
Com o 1º lugar de Ítalo Silveira a equipe RS Racing / Prata Tx Sports avança no campeonato
Em dois de maio o campeonato de Stock Car 2010 trouxe um gostinho especial tanto para a equipe RS Racing / Prata Tx Sports, como aos amantes do automobilismo e residentes na grande Porto Alegre, pois o recém construído autódromo Velopark, situado na cidade de Nova Santa Rita – RS teve a inauguração das provas de circuito.
A pista acabou servindo de palco para a primorosa apresentação seguida de vitória do piloto Ítalo Silveira, ‘o mineirinho’, como é conhecido nos bastidores da competição o dono do carro 31. Com apenas 19 anos de idade, o ex-campeão de kart atingiu o ápice da carreira como piloto profissional.
As dificuldades vividas durante esta etapa promoveu também um grande aprendizado por parte da equipe, que foi severamente penalizada devido o carro 88 de Leandro Romera estar supostamente fora do regulamento. Veja a seguir os detalhes de mais um capítulo do acirrado campeonato Copa Montana de Stock Car 2010.
Fim de semana complicado
Com apenas 2.162 metros, o traçado do Velopark passou a ser a extensão do retão de 402 metros que abrigava desde 2008 as provas de arrancada, e foi considerada pelos pilotos como bastante técnica e um tanto ‘travada’.
Durante os treinos livres de quinta e sexta-feira, após a revisão geral da caixa de marchas do carro 88 de Leandro Romera, e a recuperação da carenagem do carro 31 de Ítalo Silveira, ambos avariados na etapa anterior de Curitiba – PR, os bons resultados apareceram na forma de um 5º e 6º lugar respectivamente. Neste dia apenas o paulista Romera utilizou pneus novos durante a tomada de tempo. Treino encerrado e ambos os pilotos partiram para o dia seguinte com a convicção que seria possível estar entre os dez primeiros colocados, repetindo a façanha da etapa de abertura da competição.
Sábado
No treino classificatório de sábado em pleno 1º de maio, dia do trabalho, a equipe RS Racing / Prata Tx Sports que havia trabalhado arduamente nos dois dias anteriores para acertar o ‘set up’ de ambos os carros, começava a colher os frutos desta dedicação. Volta após volta à evolução dos pilotos era materializada em forma de tempo entre os dez primeiros do grid. Na 17ª e penúltima volta classificatória de Romera a surpresa veio com o incrível tempo de 55s187, o que garantiu a pole position entre os 44 pilotos inscritos na categoria. Mas alguns minutos depois outra surpresa tomou conta da equipe, pois o ‘mineirinho’ Ítalo literalmente comeu pelas beiradas e cravou 55s007, garantindo a pole position.
Com a inédita dobradinha na categoria a equipe e os pilotos eram só alegria, fato este que seria cessado pouco tempo depois devido a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) punir o piloto do carro 88, Leandro Romera com a desclassificação. O argumento foi à falta de conformidade do extrator de ar traseiro, com o desenho oficial da peça no papel.
Em nota exclusiva ao jornal Oficina Brasil, o proprietário e chefe de equipe da RS Racing, Rui Salles comentou que “infelizmente houve uma interpretação diferente do comissário técnico da CBA que não teve o mínimo de bom senso em relação a uma peça que não muda em nada o desempenho de um carro, sendo que todos os demais itens verificados estavam em conformidade com o regulamento. Utilizamos um extrator traseiro da copa Vicar de 2009, que segundo o regulamento escrito é permitido. O que nos deixa chateados é que conseguimos o resultado com muito trabalho dentro da pista, porém temos do outro lado alguns fiscais e dirigentes que a meu ver não enxergam da mesma maneira. Também não podemos generalizar, pois existem pessoas muito comprometidas com o automobilismo.
Agora o que nos resta é levantar a cabeça e partir para a próxima etapa no Rio de Janeiro e ver o que acontece.”
Domingo
Com apenas o carro 31 representando a equipe RS Racing / Prata Tx Sports no grid de largada a responsabilidade aumentou, pois além de largar em 1º lugar, Ítalo Silveira não poderia contar com a ajuda de Leandro Romera na defesa da posição.
Na largada ocorrida em movimento os carros avançaram rapidamente a mais de 230 km/h para a curva de número um, feita apenas em 1ª marcha a cerca de 50 km/h. Neste instante alguns carros se acidentaram devido à freada ser extrema, mas o ‘mineirinho’ conseguiu escapar ileso e partiu em busca da sua 1ª vitória na categoria.
Pouco ameaçado durante a prova por Diogo Pachenki, o lugar mais alto do pódio parecia certo. Mas faltando apenas cinco voltas para o final, após liderar de ponta a ponta, Ítalo foi surpreendido por um problema mecânico nas engrenagens da 1ª marcha do câmbio, o que o deixou apenas com a 2ª marcha em diante.
Devido a pista do Velopark exigir o engate da 1ª em dois importantes trechos, o rival Diogo Pachenki conseguiu efetuar a ultrapassagem.
Mas quando todos da equipe já estavam conformados com a 2ª colocação, Ítalo conseguiu se acostumar com a deficiência do câmbio e conseguiu levar no braço o carro 31 a vitória, com uma emocionante e disputada ultrapassagem a poucos metros da linha de chegada.
Disney do automobilismo

Confira o depoimentosdos pilotos a respeito da corrida:
Ítalo Silveira carro #31: O Velopark pode ser considerado como a Disney do mundo do automobilismo, pois é uma estrutura espetacular que agrega de tudo, desde os karts até as provas de arrancada. O único defeito que impede do autódromo ser perfeito é o tamanho da pista, que mede apenas dois mil metros, e com 40 carros fica complicado, sendo uma corrida bastante tumultuada. Na classificação também foi muito difícil achar um espaço para conseguir uma boa volta, mas a minha equipe prestou atenção na pista e graças a Deus achamos um espaço para a volta que nos deu a pole.
O traçado se mostrou muito técnico, mesclando trechos de alta e baixa velocidade. As duas retas longas seguidas de freadas extremamente fortes exigiram o máximo do carro e dos pilotos. Inclusive fui prejudicado por uma falha mecânica que me custou a liderança, mas com um pouco de habilidade e com muita vontade de vencer, consegui ultrapassar o Pachenki no final da prova e dedico esta vitória aos meus patrocinadores, a minha família e a todos da minha equipe.
Leandro Romera carro #88: O Velopark é uma super estrutura e fiquei absolutamente impressionado com a grandeza do projeto. A pista de fato é um pouco diferente que os circuitos convencionais, sendo que na verdade ela lembra em muito os circuitos de rua, mas é extremamente empolgante e a cada volta é possível sentir as diferença e procurar por um traçado que facilite a tocada.
Sobre a minha desclassificação, infelizmente esta se deu por um erro na interpretação do regulamento que orienta a construção do extrator de ar traseiro, somada a intolerância por parte da equipe de comissários da competição.
Independente disso tivemos um final de semana muito bom, e o carro sempre esteve muito competitivo. Posso afirmar que o restante da temporada será muito bom, pois encontrei um acerto que me agrada muito e a equipe está muito comprometida.
O Ítalo para mim está de parabéns pelo resultado obtido e agora é aceitar o que aconteceu, pois temos ainda mais sete etapas pela frente.