricados entre 1990 e 1999. Os modelos fabricados em 2006 somam 14%, os 2005, 11%, e os 2001, 2004 e 2007, 10% cada.



A Agenda identifica ainda as marcas de veículos que as oficinas mais atendem. Chevrolet é a primeira, com 26%, seguida de Fiat (22%), Volkswagen (15%) e Ford (11%). Estes números não causam muita surpresa, uma vez que são as quatro marcas que estão a mais tempo no mercado brasileiro.

Das ‘novatas’, Renault representa 9% das passagens, Peugeot, 7% Honda, 3%, e Toyota, 1%. Vale lembrar que as oficinas da Agenda do Carro atendem mais de 2,1 milhões de veículos por ano.

Mais números
Fato é que todos estes números são gerados a partir de um novo meio de comunicação: a internet. Mensalmente, o site da WebMotors recebe 128 milhões de visitas (sendo 8 milhões únicos) e possui 3 milhões de usuários cadastrados, o que revela um elevado potencial de visualização das marcas.
Nos últimos 12 meses, 180 mil pessoas utilizaram a ferramenta de Busca de Oficinas do site e outras 120 mil acessaram a ferramenta via telefone celular.
Com todos estes números, a indústria passa a ter, em mãos, informações que auxiliam a elaboração de planejamento estratégico, como a realização de ações promocionais junto ao público especializado, que tem como foco a manutenção preventiva.

A vez dos serviços móveis

A evolução e popularização dos serviços de transmissão de dados por celular tem mudado a forma das pessoas utilizar o telefone celular no País. O aparelho, que antes era utilizado prioritariamente para falar, agora é quase um microcomputador; acessa a internet, recebe e envia e-mails, conecta com serviços de mensagem instantânea etc.

Atenta a esta tendência, a WebMotors disponibiliza aos internautas a opção mobile de acesso às páginas do site, inclusive a Busca de Oficinas. A estratégia parece acertada, pois de acordo com dados da empresa, os números são surpreendentes.



Em dezembro do ano passado, foram 6.246 acessos, número que cresceu para 31.160 em abril deste ano, com direito a pico de 19.754 acessos em janeiro (veja tabela abaixo). “O programa Agenda do Carro tem o propósito de facilitar a vida dos motoristas que procuram uma oficina de confiança e que desejam usar um automóvel com a manutenção sempre em dia”, afirma a coordenadora da área de Marketing de Relacionamento do WebMotors, Cláudia Cepukas. “Aliando a necessidade das pessoas à facilidade de busca de informações na internet, conseguimos fazer da Agenda do Carro um serviço de alto valor para os usuários da WebMotors”, diz.

Cláudia conta que o WebMotors tem ainda um longo caminho a percorrer. “Nosso trabalho trará como benefícios um trânsito melhor, maior segurança, preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida não apenas para os motoristas, mas para toda a sociedade, e isso nos motiva a estar sempre em busca de inovações e melhorias contínuas no programa”, afirma.
Fato é que a tecnologia tem tornado a vida das pessoas mais simples, pelo fácil acesso à informação. O dono do carro conta agora com um serviço profissional de busca de oficina com mais de 800 estabelecimentos cadastrados. E o melhor: disponível até na telinha do celular.

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