
Linhas de tintas à base de água e novos desenvolvimentos na repintura geraram demanda por equipamentos mais modernos e eficientes
Com a evolução dos sistemas de pintura e o aumento da conscientização em relação ao meio ambiente, os fabricantes de tintas para o segmento automotivo têm desenvolvido linhas de pigmentos naturais, para o uso de água no processo de diluição (substituindo o tradicional solvente). O objetivo é diminuir a emissão de VHC no processo de pintura.
Para o uso desses insumos, foi necessário desenvolver novos equipamentos que se adequassem à sua correta utilização, permitindo à oficina alcançar os mesmo resultados obtidos com as linhas de insumos à base de solvente.
Foram lançados, então, produtos de limpeza, ventures e pistolas de pintura, agora remodeladas para o trabalho com as tintas à base de água.
Adequação
Confira, a seguir, as características de uma pistola que pode ser usada com tintas à base de água.
Peso da pistola
De maneira geral, para que uma pistola seja considerada eficiente, ela deve possuir um peso baixo, evitando que o operador empregue força excessiva durante o manuseio. As pistolas preparadas para a utilização à base de água possuem alumínio em sua composição, o que as torna mais leves em relação aos modelos usados com base de solvente.
Capacidade de armazenamento
Nas pistolas à base de água, há um aumento da capacidade de armazenamento dos copos, o que torna possível trabalhar uma área maior no veículo, sem a necessidade de reabastecimento da pistola. Isto evita paradas e otimiza o tempo de aplicação.
Este aumento de capacidade é possível em função das propriedades químicas da tinta, que não agridem o material do copo, aumentando também seu tempo de vida útil.
Kit de aplicação
Para a pintura à base de água, são utilizados filtros diferenciados (soltos ou agregados na própria pistola) e capas que proporcionam uma melhor pulverização do produto (quebra de moléculas).
Índice de transferência
As novas pistolas também ganharam no quesito transferência de tinta. De uma média de 62% das pistolas mais antigas, este índice subiu para 70% nos novos equipamentos. Com isto, a oficina tem uma redução no número de demãos para a aplicação da tinta, gerando economia.
Durabilidade
Com as novas tintas à base de água, foi necessário aumentar a resistência das pistolas, de modo a evitar os efeitos da oxidação. Essa maior resistência permite um menor número de manutenções dos componentes internos da pistola – agulhas, bicos e molas.
Limpeza
- Mantenha sempre as pistolas secas. Após a limpeza, recomenda-se aplicar ar comprimido para a eliminação de todo líquido de dentro do corpo da pistola.
- No uso de tintas à base de água, use água para a limpeza (o que ainda é uma opção mais ecológica). - O fabricante da pistola pode indicar produtos específicos para a limpeza, como água desmineralizada e outros líquidos.
|
|