A Audi ganhou o prêmio ‘Motor do Ano acima de 2 litros’, com o motor 2.5 TFSI do Audi RS3, na 45ª edição da premiação da revista Autoesporte, da Editora Globo.
Pelo 5º ano consecutivo, a Audi recebeu o prêmio de motor do ano acima de 2 litros, a categoria disputada pelos motores mais potentes do mundo. Este ano, a marca dos quatro anéis desbancou o 3.5 V6 do Kia Cadenza, 4.4 V8 do Range Rover Vogue, 6.2 V8 Chevrolet Camaro e o 6.5 V12 do Lamborghini Aventador.
A Audi é a empresa mais premiada em motores. Desde 2007, a Audi disputou 12 prêmios e conquistou sete vitórias. Além das cinco vitórias seguidas na categoria acima de 2 litros, a Audi venceu duas vezes com o motor 2.0 TFSI do Audi A3, A4, A5 e TT Coupé, nos anos de 2008 e 2009.
“Para a Audi é um prêmio muito desejado, por conta do grande significado estratégico para nossos carros. Utilizar o selo da premiação pelo quinto ano seguido traz um peso muito positivo à nossa marca, e a diferencia das demais empresas do setor. Esse é um dos prêmios nacionais mais cobiçados por marcas Premium, como a Audi”, comenta Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da empresa.
A Audi também foi finalista em três outras categorias: melhor Motor do Ano até 2.0 com o 1.4 TFSI do Audi A1; carro Premium do Ano com o recém-lançado A6; e Carro do Ano 2012 com o Audi A1.
Motor 2.5 TFSI do RS3
O vencedor deste ano, o 2.5 TFSI do RS3, a versão superesportiva do A3, tem motor de 340 cv de potência e acelera de 0 a 100 km/hora em apenas 4,6 segundos. O novo modelo da série esportiva RS, como manda a tradição da montadora, vem equipado com um motor potente de 2,5 litros, turbo de cinco cilindros, que produz 340 cv de potência e 450 Nm de torque, eleito recentente na Europa o Motor do Ano por um júri de alto nível formado por jornalistas automotivos.
O propulsor 2,5 TFSI, de 2.480 cm3, tem potência específica de 137,1 cv por litro (340 cv no total). O torque máximo de 450 Nm já está disponível em baixas rotações – 1600 rpm e mantém-se constante até 5.300 rpm, oferecendo excelente elasticidade e proporcionando respostas mais eficientes e rápidas nas retomadas de aceleração.
Com apenas 49 centímetros de comprimento, o motor de cinco cilindros é ultracompacto, pesando apenas 183 kg. O bloco é feito em ferro fundido de grafite vermicular, que oferece alta resistência e leveza ao mesmo tempo. Vale ressaltar que a Audi é a montadora que pela primeira vez utilizou este material em um motor a gasolina. O conceito de design leve melhora a distribuição de carga por eixo e, por último, a dirigibilidade.
O turbocompressor gera até 1,2 bar de pressão de alimentação e o intercooler atinge uma taxa de eficiência de mais de 80 por cento. Como em todos os motores turbos a gasolina da Audi, este 2,5 TFSI combina tecnologia turbo com a injeção direta de combustível FSI.
A união destas duas tecnologias possibilita uma alta taxa de compressão (10:1) e eficiência elevada.